O que é um plano com coparticipação? Entenda!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Qualidade de vida é um assunto muito sério. Por isso, na hora de escolher um plano de saúde, é preciso haver muita pesquisa, atenção e cuidado. Isso porque, na hora de procurar, muitas pessoas desconhecem a modalidade e acabam deixando de lado a forma como o benefício pode ser contratado.

É necessário se planejar corretamente, munindo-se de informações relevantes, para, assim, encontrar a alternativa ideal para as necessidades de cada membro da família e evitar opções indesejadas. Nesse aspecto, existem algumas possibilidades diferentes, como o plano com coparticipação, que costuma ter mensalidades mais baixas se comparadas com o tradicional.

Se você nunca ouviu falar dos planos de saúde com coparticipação, este texto é para você. Vamos expor detalhadamente como funciona essa versão, os seus benefícios e as diferenciações. Continue a leitura!

Afinal, o que é um plano com coparticipação?

O plano com coparticipação é uma alternativa bastante viável para quem procura atendimento médico especializado de qualidade sem precisar pagar encargos absurdos. Em relação as coberturas, geralmente são as mesmas do plano sem coparticipação, com a diferença de que o usuário pagará, além da mensalidade, uma taxa para cada serviço utilizado.

Funciona assim: no formato com coparticipação, é possível conseguir uma grande economia no valor da mensalidade. Porém, a maior parte das utilizações, como consultas e exames, é cobrada como um custo extra e específico. 

Essas cotas variam de uma operadora para outra, podendo ser cobradas de forma percentual ou fixa, com o valor determinado inicialmente pelo plano, conforme previsto em contrato.

O que é cobrado no plano com coparticipação?

Visto que o usuário pagará um valor determinado pelos serviços utilizados, além do preço contratado inicialmente, é necessário entender o que pode ser cobrado nessa modalidade. Os itens são:

  • consultas médicas: a cobrança é feita por consulta;
  • exames simples: a cobrança precisa ser feita por exame, não por coleta, já que é possível realizar vários exames em uma única coleta sanguínea, por exemplo;
  • exames especializados: nesse caso, a cobrança costuma ser feita de forma individual;
  • internações: as internações entram na mesma regra dos exames especializados, tendo o seu valor cobrado referente à internação, independentemente do tempo. Na Golden Cross, por exemplo, não costuma ser cobrada coparticipação para internação, apenas para os casos de negociações especiais.

A necessidade de ter atenção ao contrato

Apesar de contar com várias vantagens, o usuário que decide por essa contratação precisa sempre observar atentamente as normas e as cláusulas do contrato, principalmente em relação ao repasse dos valores e reajustes. É preciso que o documento informe, de forma clara e adequada, qual é a tabela utilizada como base para o cálculo dos preços de consultas, exames etc. Caso ela seja alterada, por qualquer motivo, é necessário que a operadora informe previamente.

Além disso, é essencial que exista um canal que possibilite o acompanhamento do uso do plano, com data da realização dos procedimentos, com a descrição do serviço e com o prestador responsável.

Essa modalidade de plano vale a pena?

Na prática, essa alternativa promove uma maior flexibilidade para o usuário, criando uma relação de proporcionalidade entre a utilização e o custo, já que você só pagará uma consulta, quando, de fato, usar algum tipo de atendimento.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Ibope, apontou que, por conta da crise financeira, cerca de 70% dos brasileiros não têm plano de saúde particular. Dessa forma, um plano com coparticipação é uma maneira de garantir maior segurança para os usuários em qualquer momento, até mesmo nos de crise, como a pandemia.

Assim, analisando a redução de custo anual e fazendo um cálculo médico de uso, pode valer a pena a contratação, além de haver muitos outros benefícios proporcionados pela modalidade.

Quais são as vantagens?

Agora que você entendeu como funciona esse plano de saúde e certamente está considerando contratar um para suprir as necessidades da sua família, é preciso conhecer as vantagens que ele pode oferecer. Assim, será possível ter total certeza de cada item recebido.

Mensalidade mais em conta

Uma das maiores vantagens do plano com coparticipação é a possibilidade de usá-lo com consciência, ou seja, utilizar o serviço de saúde apenas quando existe a necessidade. Por consequência, você terá descontos significativos, já que só pagará a consulta quando for ao médico, além da mensalidade, é claro.

Mesma cobertura de um plano comum

Outro ponto importante é que essa modalidade de convênio, mesmo com valores mais baixos, tem a mesma cobertura de planos de saúde tradicionais. Isso garante que você será bem atendido sempre que precisar, tendo acesso às mesmas estruturas.

Ideal para grupos específicos

Por fim, paras grupos que não têm histórico de doenças preexistentes e/ou não sofrem com condições crônicas, esse plano é ideal. Afinal, com a baixa frequência de checkups e o mesmo atendimento em versões tradicionais, não existe a necessidade de pagar por várias taxas de uso.

Quais planos com coparticipação a Golden Cross oferece?

Aqui na Golden Cross, temos diversas opções de planos de saúde para suprir as suas necessidades. Todos eles têm uma ampla e qualificada Rede Referenciada, um conjunto de benefícios elaborados para atender a empresas de diferentes perfis e o reembolso das despesas médicas. 

Veja quais são as opções que dispõem de coparticipação:

Agora que você já sabe como funciona um plano com coparticipação, as suas vantagens e quais opções disponíveis temos aqui na Golden Cross, pode fazer a sua escolha com total certeza dos benefícios para a sua saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem também!

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário