Plano de saúde para empresas pequenas: por que oferecer para os colaboradores?

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Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half constatou que a assistência médica é um dos benefícios mais desejados pelos profissionais (77,8%), além de ser o mais comum, oferecido por 85% das empresas entrevistadas. Apesar de números expressivos, ainda há gestores que se questionam se vale a pena investir em plano de saúde para pequenas empresas.

A quantidade de funcionários deve impactar na variedade de benefícios? Esse ponto, certamente, não é um empecilho para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determina que, a partir de 2 vidas, uma microempresa já pode contratar uma operadora de saúde para fazer a cobertura de seu empregado e inclusão de dependentes.

Neste artigo vamos explicar a importância, as vantagens e os cuidados ao contratar esse tipo de serviço. Acompanhe os próximos tópicos!

Como funciona o plano de saúde para pequenas empresas?

Apenas em 2021, foram registradas quase 4 milhões de novos Microempreendedores Individuais (MEI) e 682 mil novas microempresas, de acordo com um levantamento do Sebrae. Em relação aos MEIs, o número foi 10% superior ao de 2020, enquanto o de MEs foi 17% maior.

A retomada da economia no pós-pandemia influenciou nesse avanço, assim como a melhoria do ambiente de negócios no Brasil, apontada pelo próprio órgão. Com esse crescimento, cresceram na mesma proporção a necessidade de mão de obra e a necessidade de oferecer salários e benefícios atrativos.

O plano de saúde para pequenas empresas é um deles. As grandes operadoras disponibilizam condições especiais para esse público, exigindo apenas que elas sejam regularizadas, isto é, tenham CNPJ ativo, para lhes garantir as mesmas vantagens de um plano pessoa jurídica. No caso dos MEIs, o negócio tem que operar há, pelo menos, seis meses.

Os padrões são definidos pela ANS, portanto, a autonomia das operadoras está focada nos benefícios que cada uma dá e em suas modalidades, que tendem a ser flexíveis para abranger o máximo de pessoas. Essas classificações dependem de alguns pontos, como tempo de carência, número de dependentes, cobertura e tipo de hospedagem. Naturalmente, o preço contratado também é influenciado.

Qual a importância de oferecer plano de saúde para pequenas empresas?

Ainda que a credibilidade do Sistema Único de Saúde tenha crescido durante os primeiros anos de pandemia, as pessoas continuam inseguras quanto a depender dele, especialmente quando não se trata de atendimento de urgência e emergência, para realizar consultas e exames.

O acompanhamento médico é indispensável para prevenção de doenças e monitoramento da saúde. Independentemente do tipo do plano de saúde, é positivo contar com um serviço que lhe dê a devida assistência, com maior comodidade e com a segurança de que será atendido em tempo hábil. Esse é o papel do plano de saúde.

Assim, ele se torna importante para que a família se sinta segura quanto a situações adversas relacionadas ao bem-estar. Sabemos que, quando o assunto é saúde, tempo é ouro e não dá para esperar semanas ou meses pela disponibilidade de uma estrutura ou profissional.

As pequenas empresas que podem oferecer esse benefício não devem hesitar antes de fazê-lo. Além de conquistar um diferencial, elas demonstram cuidado por seus colaboradores, dando-lhes mais espaço para cuidar de si e, indiretamente, investindo na redução do absenteísmo e do índice de rotatividade.

Quais são as vantagens do plano de saúde para pequenas empresas?

Antes de fazer qualquer investimento, um empresário deve se certificar sobre os benefícios que vai ter como retorno. No caso do plano de saúde, não faltam vantagens — para quem contrata e quem é beneficiário. Vamos conhecê-las?

Custo-benefício

Sabemos que o preço é um ponto decisivo na hora de decidir qual o melhor plano de saúde para seu negócio. A boa notícia é que, com a popularização, hoje o serviço é oferecido por centenas de operadoras, e cada uma tem planos diferentes, com valores diversos. Certamente algum deles atende sua necessidade, com custo-benefício atrativo.

Precisamos lembrar que vários pontos influenciam no custo de um plano. Existem modalidades mais abrangentes, enquanto outras só cobrem atendimento de urgência e emergência, algumas incluem um apartamento privativo como acomodação, outros se limitam a enfermaria. Todos esses detalhes têm que ser revisados antes da contratação.

