A simples ideia de enfrentar uma doença ou de precisar passar por algum procedimento médico já causa ansiedade e calafrios em boa parte das pessoas. Embora esse medo seja natural, é possível minimizá-lo por meio de algumas ações simples. Pensando nisso, separamos algumas vantagens de contratar um plano de saúde coletivo por adesão.
Essa é uma modalidade que vem ganhando bastante espaço no mercado, tanto por facilitar a vida financeira dos clientes quanto por oferecer diferenciais em termos de qualidade no atendimento, especialmente quando contratado com boas empresas. Continue lendo e descubra como o modelo funciona!
Afinal, o que é um plano de saúde coletivo por adesão?
Um plano de saúde coletivo por adesão, como o próprio nome já diz, é uma modalidade na qual uma entidade representativa, que pode ser um conselho, um sindicato ou uma cooperativa, faz a negociação com a operadora, traçando detalhes e benefícios em um contrato único, posteriormente oferecido para os seus associados e dependentes. Na prática, o que acontece é que, para a operadora de saúde, é uma grande vantagem contar com a adesão de diversas pessoas, enquanto para a entidade, o ponto positivo é justamente oferecer uma adesão mais completa, estratégica e mais em conta para os seus representados.
Vale lembrar que, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regulamenta o setor, a contratação em tal categoria é permitida para conselhos profissionais, para as entidades de registro para o exercício de profissões, para sindicatos e centrais sindicais, para cooperativas, para federações e assim por diante.
Como a ANS regulamenta esse tipo de plano de saúde?
Um plano de saúde coletivo por adesão, assim como todos os outros legalizados e vigentes no Brasil, é completamente assegurado e regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Além da ANS, há uma legislação específica sobre o tema, de número 9.656/98, trazendo jurisprudência e tranquilidade para contratantes e contratados.
A única diferença marcante entre os planos de saúde coletivos por adesão e os individuais diz respeito aos reajustes anuais, visto que, para tal modalidade, é permitido que as alíquotas sejam baseadas em negociações realizadas entre a operadora e a entidade representativa, baseadas no equilíbrio financeiro proporcionado ao longo do período.
Quais são as vantagens de um plano de saúde coletivo por adesão?
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o conceito de um plano de saúde coletivo por adesão e descobriu como a ANS regulamenta esse tipo de plano, vamos aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto e mostrar quais são as maiores vantagens que o segurado tem com a modalidade. Veja a seguir.
1. Valores mais atrativos
Não dá para falar nas vantagens do plano de saúde coletivo por adesão sem mencionar que ele pode trazer uma tremenda economia para os segurados. Via de regra, as mensalidades são mais baratas do que as de um plano individual.
Isso ocorre porque, na hora de cotar a assistência oferecida, as operadoras não vão considerar apenas o perfil de um usuário, mas, sim, do grupo de pessoas que faz parte da entidade ou da associação profissional.
2. Período de carência reduzido
Você já deve ter ouvido falar sobre esse termo, embora muita gente não compreenda o seu real significado. A carência de um plano de saúde nada mais é do que o tempo exigido entre a data de contratação dos serviços e o dia efetivo no qual você poderá começar a utilizá-los. Na prática, isso costuma durar alguns meses, dependendo da operadora e do perfil do cliente.
Os prazos máximos são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Porém, mesmo assim, uma das vantagens do plano de saúde coletivo por adesão é que esses períodos podem ser bem menores. Mais uma vez, isso ocorre porque tudo é pensado no grupo de segurados e, em alguns casos, a carência pode nem ser exigida. No caso da Golden Cross, por exemplo, existem promoções de redução de carências para determinadas situações e até carência zero, com exceção de parto e CPT (Cobertura Parcial Temporária).
3. Datas de vencimento mais flexíveis
Para o cidadão comum, existe uma época do mês, geralmente no começo, que pode causar um tremendo estresse e trazer calafrios. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, as datas de vencimento de contas, ordinárias ou não, costumam coincidir. Dessa forma, boa parte do salário vai embora no aluguel, na conta de energia, na escola das crianças e assim por diante.
Nos planos comuns individuais, o padrão seguido tenderia a ser o mesmo ou, na melhor das hipóteses, ter a mensalidade expirando no mesmo dia da contratação. Já com um plano de saúde coletivo por adesão, a flexibilidade costuma ser maior, sendo possível definir a data de pagamento, geralmente entre os dias cinco e 20 de cada mês.
Como você pôde ver, o plano de saúde coletivo por adesão não vem sendo uma opção tão procurada no mercado de hoje à toa. Trata-se de uma escolha inteligente, que permite que diversas pessoas sejam beneficiadas e paguem um valor mais em conta, especialmente quando isso é contratado com uma empresa com credibilidade e expertise no ramo.
Gostou de conhecer essas incríveis vantagens de contratar um plano de saúde coletivo por adesão? Ficou interessado em contar com esses benefícios, contratando uma empresa pioneira no setor de saúde suplementar no Brasil? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores!