O investimento em nossa saúde e da nossa família é fundamental para vivermos bem e com mais qualidade — e disso ninguém tem dúvidas. Porém, diante de tantas opções de serviços, muitas vezes não sabemos qual é, de fato, a melhor alternativa. Esse é o caso de muitas pessoas que estão à procura de um plano de saúde no Rio de Janeiro.
Antes de mais nada, é preciso destacar que o Rio é uma cidade imensa e que se deslocar entre os bairros pode ser um problema, dependendo do horário ou das condições em que o trânsito se encontra. Sendo assim, escolher um plano que atenda nas proximidades e, consequentemente, seja acessível é um dos aspectos a considerar.
Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância de contratar um plano de saúde e dar 7 dicas para você escolher o melhor na cidade maravilhosa. Veja!
Qual a importância de um plano de saúde?
Sabemos que o sistema público de saúde está em crise. A dificuldade para conseguir atendimento contribui para o agravamento de problemas que poderiam ser facilmente prevenidos e/ou tratados. Por conta disso, muitas pessoas optam por contratar um plano de saúde privado.
Os benefícios são muitos. Afinal, é preciso levar em conta o alto custo para a realização de exames, procedimentos médicos e intervenções cirúrgicas para quem não tem plano. Outro fator preponderante é a falta de acesso a serviços de saúde próximos à região em que vivemos.
Quem tem plano de saúde pode priorizar os locais de atendimento mais próximos de casa. Além disso, tem a oportunidade de usufruir de uma ampla rede de atendimento, bem como desfrutar do acesso mais facilitado a uma infraestrutura de ponta.
Embora exista uma grande preocupação com os preços praticados pelo mercado, saiba que você pode optar por um plano de saúde adequado às suas necessidades e de sua família, considerando fatores como cobertura e abrangência, o que possibilita o alinhamento do valor do plano ao seu orçamento.
Quais são as dicas para escolher um plano de saúde no Rio de Janeiro?
Se você está em busca de um plano de saúde no Rio de Janeiro, deve atentar para alguns pontos importantes antes de optar pela primeira oferta que encontrar ou bater à sua porta. Abaixo, listamos recomendações essenciais para tomar a melhor decisão. Acompanhe!
1. Analise qual tipo de plano é ideal para você
Basicamente, há dois tipos de planos, o ambulatorial e o hospitalar. O primeiro é para uso em ambulatórios, clínicas ou consultórios; já o segundo engloba internações hospitalares, porém, não inclui exames e consultas não associados à internação.
Se preferir, você pode optar pelo plano ambulatorial hospitalar, incluindo ou não o serviço de obstetrícia. Geralmente o plano mais procurado é o ambulatorial hospitalar com obstetrícia, que garante uma cobertura bem abrangente, mas é importante ter atenção porque a oferta de planos pode variar de acordo com a operadora e tipo de contratação.
Lembre-se também da possibilidade de escolher exclusivamente um plano odontológico. Ele abrange consultas, exames, procedimentos e tratamentos dentários, além de atendimentos de urgência e emergência. Muitas operadoras oferecem o plano de saúde e o odontológico, o que pode ser interessante para quem deseja simplificar a vida e economizar no bolso.
2. Defina a modalidade adequada do plano
O plano é só para você ou também para a família? Se você não tem um CNPJ e deseja incluir cônjuge e filhos, o ideal é o plano familiar. Caso você pertença a uma categoria profissional, classista ou setorial, e que seja vinculada a uma Entidade de Classe, poderá contratar um plano Coletivo por Adesão.
Caso tenha um MEI ou CNPJ, será possível contratar um plano empresarial de acordo com o perfil e número de vidas da sua empresa.
3. Atente à cobertura geográfica do plano
O Rio de Janeiro é uma cidade grande, por isso, é preciso avaliar se o plano escolhido atende aos serviços de saúde próximos de sua casa ou do seu trabalho. Com isso, você evita amplos deslocamentos e tem mais tranquilidade para chegar aos consultórios ou às unidades hospitalares. Pense no quanto isso é relevante em casos de urgência e emergência.
4. Investigue qual é a rede de atendimento
Ao escolher um plano de saúde no Rio de Janeiro, você também precisa avaliar qual rede de atendimento ele engloba. Cuidado para não se empolgar com a quantidade de instituições e se esquecer de analisar a qualidade dos serviços que elas prestam. Nesse caso, a excelência dos hospitais e das clínicas é mais importante do que o número de opções que o plano atende.
