Valorizar o capital humano para promover um ambiente de trabalho saudável é um tema que vem sendo discutido há muito tempo, embora, na prática, seja deixado de lado por alguns gestores. Um novo conceito, entretanto, reacendeu o debate no mundo corporativo, incentivando a colocar em prática diversas mudanças importantes: é o que chamamos de people first.
Embora muitas pessoas já tenham tido algum contato com a expressão, é comum que surjam dúvidas sobre as aplicações desse termo e a sua importância nas instituições. Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema para que você saiba tirar essa filosofia do papel. Não deixe de conferir!
O que é people first?
People first é a expressão em inglês que, em tradução livre, significa “pessoas primeiro”. O conceito exprime a ideia de que as pessoas que trabalham em uma organização devem ser colocadas em primeiro lugar. Todavia, muitas empresas deixam seus colaboradores de lado, priorizando o lucro, a capacidade produtiva e o capital acima de qualquer coisa.
Esse tipo de atitude, entretanto, tem sido revisto por muitos gestores como prejudicial, tanto para a equipe quanto para a própria sustentabilidade do negócio. A expressão em inglês, dessa forma, propõe uma reflexão sobre a importância de valorizar as pessoas envolvidas na atividade econômica, especialmente os colaboradores.
Como funciona na prática?
O conceito people first pode ser aplicado aos processos empresariais como um todo, incorporando-se tanto nas políticas internas do negócio quanto no relacionamento com parceiros e clientes. Quando aplicado ao RH, essa filosofia fica ainda mais compreensível.
Na prática, o setor adotará um conjunto de ações que permite valorizar o funcionário em todos os sentidos, promovendo o seu bem-estar no trabalho e buscando soluções que tornem mais satisfatória a sua trajetória profissional e pessoal. Basta pensarmos nas atuais medidas que promovem o ambiente familiar do colaborador, como vale-cultura, auxílio-creche e bolsas de estudo.
Vale destacar, no entanto, que a adoção desse tipo de filosofia não se restringe a ações pontuais em favor dos funcionários. Trata-se, ao contrário, de um ideal que incorpora à própria cultura empresarial, criando relações mais consistentes e melhorando a comunicação interna.
Por que ele tem sido tão falado?
Um dos motivos pelos quais o conceito tem sido abordado ultimamente é o fato de trazer inúmeros benefícios à organização, além da tendência de adoção dessa filosofia no mercado. Confira, então, a importância de aderir ao people first!
Aumento do engajamento
Quando o funcionário goza de bem-estar e se sente valorizado no ambiente de trabalho, é natural que se engaje mais nos projetos da empresa e se importe com os seus resultados. Tanto a intenção de retribuir os incentivos quanto o aumento da motivação contribuem para isso. Ao contrário, se o colaborador é visto como apenas um número na instituição, é provável que desconsidere a relevância do próprio trabalho.
Melhoria no desempenho
A partir do aumento da motivação e do engajamento nos propósitos do negócio, também se pode observar a melhoria no desempenho geral. O people first, nesse sentido, é capaz de elevar a produtividade e melhorar o desempenho das equipes.
Redução de erros e conflitos
Dando o melhor de si, os colaboradores ainda tendem a reduzir erros nos processos e agregar maior valor ao negócio. Outra consequência importante é a diminuição de conflitos. Afinal, um ambiente que coloca as pessoas em primeiro lugar constrói pontes e favorece a comunicação entre gestores e colaboradores. Como reflexo disso, nota-se a melhoria do clima organizacional e a harmonia entre as equipes.
Retenção de talentos
Outra vantagem trazida pelo people first é a retenção de talentos. Afinal, é mais atrativo trabalhar em um local onde há políticas voltadas para o bem-estar e a satisfação do funcionário. Trata-se de um diferencial importante para a permanência de bons profissionais.
Melhoramento da imagem
Por último, o cultivo de princípios que colocam a vida e a dignidade das pessoas em primeiro lugar é responsável pelo melhoramento da imagem da empresa no mercado. Isso porque a filosofia atribui valor ao empreendimento, o que é percebido tanto pelo público consumidor quanto pelos parceiros estratégicos do negócio.
Como aplicar essa filosofia?
Como visto, são vários os benefícios que o conceito de people first pode trazer para a empresa. Tendo em vista a sua importância, é fundamental estar atento às dicas de como colocá-lo em prática. Confira algumas delas!
Comprometa-se com a filosofia
Em primeiro lugar, a organização inteira precisa estar comprometida com a filosofia people first. Apenas desse modo o empreendimento pode adaptar suas políticas e seus processos de maneira contínua e eficaz. Nesse sentido, é fundamental que exista engajamento entre colaboradores e gestores e que a instituição deixe claro quais são os seus novos propósitos.
Invista em treinamento
Como segundo passo, é importante investir em treinamento aos gestores e colaboradores. Isso será fundamental para que os administradores compreendam a aplicabilidade do conceito e visualizem novos cenários e estratégias para o negócio. Já para os funcionários, oferecer treinamento será uma forma de desenvolvê-los e, ao mesmo tempo, valorizá-los — investindo em seu crescimento pessoal e profissional.
Adote um sistema de reconhecimento
Adotar um sistema de reconhecimento é mais uma prática importante para que as equipes se sintam valorizadas. A maioria dos gestores imagina que isso demanda muitos recursos e esforços da empresa. Por outro lado, atitudes simples podem contribuir nesse sentido. Por exemplo, é possível adotar o hábito de encaminhar feedbacks positivos às equipes ou mimos como forma de retorno pelo bom desempenho.
Ofereça benefícios corporativos
Uma última dica que, no entanto, não esgota as possibilidades, é oferecer um plano de benefícios aos colaboradores. Essa é uma das políticas de valorização mais comuns e que costuma ser bem-vista pelos trabalhadores. Entre os exemplos, vale mencionar a oferta de plano de saúde e odontológico para cuidar da qualidade de vida dos funcionários e de suas respectivas famílias.
Não há dúvida de que colocar em prática o people first pode revolucionar a forma como sua empresa gerencia o capital humano. Por meio desse conceito, afinal, tira-se o foco apenas no lucro e se passa a pensar nos colaboradores como prioridade.
São eles que garantem o bom desempenho da instituição no mercado. Nada mais justo, portanto, que sejam valorizados a partir de políticas e ações que favoreçam o bem-estar do funcionário e a sua qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida particular.
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