Qual é a relação entre plano odontológico e qualidade de vida?

6 minutos para ler

Como andam os seus cuidados com a saúde bucal? Esperamos que esteja correndo tudo bem! No entanto, uma coisa é fato: a atenção a esse aspecto vai muito além da escovação diária e do uso frequente de fio dental, pois esse é um tema bastante complexo, que traz diversos questionamentos.

Um dos mais frequentes diz respeito à inclusão ou não de um plano odontológico como benefício para os colaboradores. Saiba que esse é um ponto essencial para o bem-estar dos funcionários e para o aumento de sua produtividade, contribuindo para melhores resultados em todos os âmbitos da empresa.

Mas por quê? Afinal, qual é a relação entre a qualidade de vida e a existência de um plano de saúde específico para os cuidados bucais? Hoje, vamos discutir esses tópicos, que podem parecer completamente separados, mas não são. Boa leitura!

Como funcionam os planos odontológicos?

De modo geral, os planos odontológicos funcionam de forma similar aos planos de saúde tradicionais. Uma empresa responsável faz a mediação do contato entre os pacientes e os profissionais/clínicas, gerando uma rede de atendimento de indivíduos capacitados para lidar com as mais diversas questões.

Os planos odontológicos também têm coberturas diferenciadas e particularidades. Além disso, podem ser contratados por pessoas físicas ou por empresas, a depender das necessidades de cada cliente.

Outra similaridade entre os planos odontológicos e de saúde está na cobertura regida pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Os documentos, aqui, também são bastante parecidos.

A principal diferença está nos serviços oferecidos pelo plano. No odontológico, por exemplo, o foco é a saúde bucal. Com isso, portanto, o contratante terá acesso aos profissionais adequados para garantir a qualidade do atendimento de maneira eficiente e especializada.

Por que oferecer um plano odontológico para os colaboradores?

Os cuidados com a saúde bucal têm tudo a ver com a qualidade de vida de nossa população. Afinal, a boca é a porta de entrada de nosso corpo para nutrientes, água e várias substâncias, mas também para possíveis patógenos e problemas de saúde.

Sendo assim, é impossível dissociar os conceitos de saúde bucal e qualidade de vida. Pessoas com a saúde bucal em dia evitam uma série de problemas, que podem ir de cáries até a perda dentária. Em casos mais graves, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea e migrar para outros órgãos, gerando questões ainda mais complexas.

Por isso, investir em um plano odontológico para os colaboradores é cuidar de sua saúde da maneira mais profunda possível. Assim, essa atenção é essencial para que todo o organismo permaneça em harmonia e funcione de modo adequado.

A seguir, veremos quais são os impactos desse tipo de atitude para o dia a dia dos colaboradores, seja em suas vidas pessoas, seja em seu cotidiano profissional. Tudo pronto? Então, continue a leitura e descubra mais sobre esse assunto!

Powered by Rock Convert

Quais são os impactos desse benefício para a vida dos colaboradores?

Os cuidados com os funcionários de uma empresa devem ir muito além de simplesmente zelar pela segurança da equipe no ambiente profissional. É fundamental, também, preocupar-se com o que acontece fora das paredes do negócio — ou seja, em suas vidas pessoais.

Por isso, o cuidado diário e frequente com a saúde é algo que deve ser incentivado e estimulado pela empresa. Nesse contexto, investir em planos de saúde e odontológico é essencial para que esses cuidados possam ser recorrentes e, claro, voltados para a prevenção.

Os gastos com plano de saúde, portanto, devem valer a pena para os colaboradores, que precisam estar bem informados sobre todos os seus benefícios. Eles incluem fatores como:

  • maior qualidade de vida;
  • redução de questões graves de saúde;
  • diminuição de problemas no trabalho e com a família;
  • aumento da energia para trabalhar e se divertir;
  • mais disponibilidade para aproveitar os momentos de lazer;
  • melhores condições para exercer atividades que façam bem;
  • mais produtividade no ambiente profissional;
  • melhora no relacionamento com os colegas.

Além disso, os planos odontológicos podem contemplar os dependentes dos colaboradores. Sendo assim, há a vantagem de a família também ser atendida pela cobertura. Isso dará mais conforto e paz de espírito ao colaborador, que saberá que seus entes queridos também estão se cuidando adequadamente.

Quais vantagens esse serviço traz para as empresas?

No entanto, a equipe não é a única a sair ganhando com esse tipo de estratégia. A empresa também é altamente beneficiada, já que seu principal motor (os trabalhadores!) estará bem cuidado, disposto e apto a vestir a camisa do empreendimento para dar o seu melhor.

Uma das primeiras vantagens observadas é a melhora do clima organizacional. Isso faz com que o ambiente de trabalho seja muito mais agradável, otimizando não só o fluxo, mas, também, a qualidade dos serviços prestados pela equipe. Afinal, quem não se sente bem em um ambiente acolhedor?

Com isso, há um aumento progressivo na satisfação do cliente, que ficará muito mais feliz com o atendimento e os serviços prestados por aquela empresa. Isso aumenta a reputação do negócio, fazendo com que ele se torne uma grande referência em seu segmento de atuação.

Além disso, há melhorias nos seguintes pontos:

  • diminuição das taxas de absenteísmo;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos;
  • engajamento da equipe.

Investir em um benefício voltado para a área de saúde é uma estratégia muito válida e que não traz nenhum efeito negativo para o dia a dia de uma empresa. A preocupação com os colaboradores pode, inclusive, favorecer a captação e retenção de talentos.

Agora que você já conhece os impactos positivos do plano odontológico para empresas e sabe por que esse investimento pode ser interessante para o seu negócio, não hesite: contrate, o quanto antes, uma empresa voltada para deixar seus colaboradores cada vez mais felizes, engajados e participativos.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de conhecer uma opção de plano odontológico feito sob medida para atender às necessidades de seu negócio? Então, conte com a Golden Cross! Entre em contato com a nossa equipe e inicie um atendimento sem compromissos. Aguardamos a sua mensagem!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário