A elaboração de um bom planejamento financeiro empresarial é uma medida indispensável para o direcionamento de ações que visam atingir os objetivos do negócio. Afinal, essa ferramenta de gestão permite verificar as necessidades da organização e definir os processos necessários para o aumento de seu desempenho.
Também por meio dela, o gestor pode prever receitas, despesas e custos — como os valores a serem destinados para a oferta de plano de saúde para funcionários. Dessa forma, é possível avaliar a realidade do negócio com maior clareza e tomar melhores decisões.
Pensando na importância do planejamento financeiro empresarial para o sucesso do empreendimento, reunimos alguns esclarecimentos sobre o assunto, além de dicas para elaborá-lo de maneira acertada. Não deixe de conferir!
Saiba o que é o planejamento financeiro empresarial
O planejamento financeiro empresarial nada mais é do que uma ferramenta de gestão utilizada para a organização das finanças do negócio. Trata-se de um documento no qual são detalhados todos os gastos mensais da empresa, possibilitando um maior controle do orçamento.
Assim sendo, o planejamento auxilia a realização de uma análise mais precisa da realidade da instituição quanto a sua performance. A partir disso, é feita a definição das estratégias mais eficazes para o contínuo desenvolvimento do estabelecimento.
O planejamento a ser desenvolvido é, portanto, a base para a antecipar de cenários de risco e para a concretização de iniciativas importantes para empresa, principalmente a médio e longo prazos.
Entenda a importância do planejamento financeiro para o negócio
A análise de realidade, a delimitação dos objetivos da empresa e o detalhamento das etapas a serem seguidas são, sem dúvidas, pontos fundamentais no direcionamento das equipes para uma atuação voltada aos reais problemas do negócio — alta taxa de rotatividade, vulnerabilidade estratégica baixa margem de lucro etc.
Além de promover a melhoria do fluxo de trabalho nos departamentos, a elaboração de um planejamento financeiro também garante a obtenção de resultados mais satisfatórios. Dessa forma, por intermédio do direcionamento personalizado, é possível alcançar a saúde econômica e a sustentabilidade da organização no mercado.
No mais, com o planejamento, é possível alinhar os ideais de organização financeira e sucesso da empresa. Afinal, a projeção de gastos e receitas realizada no plano também contribui para que o estabelecimento promova o próprio crescimento de acordo com os seus propósitos.
Confira 5 dicas para elaborar o seu planejamento financeiro empresarial
Para elaborar um planejamento financeiro empresarial eficaz e condizente com a realidade do seu negócio, vale seguir algumas dicas importantes. Veja abaixo!
1. Atualizar-se em relação à situação da empresa
Antes de elaborar o planejamento, é fundamental que seja realizada uma análise aprofundada sobre a situação da organização. Para tanto, deve-se promover um estudo com base em dados e informações concretas que revelem as qualidades e defeitos da instituição em relação ao gerenciamento dos recursos disponíveis — tanto materiais quanto humanos.
Com isso, será possível verificar os pontos de melhoria do negócio, bem como promover medidas coerentes com a situação da empresa para recuperação desses aspectos.
2. Trabalhar com distintas possibilidades
A partir do diagnóstico financeiro inicial, a instituição poderá prever e trabalhar com diferentes cenários econômicos. Ao reconhecer quais são os riscos futuros da atividade empresarial, é possível planejar as ações necessárias para inibir tais incertezas ou mesmo lidar com elas de forma a minimizar seus impactos.
Para isso, devem ser elaboradas estratégias e ações capazes de contornar os obstáculos do mercado e retomar o crescimento financeiro da instituição. Além disso, a medida auxilia na tomada de decisão do gestor, uma vez que demonstra quais são os caminhos mais seguros para alcançar o resultado econômico desejado.
3. Considerar uma consultoria
Outra dica importante é considerar uma consultoria que auxilie no planejamento empresarial. Isso porque, de início, é comum que o empreendedor encontre dificuldades para lidar com a gestão financeira do negócio, muito em função da falta de sua experiência.
Nesse cenário, a contratação de um profissional, poderá constituir um grande investimento. Afinal, ele terá uma visão mais apurada no que se refere às alternativas de crescimento e às estratégias cabíveis para a sustentabilidade do negócio.
4. Fazer a gestão de benefícios dos colaboradores
A oferta de benefícios aos funcionários é, também, uma prática importante para o sucesso da empresa. Afinal, a concessão dessas vantagens está relacionada à motivação dos colaboradores nos propósitos da instituição, à retenção de talentos e ao aumento produtividade das equipes.
É importante, contudo, que seja feita a gestão desses benefícios. Os valores destinados ao plano de saúde e assistência odontológica dos colaboradores, por exemplo, devem ser incluídos no planejamento de maneira detalhada.
Dessa forma, poderão ser administrados de forma eficiente e adaptados conforme as necessidades dos funcionários e a capacidade do negócio — evitando, assim, que esse gasto seja motivo de surpresa ao final do mês.
5. Ter um planejamento anual
Por último, mas não menos importante, é necessário que a empresa constitua anualmente um novo planejamento. Afinal, agentes internos e externos podem alterar as necessidades da instituição e criar demandas diferentes das existentes. Para elaborar o documento, o negócio deve estar amparado por indicadores e dados sólidos acerca dos resultados obtidos ao longo do período anterior.
Dessa forma, será possível readaptar estratégias e reestruturar o mapeamento dos setores financeiros da empresa de modo a verificar as adequações a serem feitas, corrigir possíveis desvios e proteger o patrimônio da instituição contra os riscos do mercado.
Como você pôde verificar, ter um planejamento financeiro empresarial é indispensável para o cuidado com a saúde da instituição. Afinal, é por meio dessa ferramenta de gestão que o negócio pode analisar a própria situação econômica e fazer projeções de riscos — o que auxilia na correta administração dos recursos e na proteção do patrimônio comercial.
Por essa razão, é importante que o gestor considere a contratação de profissionais capazes de orientar os processos e bem direcionar a elaboração do plano. Desse modo, a empresa poderá assegurar a obtenção de resultados satisfatórios.
E então, gostou das dicas? Agora você já está preparado para iniciar ou aperfeiçoar o planejamento financeiro do seu negócio. E para ficar por dentro dos nossos artigos e não perder nenhum conteúdo postado, assine a newsletter!