Apesar de ser considerada uma prioridade para o brasileiro de acordo com uma pesquisa recente, realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), a relação entre plano de saúde e investimento ainda existe. Afinal, os gastos mensais com uma operadora de saúde poderiam ser considerados uma maneira de investir na longevidade e bem-estar ou um gasto, o qual esperam sequer precisar?
Se essa é a sua dúvida, não se preocupe. Neste artigo, vamos pontuar por que você deve contar com esse tipo de serviço. Acompanhe os tópicos, a seguir!
Qual a diferença entre gasto e investimento?
Gasto e investimento são expressões relacionadas ao orçamento, tanto familiar quanto empresarial. Em ambas, seu conceito é similar. Por exemplo, os gastos estão ligados à compra de algo. Uma empresa gasta com matéria-prima e mão de obra; enquanto uma família gasta com alimentação e internet.
Já os investimentos têm a ver com aplicação de recursos. Seu intuito é gerar um retorno vantajoso no futuro. Uma faculdade pode investir em uma ação promocional para captar mais alunos. Uma família pode juntar dinheiro para poder comprar um carro maior e, assim, proporcionar mais conforto para si.
Plano de saúde e investimento: vale a pena?
Então, onde fica o plano de saúde? Ainda que seja uma despesa significativa, que varia de acordo com a quantidade de dependentes e sua faixa etária, o plano de saúde é considerado um investimento, sim.
Se uma organização opta por oferecê-lo como benefício, entende-se que ela investe em reduzir seu absenteísmo e índice de rotatividade, assim como em melhorar seu clima organizacional e produtividade de seus colaboradores.
Uma família que escolhe arcar com esse custo também investe em ter mais tranquilidade em uma emergência e em promover bem-estar e longevidade para si. Além disso, quem investe em um plano de saúde consegue o que veremos a seguir.
Mais segurança no atendimento
Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, uma das principais queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é o tempo de espera de atendimento. Para marcar uma cirurgia, por exemplo, tem quem precise aguardar um ano ou mais. Ainda que os profissionais e instalações sejam de qualidade, para a pessoa que precisa com certa urgência, é inimaginável esperar tanto para ser atendido — e o problema, solucionado.
Nessas ocasiões, não é incomum que essas mesmas pessoas contratem uma operadora de saúde às pressas a fim de usufruir seus serviços. No entanto, nem sempre essa estratégia funciona, visto que é preciso aguardar a carência para aproveitar o plano como um todo, principalmente se for relacionado à obstetrícia, cujo prazo é de 300 dias.
Economizar
Dependendo do tipo de plano escolhido, o beneficiário só vai precisar arcar com a mensalidade e ponto-final, sem acréscimo de coparticipação nem despesa alguma relacionada a exames, consultas etc. Diferentemente do exemplo descrito no primeiro tópico, quando o usuário contrata em cima da hora para atender a uma necessidade e, eventualmente, tem outros custos além da mensalidade adquirida.
Um plano abrangente, portanto, leva seu cliente a economizar, oferecendo-lhe uma cobertura ampla de serviços e uma rede referenciada de qualidade, evitando que ele gaste além do que já paga e considere seu investimento bem feito.
Garantir o bem-estar da família
Investir em um plano de saúde é ter flexibilidade para fazer consultas de rotina quando desejar, bem como os exames de check-up. E essa vantagem abrange toda a família. Em uma necessidade, é bom que todos possam contar com a mesma estrutura, facilitando o acesso e, até, o compartilhamento de experiências e informações.
Diminuir as preocupações
Seja um atendimento urgente, seja um acompanhamento médico contínuo: quem investe em um bom plano pode se despreocupar quanto a suas eventuais necessidades relacionadas à saúde. Imagine a tranquilidade de poder marcar uma consulta, exame ou cirurgia a qualquer momento (dependendo, claro, da disponibilidade médica), sem precisar aguardar semanas ou meses, ou ficar na dúvida se vai, de fato, ser atendido a tempo.
Equilibrar o orçamento
Tão importante quanto escolher um plano de qualidade é verificar se, entre as opções que ele disponibiliza, há alguma que possa ser encaixada no orçamento da sua família. Afinal, a ideia é realizar um investimento, e não se endividar. De 2020 para cá, com a pandemia da Covid-19, o olhar para o cuidado com a saúde mudou.
O caos causado pela doença chamou a atenção de todos para a fragilidade da vida e a relevância de investir na segurança de um plano de saúde. Com essa mudança de comportamento, as próprias operadoras se preocuparam em oferecer modalidades e mensalidades mais flexíveis, que pudessem caber no bolso e, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa cobertura.
Contar com variedade no atendimento e na infraestrutura
Um plano que tem uma rede referenciada ampla atende seus beneficiários em qualquer lugar, com o mesmo padrão de qualidade. Algumas empresas oferecem cobertura regional e, até, nacional, garantindo que, onde quer que estejam, seus clientes não precisem se preocupar, caso tenham uma emergência de saúde familiar.
O mesmo vale para a infraestrutura: em geral, a estrutura disponibilizada por um plano de saúde apresenta tecnologia de ponta, tanto para exames quanto para procedimentos; acomodações confortáveis e profissionais qualificados, que passam credibilidade e segurança em seus diagnósticos e acompanhamento.
Vale ressaltar que o investimento nesse serviço não é direcionado apenas a pessoas que têm histórico familiar de doenças ou quem precisa de cuidados especiais. Pelo contrário, o cuidado com a saúde e a conscientização sobre a medicina preventiva, isto é, a voltada para a prevenção de enfermidades e não seu tratamento, tem fortalecido a demanda desse tipo de contratação.
Plano de saúde e investimento são praticamente sinônimos. Empregar dinheiro para cuidar de si e de seus familiares é uma maneira eficiente de promover bem-estar e qualidade de vida. Essa atenção não se limita à saúde física, mas também à mental, a qual tem sido tão debatida nos últimos anos e fragilizada pelo isolamento social.
Cuidar dos seus é uma prioridade para você? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre os planos disponíveis.