Serviço

O plano de saúde é a melhor opção para quem não abre mão de atendimento exclusivo. Desde o primeiro contato, os beneficiários se deparam com atendentes qualificados, que dão suporte do início ao fim. Além disso, tem a infraestrutura, que é moderna e conta com aparelhos de ponta para realizar os exames com maior comodidade e conforto. Essa modernização pode ser percebida também nas acomodações e espaços de convivência.

Atendimento

Com o plano de saúde, o atendimento é garantido. Esse é um dos principais motivos para recorrer a esse benefício, pois, na hora da necessidade, a incerteza só agrava o problema. Dependendo da cobertura escolhida, o usuário pode estar em qualquer parte do país e, mesmo assim, assegurar que será atendido caso precise.

Essa certeza é reforçada pela quantidade de unidades disponíveis. Um bom plano oferece uma variedade maior de clínicas, hospitais, consultórios e laboratórios, que permitam mais comodidade e agilidade para o cliente, que não vai se preocupar em se deslocar até o outro lado da cidade por uma consulta.

Comodidade

Contar com uma assistência médica privada é sinônimo de comodidade. Além das vantagens destacadas nos tópicos anteriores, essa característica se destaca por causa da tecnologia. Hoje é possível marcar consultas, receber resultados de exames e localizar os médicos mais próximos pela tela do celular, seja usando o portal da empresa ou aplicativo da operadora.

Em época de pandemia, quando o isolamento social era mandatório, a telemedicina preservou muitas pessoas de ir até o hospital, mantendo-as seguras no conforto de casa. Aliás, o atendimento online é uma tendência que está ganhando cada vez mais espaço, especialmente para pequenos empreendedores, que têm menos tempo livre para cuidar da saúde (mas nem por isso precisam se descuidar!).

Como escolher o plano de saúde para pequenas empresas?

Decidiu que investir em ter um plano é um excelente benefício? Seus funcionários agradecem! Agora, saiba para quais pontos atentar antes de fechar negócio.

Consulte a ANS

A ANS é o órgão responsável pela regulamentação dos planos de saúde. Como já informamos, é ela quem estabelece os padrões que as empresas devem seguir. Portanto, ninguém melhor que ela para indicar quais são as empresas que melhor atenderiam a sua, concorda? Todo ano, a Agência divulga um ranking com base em aspectos de qualidade, operação e economia. Acesse o portal e consulte a última realizada para mais detalhes.

Inclusive, a ANS divulga a cada trimestre uma lista com operadoras que foram suspensas pelo não cumprimento dos prazos máximos de atendimento. Depois de verificar se a operadora que pretende contratar não está nessa lista, entre em contato!

Pesquise avaliações

Certamente você tem conhecidos que também são empreendedores e oferecem plano de saúde como benefício. Que tal perguntar a opinião deles? Assim, vai ter a oportunidade de conhecer mais opções, ampliando as possibilidades ou até mudando de ideia em relação a que queria contratar. A experiência dessas pessoas pode ser decisiva para sua tomada de decisão.

Além delas, reserve um tempo para pesquisar em sites de busca as avaliações e notas mais frequentes. O portal Reclame Aqui é ótimo para essa finalidade. Lá você consegue visualizar as queixas mais comuns dos clientes, a nota que dão ao serviço, se a empresa os responde e qual tratativa dão etc. É um bom parâmetro para se basear.

Avalie a rede credenciada

Uma rede referenciada abrangente é essencial, porque oferece mais comodidade para os beneficiários. Mas a quantidade não é tudo! Pelo contrário, a qualidade pesa mais ainda, porque, de que vale centenas de profissionais disponíveis se eles não têm um bom histórico de atendimento?

O mesmo vale para a estrutura. Verifique quais clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais as modalidades abrangem, ciente de que, em caso de necessidade, será a eles que vai recorrer.

Atente aos benefícios oferecidos

O serviço é um só, por isso, as operadoras se esforçam para se diferenciar, ofertando um ou outro benefício. Leve isso em conta! Zero carência? Valor promocional nos primeiros 12 meses? Inclusão de plano odontológico? Fique atento a essas oportunidades e aproveite-as.

