Entenda melhor como funciona o plano de saúde coletivo por adesão

5 minutos para ler

O pacote de benefícios de uma empresa é um de seus principais atrativos na hora de recrutar e reter colaboradores. Atualmente, um bom salário não é suficiente para manter o quadro de funcionários motivado — previdência privada, seguro de vida e um bom plano de saúde são alguns dos mais desejados. Por isso, vale a pena investir em bons serviços e se diferenciar no mercado.

Se você é gestor e está se perguntando como escolher a melhor opção, opte por aquela que evidencia o cuidado com os empregados e, ao mesmo tempo, tem foco no custo-benefício empresarial: o plano de saúde coletivo por adesão. Já sabe como ele funciona? Continue a leitura e entenda melhor!

O que é o plano de saúde coletivo por adesão?

Você pode estar se perguntando: “existe mais de uma modalidade de plano de saúde?”. A resposta é sim. O mais tradicional é o plano de saúde empresarial coletivo. Esse modelo é contratado pelas empresas e disponibilizado aos funcionários e seus dependentes, que podem ser seus cônjuges e filhos.

Caso desejem, duas situações se apresentam: a empresa custeia todo o plano (às vezes, 100% para o empregado e uma porcentagem para seu dependente) ou há uma divisão com o funcionário (cada um paga 50%, por exemplo, por mês de aderência). Nesse caso, cabe à empresa avaliar as especificações do plano e escolher aquele que melhor lhe atende, analisando cobertura, abrangência, mecanismos de regulação e outros.

E o plano de saúde coletivo por adesão?

Esse tipo se difere por estar disponível apenas para uma classe profissional, sindicato ou associação. O benefício é exclusivo para os afiliados que, por sinal, se responsabilizam pela adesão, isto é, não há a oferta por parte do empregador. Apesar de não tão conhecido como o anterior, não se pode negar seu crescimento nos últimos anos. Uma pesquisa realizada em 2020 pela Agência Nacional de Saúde (ANS) constatou que há mais de 6,3 milhões de usuários desse tipo de plano no país.

Por que é vantajoso aderir ao plano de saúde coletivo por adesão?

Geralmente os valores desse tipo de plano são mais em conta do que os planos Individuais e isso o torna muito atrativo. Além disso existem outras vantagens associadas a esse tipo de plano. Veja algumas delas a seguir.

Carência

O período de carência nessa modalidade de plano já é habitualmente menor devido à quantidade de pessoas envolvidas. Inclusive, algumas operadoras nem exigem tempo de carência, permitindo que o afiliado passe a usufruir dos serviços de imediato, como é o caso da Golden Cross, que garante essa vantagem para os clientes advindos de algumas operadoras concorrentes, que tenham no mínimo 15 meses no plano anterior. É importante ficar atento porque a Carência Zero não se aplica a Parto e CPT.

Custo-benefício

Mais uma vez, a quantidade de usuários impacta de forma positiva. A mensalidade do plano é até 50% mais barata que o modelo individual, por isso é a opção ideal para quem não possui um CNPJ e gostaria de contratar um plano com valores mais competitivos. No caso da Golden Cross, para fazer uma cotação basta acessar goldenadesao.com.br.

Inclusão de dependentes

A inclusão de dependentes também é permitida, assim como no plano de saúde coletivo empresarial. É importante consultar a operadora escolhida para entender que tipos de dependentes podem fazer parte do plano.

Como aderir ao plano de saúde coletivo por adesão?

Se você é um profissional vinculado a alguma associação ou entidade, basta se informar sobre quais empresas disponibilizam o serviço na sua região. Identificando suas opções, questione sobre quais delas estão com contrato coletivo de plano de saúde disponível para adesão.

Esse é o momento para se informar sobre as condições de vinculação e as regras de elegibilidade: pergunte sobre período de carência, reajuste, inclusão de dependentes e outros detalhes. Na posse dessas informações, é hora de analisar se é uma boa opção para você e sua família.

Agora, se você está procurando uma alternativa para disponibilizar aos seus colaboradores, a Golden Cross oferece essa modalidade! A adesão acontece por meio de pessoa jurídica, ou seja, é o empregador quem deve realizar a contratação. Temos condições especiais relacionadas à carência, cobertura parcial temporária em caso de doença ou lesão preexistente e reajuste.

A pandemia reforçou o cuidado que as pessoas precisam ter com a saúde — e que as empresas devem apoiar iniciativas relacionadas a essa prática. Portanto, oferecer benefícios que zelem pelo bem-estar e qualidade de vida do colaborador faz bastante sentido com o momento que estamos vivendo.

Se a sua empresa está procurando uma oportunidade para investir nessa ideia, entre em contato com a Golden Cross para saber mais sobre nossos planos de saúde. As opções são diversas e adaptáveis a diversas realidades corporativas. O investimento na saúde do colaborador é uma das principais formas de uma companhia se destacar no mercado.

Decidiu contratar o plano de saúde coletivo por adesão para sua empresa? Fale com a gente que vamos ajudar!

Guia de benefícios corporativos para oferecer aos colaboradores
Posts relacionados

Deixe um comentário