O bem-estar do colaborador é a chave para o sucesso da organização. Afinal, é ele quem desempenha as atividades administrativas e guia os processos indispensáveis para o bom funcionamento do negócio.

Por essa razão, cada vez mais, políticas direcionadas à saúde no trabalho são consolidadas. Dentre as medidas mais eficazes para essa promoção da qualidade de vida, está a oferta de plano de saúde para funcionários.

Tendo em vista a importância do benefício médico ao trabalhador, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema e dicas para optar pela melhor operadora. Confira!

Por que se preocupar com a saúde dos colaboradores?

A saúde do colaborador é cada vez mais colocada em pauta, inclusive por empresas de pequeno porte. Isso se deve a uma série de fatores, dentre eles, a valorização social dos princípios de dignidade no ambiente de trabalho.

Por essa razão, atualmente, a oferta de benefícios que garantem a saúde e o bem-estar do colaborador é um grande diferencial competitivo no mercado. Afinal, tais medidas revelam preocupação do negócio com o valor da vida e com questões humanitárias de extrema relevância.

Quais as vantagens de oferecer plano de saúde empresarial?

A melhor maneira de assegurar saúde ao trabalhador é oferecendo assistência médica por meio de um plano de saúde. Sem dúvidas, a maior vantagem da oferta é a satisfação e o bem-estar dos funcionários que doam seu tempo para a construção do sucesso da empresa.

São inúmeros, entretanto, os benefícios indiretos atribuídos ao plano empresarial. Dentre eles, estão: o aumento da produtividade das equipes, a redução de ausências por motivos de doença e o fortalecimento do sentimento de identidade e pertença.

Afinal, quando se sente valorizado pela instituição, o colaborador tende a melhorar suas percepções sobre o negócio e, com intuito retributivo, engajar-se nas ações voltadas ao desenvolvimento da organização.

O que considerar na escolha de um plano empresarial?

Faixa etária

A faixa etária dos colaboradores influencia diretamente no preço a ser pago pelo plano de saúde empresarial. Afinal, quanto mais avançada a idade do usuário, mais custosos são os procedimentos preventivos necessários para a manutenção do bem-estar físico.

Por essa razão, é importante observar variações de uma operadora para a outra, conferindo condições e oportunidades. Além disso, é importante verificar se a empresa oferece atendimento condizente com a faixa etária e as necessidades do funcionário.

Reputação da empresa

Outra dica importante para avaliar operadoras e considerar a melhor opção para os funcionários é verificar a reputação da empresa no mercado. A credibilidade da instituição sob a ótica do público diz muitos sobre os serviços que presta e a qualidade do atendimento.

Por essa razão, é importante buscar referências na internet para analisar comentários de clientes e constatar quais são as reclamações frequentes feitas pelos consumidores. A Agência Nacional de Saúde (ANS), inclusive, disponibiliza um ranking de insatisfação àqueles que desejam consultar o índice de queixas por usuário.

Rede referenciada

Rede referenciada é o conjunto de clínicas, hospitais e ambulatórios que o plano disponibiliza ao paciente para o atendimento. Antes de optar por um plano, é de extrema importância averiguar a qualidade e a credibilidade desses estabelecimentos credenciados.

Powered by Rock Convert

Além disso, é necessário observar a quantidade de unidades cadastradas. Afinal, oferecer benefício médico ao colaborador só é vantajoso quando este pode usufruir de serviços completos, acessíveis e satisfatórios.

Abrangência geográfica

Outro tópico importante a ser considerado antes de contratar um plano de saúde é a abrangência geográfica. Isso, porque a cobertura oferecida pela operadora pode ser regionalizada ou nacional.

Da mesma forma, é indispensável observar a distribuição dos estabelecimentos nas regiões da cidade. Realizar essa análise é necessário, principalmente, para que o funcionário possa usufruir de tratamento eficaz com facilidade e conforto.

Estado civil

Para que a empresa usufrua dos benefícios de ofertar assistência médica, é importante, além do trabalhador, incluir os dependentes do profissional no plano de saúde. Dessa forma, além de garantir o bem-estar dos familiares, a instituição prevenirá ausências do colaborador em função de complicações de saúde de pessoas próximas.

Portanto, faça uma pesquisa sobre o estado civil da equipe e confira as condições para incluir o núcleo familiar do funcionário, como companheiro ou filho até 21 anos. Vale, nesse sentido, lembrar a importância de solicitar a comprovação do vínculo para realizar a inclusão.

Capacidade orçamentária

Muitas organizações deixam de oferecer plano de saúde devido à complexidade dos custos que o benefício representa em longo prazo. Uma boa análise orçamentária do negócio, entretanto, é o suficiente para resolver essa insegurança.

Portanto, avalie as operadoras observando a capacidade que a empresa tem de arcar com a assistência, conferindo condições para a redução da mensalidade e antecipando possíveis reajustes solicitados pela instituição.

Número de colaboradores

O número de colaboradores beneficiados pela empresa interfere diretamente no valor cobrado pela operadora. Em geral, quanto maior a equipe usuária, melhores são os descontos e as oportunidades oferecidas para a instituição.

Uma prática recorrente entre as empresas para aumentar o desconto e reduzir a mensalidade do plano é tornar compulsória a aderência ao benefício.

Perfil do funcionário

Antes de optar por um plano de saúde para funcionários, faça uma pesquisa interna e, assim, verifique quais são os hábitos e as necessidades do colaborador. Isso permitirá identificar características fundamentais à contratação do benefício.

Vale lembrar que o atendimento às demandas do trabalhador é essencial para que a oferta pela empresa seja eficiente e gere resultados positivos de curto, médio e longo prazo.

A oferta de plano de saúde para funcionários é medida eficiente para garantir o bem-estar do colaborador e dar passos largos em direção ao desenvolvimento da empresa.

Afinal, os trabalhadores são fundamentais para o sucesso do negócio. Se a organização deseja melhorar os resultados, portanto, deve apostar na produtividade das equipes e na satisfação no ambiente de trabalho.

Gostou deste conteúdo da Golden Cross? Que tal completar a leitura e saber mais sobre o assunto? Confira o artigo que separamos para você e entenda como o uso consciente do plano de saúde gera economia para as empresas!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This