A contração de um plano de saúde empresarial é uma prática bem comum em empresas de médio ou grande porte. Quanto maior o número de colaboradores, mais interessante é oferecer esse benefício aos funcionários. Porém, para que esse investimento seja mais efetivo, é importante tirar algumas dúvidas. Por exemplo, se o plano de saúde empresarial tem carência.
Dependendo do tamanho da sua equipe e do nível de cobertura que você pretende oferecer aos seus colaboradores, esses e outros fatores podem afetar suas opções de plano. Para fechar o melhor contrato possível para a empresa e para seus colaboradores, o ideal é entender como esse período funciona.
Acompanhe e veja se o plano de saúde empresarial tem carência e o que você deve fazer em cada caso.
O que é o período de carência do plano de saúde?
Ao contratar qualquer plano de saúde, é comum que o contrato inclua um período de carência. Esse é o tempo de espera entre a contratação do serviço e o acesso a todos os procedimentos e serviços previstos.
É importante não confundir o período de carência com a Cobertura Parcial Temporária (CPT). Ela se refere a um período de espera em que o plano de saúde não cobre procedimentos relacionados a condições de saúde que precedem à assinatura do plano.
O prazo definido por lei, para realização dos procedimentos que estiverem em CPT é de até 24 meses após a assinatura do contrato do plano de saúde.
O plano de saúde empresarial tem carência?
Se um plano de saúde empresarial terá um período de carência ou não, dependerá do porte da sua empresa e do tipo de contrato desejado. Na Golden Cross, por exemplo, existem diversas opções de planos e opções de contratação com redução de carências.
Independentemente dos prazos praticados pela seguradora, há um limite estabelecido pela ANS para diferentes serviços:
- 24 horas para atendimento de emergência;
- 300 dias para procedimento de parto;
- 180 dias para demais procedimentos médicos.
Por que investir em um plano de saúde empresarial?
Com ou sem um período de carência, contratar um plano de saúde empresarial é um excelente negócio para sua empresa. Abaixo, veja alguns dos principais benefícios oferecidos.
Promoção da imagem da empresa
Construir a reputação da empresa como boa contratante é fundamental para atrair melhores candidatos, além de reter talentos na empresa. Oferecer benefícios extras, além do salário, é a forma mais prática de promover essa imagem tanto internamente quanto externamente. Para garantir que esse benefício seja o mais relevante possível para sua equipe, peça feedback aos colaboradores sobre quais coberturas são mais interessantes, número de dependentes etc.
Redução do absenteísmo
Problemas de saúde são uma das principais causas do absenteísmo nas empresas. E mesmo quando o colaborador não falta ao trabalho, é quase certo que perderá produtividade ou infectará algum colega. Dois resultados que devem ser evitados.
Investir em um plano de saúde empresarial é uma maneira de incentivar os colaboradores a cuidarem mais da saúde. Com exames regulares e prevenção, há bem menos chances de uma falta inesperada por doença.
Cobertura para dependentes
Já mencionamos, mas é bom reforçar: muitos profissionais dão preferência aos planos de saúde corporativos que oferecem boa cobertura para dependentes. Quando você contrata um plano, oferecer essa opção fará uma grande diferença na satisfação da equipe com o benefício.
Melhor relação entre custo e benefício
O principal motivo para oferecer benefícios à equipe é que você consegue entregar mais valor do que poderia ser obtido com a contratação de um plano individual. No caso do plano de saúde, você pode obter maior cobertura e menor tempo de carência para cada colaborador por um valor menor do que o de um plano de saúde individual.
Agora que você sabe quando o plano de saúde empresarial tem carência, pode se planejar de acordo com esse prazo. Lembre-se de comparar todos os fatores do serviço antes de assinar. A prioridade é entregar o maior valor para sua equipe em relação àquilo que foi investido.
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