Os planos odontológicos são cada vez mais buscados pela população. Entre 2017 e 2018, foram contabilizados cerca de 24,2 milhões de beneficiários desse tipo de serviço. O plano coletivo empresarial, nesse contexto, foi um dos que mais se destacou. A adesão ao programa, durante o mesmo período, registrou aumento de 4,6%.

Diante desse cenário, portanto, houve o crescimento da procura por plano odontológico para pequenas e médias empresas. Um dos grandes motivos foi a observação, por parte dos empreendedores, dos benefícios obtidos a partir da oferta de assistência aos funcionários.

Tendo em vista o aumento da busca por esse tipo de auxílio aos colaboradores, elencamos alguns benefícios decorrentes da prática para organizações de portes pequeno e médio. Não deixe de conferir!

Obtenção de benefício fiscal

Ao oferecer plano odontológico aos colaboradores, a empresa poderá deduzir gastos com o benefício no imposto de renda da pessoa jurídica.

Dessa forma, a organização obterá vantagem fiscal, que é oferecida pelo governo justamente para estimular instituições a investirem na qualidade de vida do trabalhador.

Baixo custo de investimento

Apesar da possibilidade de abono fiscal ao negócio que oferece auxílio ao colaborador, o gasto com plano odontológico para pequenas e médias empresas poderá ser pouco significativo no orçamento mensal.

Isso porque há, no mercado, opções com preços competitivos, pensadas especialmente para atender a essas instituições. Os pacotes são os mais diversos possíveis e podem comportar diferentes valores.

A boa notícia é que muitas das propostas oferecem ótimo custo-benefício, conciliando ampla assistência dentária aos funcionários e preço acessível às organizações.

Melhoria da imagem

A empresa que preza a qualidade de vida no ambiente de trabalho tem sua credibilidade elevada diante dos trabalhadores e do mercado consumidor.

Afinal, a valorização da figura humana revela preocupação com os princípios de dignidade e o reconhecimento do funcionário como peça fundamental para o sucesso da instituição.

Oferecer plano odontológico, portanto, também constitui uma das iniciativas que atribuem maior valor às atividades desenvolvidas pela organização.

Aumento da satisfação da equipe

O trabalhador, quando se sente cuidado pela empresa, tende a ressignificar sua relação com ela. Isso porque iniciativas relacionadas à saúde no trabalho fazem com que o colaborador perceba reconhecimento e valorização por parte do empregador.

Sem dúvidas, essa percepção eleva a autoestima do funcionário, que passa a ser motivado para a realização de atividades cotidianas.

Vale lembrar que a satisfação no ambiente produtivo também proporciona, como consequência, o aumento da confiança na instituição e a constituição de vínculos sólidos de credibilidade e pertença.

Incremento de salários

O plano odontológico também constitui um incremento salarial para os funcionários, que, muitas vezes, não têm poder aquisitivo para arcar com uma assistência preventiva individual.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, o fornecimento do auxílio e o melhoramento das condições de emprego, além de contribuírem para a segurança da saúde do trabalhador, também auxiliam na retenção de talentos na empresa.

A incorporação ao salário do trabalhador, portanto, pode ser responsável pela queda da taxa de rotatividade de colaboradores e pela maior valorização do funcionário.

Crescimento da produtividade

A oferta de plano odontológico em pequenas e médias empresas também contribui para níveis mais expressivos de produtividade.

Isso porque a saúde dos indivíduos está diretamente relacionada ao seu bem-estar. A partir do momento em que a empresa passa a garantir a qualidade de vida dos trabalhadores, estes começam a desenvolver o trabalho com maior motivação e felicidade.

Além disso, o aumento de confiança e credibilidade na instituição, por conta da oferta do auxílio, faz com a equipe desenvolva virtudes como a colaboração no ambiente de trabalho, permitindo uma execução mais harmônica e alinhada das atividades.

Redução de faltas

As ausências no ambiente de trabalho têm relação direta com a ocorrência de enfermidades bucais. O plano odontológico, nesse sentido, contribui de maneira significativa para a prevenção de doenças que podem acometer os colaboradores.

Dessa forma, atestados e licenças por motivos de saúde podem ser reduzidos, de modo a eliminar as elevadas taxas de absenteísmo ao final do mês.

Vale lembrar que essa vantagem também é revertida em produtividade e lucro para a organização, uma vez que auxilia no aumento do patamar produtivo dos setores.

Criação de vantagem competitiva

Oferecer plano odontológico aos colaboradores pode, também, atribuir vantagem competitiva à empresa. Afinal, em muitos casos, o trabalhador observa as condições de trabalho oferecidas pela organização antes de aceitar uma proposta de emprego.

Ao verificar que o seu negócio se preocupa com o bem-estar da equipe, portanto, o candidato pode dar prioridade ao seu empreendimento.

Esse destaque permite que a instituição possa contar com a contratação de profissionais competentes e, pelo mesmo motivo, reter talentos que contribuam para o desenvolvimento do negócio e elevem a sua credibilidade no mercado.

Aperfeiçoamento do clima organizacional

A saúde e a estética bucal estão diretamente relacionadas à autoestima do indivíduo. Afinal, um sorriso bonito atrai a atenção de qualquer um, o que contribui para o aprimoramento da autoimagem.

Por esse motivo, a oferta de plano odontológico também é responsável por auxiliar no desempenho das relações interpessoais e na construção de uma equipe mais confiante e alinhada. Isso, sem dúvidas, reflete no melhoramento do clima organizacional da empresa, que, por sua vez, agrega benefícios a toda a gestão do negócio.

O plano odontológico para pequenas e médias empresas pode trazer inúmeros benefícios à gestão do negócio. Afinal, a manutenção da saúde do funcionário contribui para o aumento da satisfação no ambiente de trabalho e, consequentemente, da produtividade geral.

Para obter todas as vantagens decorrentes do auxílio, entretanto, é importante optar por um plano sem carência e que possibilite ao trabalhador usufruir de ampla assistência preventiva dentária. Pensando nas pequenas empresas e buscando oferecer um ótimo custo-benefício ao empreendedor, a Golden Cross oferece planos com excelente cobertura e com os melhores preços do mercado.

E então? Gostou do nosso artigo? Para saber mais sobre plano odontológico para pequenas e médias empresas e verificar as possibilidades para o seu negócio, entre em contato com a equipe da Golden Cross!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This