Pagar plano odontológico compensa? Fizemos as contas para você!

6 minutos para ler

Frequentar um consultório odontológico com periodicidade é de extrema importância para a manutenção da saúde da boca e da sensação de bem-estar. Afinal, o sorriso é o maior cartão de visitas do indivíduo e auxilia na autoestima e na autoimagem. Entretanto, pagar plano dental ainda é objeto de dúvida e incerteza entre muitos brasileiros.

Por esse motivo, elencamos alguns esclarecimentos sobre planos e tratamentos odontológicos para que você consiga ponderar os custos e os benefícios que poderá obter ao aderir a um programa mensal. Não deixe de conferir essas dicas!

Qual é o preço médio dos principais tratamentos odontológicos?

Primeiramente, vale ressaltar a importância de ponderar o preço dos tratamentos odontológicos e colocar na ponta do lápis o quanto você gastaria com procedimentos caso não pudesse contar com um plano mês a mês.

Ao analisar a média de gastos possíveis com consultas periódicas e comparar com o valor do plano, será possível perceber o que é mais vantajoso para o seu caso. Sugerimos que você faça uma pesquisa para entender os custos de alguns tratamentos odontológicos e compare com o preço da mensalidade que você pagaria com a contratação de um plano. Com isso, fica claro se vale a pena ou não fazer esse tipo de investimento.

Qual é o valor médio da mensalidade do plano odontológico?

As parcelas mensais dos planos odontológicos podem variar de acordo com o perfil e as necessidades de cada paciente. Um plano individual ou familiar, por exemplo, custa em torno de R$ 45,00 por beneficiário.

O cliente poderá, entretanto, contar com uma cobertura ampla e sem carência de procedimentos. No caso da Golden Cross, por exemplo, os clientes têm a possibilidade de entrar sem carência e começar a utilizar o plano logo após a contratação. Há, ainda, preços especiais disponíveis para as empresas. Nesses casos, o valor mensal a ser pago por funcionário pode ser reduzido significativamente.

É possível, inclusive, encontrar propostas a partir de R$ 19,50 por beneficiário. Observa-se, nessas situações, grande vantagem obtida tanto pela equipe quanto pelo empregador. O valor de um tratamento odontológico simples, por exemplo, pode ser o equivalente ao pagamento de várias mensalidades do plano.

O mesmo ocorre com a plano familiar ou individual, em que o preço pago por mês pode ser inferior ao custo de procedimentos necessários para a manutenção da saúde bucal.

Quais são os benefícios obtidos com o plano?

Realização de procedimentos de alto custo

Contar com um plano odontológico completo, possibilita ao beneficiário usufruir de tratamentos mais custosos que a própria mensalidade.

Além de ser um ótimo negócio para o bolso do paciente, o programa confere segurança a ele. Isso porque poderá contar prontamente com a assistência devida em situações de emergência.

Prevenção de doenças

Pagar plano odontológico compensa, também, porque constitui um incentivo para frequentar o consultório com assiduidade.

O beneficiário, dessa forma, poderá realizar procedimentos preventivos com maior frequência e reduzir os riscos de desenvolver doenças dentárias, sem que isso represente grande peso no orçamento.

Para as empresas que aderem à proposta, o plano pode significar a amenização de faltas e de afastamentos de colaboradores por problemas de saúde.

Acesso a profissionais altamente qualificados

Contratar um plano odontológico também viabiliza o acesso a diversos profissionais qualificados no mercado por um valor razoável e acessível.

O beneficiário, ao ter contato com diversos tratamentos de qualidade, contará com ótimo custo-benefício e uma ampla cobertura.

Oferta de benefício ao funcionário

Muitos empreendimentos já compreendem a importância de investir na saúde e no bem-estar do colaborador. Políticas implementadas nesse sentido refletem no aumento da produtividade da equipe e na redução de faltas por motivos de adoecimento.

Além do baixo custo que o plano representa para a empresa, é possível deduzir no Imposto de Renda os benefícios oferecidos ao funcionário para obtenção de vantagens fiscais.

O que é importante observar antes de contratar o plano?

Avalie as suas necessidades

Antes de considerar um plano odontológico, é indispensável avaliar as demandas pessoais. Isso significa colocar no papel a frequência com que você vai ao dentista e quais são os tratamentos que costuma realizar.

Tomar esse cuidado ajuda a verificar qual é o programa que conta com a cobertura mais adequada para cada caso. Vale lembrar que não só o preço deve influenciar a sua decisão, mas também a boa qualidade dos serviços prestados.

Se você não costuma ir ao dentista, é importante considerar que a visita a esse profissional é fundamental para manter uma boa saúde bucal e evitar problemas sérios que podem comprometer a saúde como um todo.

Verifique a presença da empresa no mercado

Outro ponto importante a ser pesquisado é a reputação da empresa que oferece o plano odontológico. Para tanto, observe a abrangência geográfica da instituição e verifique se a rede de atendimento é amparada por boas clínicas em todo o território nacional.

É importante, também, verificar a confiabilidade e a credibilidade da organização. Nesse sentido, vale observar a opinião de clientes via internet ou analisar o cadastro de reclamações nas entidades de defesa do consumidor.

Confira a cobertura oferecida

Para evitar surpresas e frustrações, portanto, estude a cobertura proposta em contrato e, se possível, tire dúvidas sobre os procedimentos mais importantes diretamente com a equipe de atendimento.

Pagar plano odontológico pode trazer inúmeras vantagens. Por uma quantia fixa, muitas vezes abaixo do valor de uma consulta de rotina, o beneficiário poderá ter acesso a diversos tratamentos dentários.

Entretanto, para fazer a escolha certa e optar por uma operadora que oferece ampla cobertura e atendimento de qualidade, é importante realizar uma pesquisa prévia. Dessa forma, é possível garantir o efetivo suprimentos de necessidades pessoais ou de demandas dos colaboradores da sua empresa.

E então? Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre o assunto e verificar possibilidades antes de aderir ao plano odontológico, entre em contato com a equipe do Goldental, plano Odontológico da Golden Cross!
Posts relacionados

Deixe um comentário