A Golden Cross, por exemplo, possui uma ampla rede referenciada com atendimento nos melhores hospitais do Rio de Janeiro.
5. Leia atentamente o contrato e tire suas dúvidas
Antes de assinar o contrato, é fundamental lê-lo atentamente e tirar todas as suas dúvidas. Por exemplo: os serviços poderão ser usados a partir do primeiro dia de vigência ou há prazo de carência para determinados procedimentos e especialidades? Qual a rotina para ter acesso aos serviços oferecidos? É preciso solicitar autorização prévia para realizar certos procedimentos?
6. Veja se a operadora oferece benefícios adicionais
A depender do plano que contratar, você poderá ter direito a benefícios adicionais. No caso da Golden, os clientes contam com o aconselhamento médico telefônico, desconto em farmácias, remissão em caso de morte do titular, clube de benefícios, atendimento médico domiciliar, entre outros.
7. Avalie a reputação da operadora
A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) divulga anualmente o ranking de operadoras levando em conta a qualidade dos serviços que prestam, bem como aspectos econômicos e operacionais. Aliás, os próprios usuários dos serviços podem avaliá-las. Sendo assim, recomendamos que você consulte esse índice, verificando se a empresa é boa pagadora e se o plano, de fato, cumpre os prazos de atendimento.
8. Considere o custo-benefício
Equilíbrio é importante. Não dá para cuidar da saúde descuidando do bolso. Por isso, você deve considerar o custo-benefício e avaliar se vale a pena. Em um exemplo prático: vale a pena investir no plano mais completo da operadora se você sequer tem tempo para usufruir dos serviços? O contrário também vale: compensa contratar uma modalidade básica, se tem interesse em fazer um acompanhamento geral?
O valor de um plano é influenciado pela idade do beneficiário e de seus dependentes. Quanto mais avançada ela for, mais precisará desembolsar, visto que a necessidade de cuidados aumenta conforme envelhecemos. Outro ponto que impacta é a coparticipação. Já ouviu falar dela?
A coparticipação faz parte de alguns tipos de planos. Trata-se de uma taxa que só é paga se o serviço for usado, variando de acordo com a sua complexidade. Por exemplo, se o beneficiário vai a uma consulta simples com o endocrinologista, a coparticipação é X. Se esse mesmo especialista solicitar exames, cada um deles demanda um acréscimo. Vale ressaltar que as opções com coparticipação deixam a mensalidade mais barata!
9. Faça uma pesquisa aprofundada
Hoje não faltam fontes para consultar a credibilidade de um produto ou serviço. Ao procura-lo em um site de buscas, já é possível saber quantas estrelas seus clientes lhe deram, como foram tratados e se recomendam. Se não confiar nessas opiniões, converse com amigos e familiares que usem o plano que está considerando contratar.
Sendo pessoas de sua confiança, será mais fácil levar em conta e decidir se vale a pena investir. Consultar o site e as redes sociais também é uma boa prática para tirar dúvidas e se manter informado. Dessa forma, se prosseguir com a intenção de virar beneficiário, a chance de se decepcionar será menor.
10. Analise os serviços que fazem parte do plano
A variedade de especialidades disponíveis, a rede referenciada e uma infraestrutura ampla e moderna são diferenciais de um plano de saúde. Com a rotina dinâmica, é comum que os contratantes desejem mais facilidade e comodidade no dia a dia, procurando por uma alternativa que preencha suas expectativas.
Procure o consultor comercial da operadora e peça esclarecimentos sobre cada modalidade. Entenda o que elas abrangem e compare com o que está procurando em um plano de saúde. Conhecer os serviços oferecidos é uma maneira de saber se seu dinheiro está sendo bem investido e se realmente pode contar com a empresa.
São mais de 50 anos atuando no mercado, assistindo gerações em todo o Rio de Janeiro. Nossa rede abrange 625 hospitais, 14 mil clínicas e consultórios e acima de mil laboratórios, com um custo-benefício excelente. Ao contratar nossos serviços, o beneficiário ainda garante um ano de cobertura odontológica, uma assistência que pode ser prorrogada após o período determinado.
Além disso, temos planos com opções de reembolso para nossos clientes que querem continuar sendo acompanhados por médicos particulares. Se estiver procurando um plano de saúde no Rio de Janeiro, vale a pena conhecer mais sobre a Golden Cross e garantir um atendimento diferenciado!