Solicite cotações

Após reunir todas as informações que precisa, comece a solicitar cotações das operadoras que mais se encaixam em seus requisitos. Desse modo, vai poder analisar uma a uma, com calma, avaliando qual é a melhor para sua empresa. Ainda que sua prioridade não seja investir muito, lembre-se que, às vezes, o barato sai caro!

Certifique-se de contratar um bom parceiro, que não vai deixar você na mão tampouco a seus colaboradores. Isso pode impactar a imagem do seu negócio, fazendo-lhe perder a credibilidade e a estima de quem trabalha para você.

Quais os cuidados no momento da contratação?

Operadora escolhida? Excelente. Nessa fase, o contato com o corretor é rotineiro já que os últimos ajustes no contrato estão em andamento. Antes de assiná-lo, é o momento ideal para revisar ponto a ponto, assegurando que está fazendo uma boa escolha.

Avaliação jurídica

Se a sua empresa tem um departamento jurídico, ele deve ser o primeiro a ler o contrato. Se não, então, você é quem ficará responsável pela análise. Faça uma leitura minuciosa das cláusulas e aproveite para solicitar ao corretor uma lista atualizada com os prestadores credenciados (hospitais, clínicas, consultórios etc.).

No documento deve constar todas as vantagens prometidas. Depois de assinar, é mais complicado para reverter. Portanto, dedique um tempo para ler com calma e dar andamento ao processo.

Reajuste

Diferente dos planos individuais, que sofrem dois reajustes por ano relacionados a faixa etária e aniversário do contrato, o empresarial tem três. Além dos citados, tem o reajuste de sinistralidade, que é referente a frequência da utilização dos serviços do plano.

Essas alterações no valor são respaldadas pela ANS, por isso, não há muito o que fazer. Contudo, tem como o cliente ter uma noção de quanto será esse aumento, pois existe um teto máximo. Verifique esse ponto no contrato antes de assiná-lo.

Tipo de cobertura

É natural que, quanto mais se decide investir, maior vai ser a cobertura disponibilizada. No contrato deve conter todas as informações relacionadas a cobertura, como se é ambulatorial, se inclui obstetrícia etc. Para ter uma noção melhor, a ANS possui um documento chamado Rol de procedimentos e eventos em saúde; nele, constam quais exames, tratamentos e consultas são obrigatórios.

Após consulta-lo, compare-o com seu contrato, verificando se as cláusulas confirmam a cobertura. Outro ponto de atenção é a abrangência. Tem plano de saúde regional ou nacional. Fica a critério do contratante decidir qual opção atende melhor a si e a seus colaboradores.

Carência

Por fim, a carência, que é um tema que ainda levanta várias dúvidas. A ANS define um teto de tempo para usufruir dos serviços. Urgência e emergência, naturalmente, são os menores. Um dia após a contratação, o beneficiário já pode ser atendido nas unidades disponíveis para essa finalidade.

Para internações, procedimentos de alta complexidade ou cirurgias, o prazo é de 6 meses ou 180 dias. Para obstetrícia, são 300 dias. Lembrando que são prazos máximos. Cada plano determina quanto tempo de carência importa para seus clientes.

Quais são os diferenciais dos planos da Golden Cross?

A Golden Cross oferta planos de saúde para pequenas empresas a partir de 3 vidas. As carências são reduzidas e os custos são compatíveis com o segmento. Optando pela modalidade com cobertura nacional, o beneficiário ganha um desconto em medicamentos, com o Programa Golden de Descontos em Medicamentos, que podem chegar até 40% (sem adicional no valor do plano). O benefício está disponível nas principais cidades do Brasil.

Outro diferencial é a assistência 24h. Está no exterior e precisa de ajuda? A Golden promove o transporte (terrestre ou aéreo) e até o repatriamento do associado, em caso de lesão ou doença. Nossa prioridade é proporcionar conforto e tranquilidade aos nossos clientes, garantindo comodidade em qualquer parte do país e do mundo.

A Golden Cross é especialista em promover cuidado para pessoas e negócios. Nosso plano de saúde para pequenas empresas é a melhor opção para empreendedores que desejam unir custo-benefício e qualidade. Se já tem um parceiro e deseja reduzir gastos com plano de saúde, considere a opção da portabilidade!

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