Tão importante quanto manter a boa limpeza dental é dar a devida atenção à gengiva. Os cuidados com esse tecido fazem parte da manutenção da saúde bucal, evitando complicações como a gengivite — uma inflamação que, quando não tratada de modo correto, pode causar a periodontite.
Essa doença se caracteriza por uma inflamação gengival que não se limita à gengiva, atingindo, também, os tecidos de suporte. Boas práticas de higiene bucal e visitas regulares ao dentista podem diminuir a chance do desenvolvimento do problema.
Se você deseja saber as principais informações sobre periodontite, não perca o nosso post!
O que é periodontite?
Agravamento da gengivite, a periodontite é uma infecção bacteriana que atinge os ossos, ligamentos e tecidos que sustentam e envolvem os dentes, também conhecidos como periodonto. Uma vez detectada, ela é irreversível e pode provocar a perda permanente dos dentes.
De maneira geral, o problema acontece quando o tártaro e a placa bacteriana se acumulam na base dos dentes, provocando inflamações entre eles e a gengiva. Caso um especialista não seja consultado, é provável que ocorra a destruição dos ossos e tecidos que cercam a arcada dentária.
Existem três tipos de periodontite:
- ulcerativa: tem ação comprometedora e rápida. As causas incluem bactérias virulentas provocadas pelo HIV, ingestão excessiva de álcool e fumo;
- agressiva: tem maior incidência entre jovens e adolescentes, mas é mais rara. Atinge o osso que fixa os dentes no sentido vertical. As causas são bacterianas ou hereditárias;
- crônica: é mais recorrente em adultos e evolui de modo gradual, afetando o osso que fixa os dentes no sentido horizontal. Nesse caso, pode atingir um ou vários dentes.
Quais as causas dessa doença?
De maneira geral, as causas da periodontite estão relacionadas à formação de placa bacteriana, uma substância de coloração amarelada e esbranquiçada que se adere aos dentes.
Caso a pessoa tenha uma boa higiene bucal, essa placa pode ser eliminada com muita facilidade. No entanto, uma má higiene resulta em doenças bucais e tártaro, que somente o dentista pode eliminar, por meio de limpeza dentária profissional. Se o paciente não recorre ao tratamento, as gengivas se tornam inflamadas, provocando sangramentos.
Mas o que produz o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que dá origem à periodontite? Alguns exemplos são:
- xerostomia;
- predisposição genética;
- alterações hormonais;
- diabetes;
- tabaco;
- baixa imunidade;
- problemas dentários.
Que sintomas se manifestam?
Na maior parte dos casos, a periodontite não causa sintomas. Assim, a pessoa não percebe o quadro inicial. Por isso, é fundamental manter consultas regulares com o dentista de 6 em 6 meses, pois ele conseguirá identificar o problema e agir de modo preventivo.
No entanto, quando os sintomas aparecem, eles lembram bastante os da gengivite. Assim, você deve ficar atento a:
- gengivas sensíveis ao toque;
- dor na gengiva;
- alterações na posição dos dentes;
- pus entre a gengiva e o dente;
- gengiva retraída;
- sangramento gengival durante a escovação;
- mau hálito;
- dentes soltos;
- gengiva com aspecto avermelhado.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para a periodontite varia de acordo com o grau da doença, podendo ser realizado por meio de cirurgia ou de técnicas menos invasivas. Além disso, como o problema surge em decorrência da má higiene bucal, que permite o crescimento de bactérias e tártaro, a boa escovação e o uso de fio dental devem fazer parte do dia a dia.
Confira, a seguir, algumas opções disponíveis para tratar a periodontite.
De que maneira é possível prevenir a periodontite?
A regra básica de prevenção é consultar um dentista regularmente. O profissional é apto para identificar uma eventual gengivite no começo, antes que evolua para a periodontite. Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal. O uso de fio dental e escova de dente após as refeições impede que as bactérias se fixem na gengiva.
Abaixo, veja outras formas de prevenção:
- manter uma alimentação saudável: a nutrição adequada auxilia a combater várias infecções;
- parar de fumar: o tabagismo é um fator de risco para a periodontite. Por isso, largar o cigarro aumenta a chance de sucesso de alguns tratamentos contra a doença;
- evitar ranger os dentes: ao colocar força excessiva sobre a gengiva, há um aumento da taxa de tecidos destruídos.
Agora que você já sabe o que é e quais são as causas da periodontite, lembre-se de manter uma boa higiene bucal, com o uso de fio dental, boa escovação e alimentação saudável. Além disso, consulte um dentista, para que ele possa avaliar a situação e indicar o melhor tratamento para você.
Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail!