Outubro Rosa promove ações que alertam sobre risco de câncer de mama

8 minutos para ler

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. Essa prevalência fez surgir várias iniciativas de conscientização. Uma das principais, criada para alertar e combater o câncer de mama, é o Outubro Rosa. A campanha teve origem nos Estados Unidos, após a morte de Susan Komen.

Na época, sua irmã decidiu homenageá-la orientando mulheres sobre os riscos e prevenção da doença. Então, em 1982, ela organizou uma corrida com distribuição de um laço rosa. Como o evento ocorreu em outubro, este mês foi o escolhido para novas corridas e outras ações. O movimento chegou ao Brasil nos anos 2000.

Os objetivos do Outubro Rosa são nobres e importantes, pois podem salvar muitas vidas. Neste post, você verá as iniciativas da campanha pelo Brasil, entenderá mais sobre a doença e as várias ações possíveis para você realizar. Confira!

Iniciativas do Outubro Rosa no Brasil

Todos os anos, o Outubro Rosa conta com inúmeras ações espalhadas pelo Brasil. Conheça algumas delas!

Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama

A FEMAMA adotou o tema #ACESSO JÁ, objetivando aumentar as chances de cura por meio do acesso rápido ao diagnóstico, ao tratamento e às terapias mais adequadas em todas as fases da doença no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha ainda promove caminhadas em diversos estados.

Instituto Nacional do Câncer (INCA)

O tema da campanha deste ano é “Câncer de mama: vamos Falar sobre isso?”, e seu principal objetivo é enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.

Para tanto, o INCA realizará ao longo do mês, vários eventos, com destaque para a exposição itinerante “A Mulher e o câncer de mama no Brasil”, que aborda aspectos históricos, médicos e culturais, com atenção especial ao câncer e às ações para o seu controle no país.

Sociedade Brasileira de Mastologia

Outra campanha de destaque, é a realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), cujo tema é “A vida pede atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente”. A ideia da ação é desafiar as mulheres a mudarem seus hábitos, especialmente em relação à prática de exercícios físicos e à realização de exames preventivos regulares.

Informações sobre o câncer de mama

Abaixo você conhecerá as informações mais importantes sobre o câncer de mama. Confira!

O que é câncer de mama?

O câncer é uma doença causada pela multiplicação de células anormais de um órgão ou tecido, formando uma massa de tecido diferente denominada tumor. Se essa proliferação celular anormal acontecer nas mamas, denomina-se tumor de mama.

Quais são os tipos de câncer de mama?

Há vários tipos divididos em subtipos, como o câncer de mama inflamatório, por exemplo. Muitos deles, quando em fase inicial, têm menor probabilidade de migrar para outras regiões do corpo (metástase), enquanto outros tipos podem se espalhar para outros órgãos, tornando as chances de cura menores — por isso o diagnóstico precoce é tão importante.

Quais são as causas do tumor de mama?

Os motivos do aparecimento da doença envolvem um gatilho que faz com que uma célula comece a se dividir de forma diferente da que deveria, não existindo uma única causa para isso. Porém, existem alguns fatores de risco associados. A idade é um dos mais importantes, já que cerca de quatro em cada cinco casos de câncer de mama ocorrem após os cinquenta anos.

O excesso de peso e a hereditariedade também podem ser fatores de risco (gatilhos). Além disso, certos fatores comportamentais podem estar envolvidos, como:

  • alimentação inadequada;
  • bebidas alcoólicas;
  • sedentarismo;
  • cigarro.

Quais os sintomas do câncer de mama?

O sinal mais comum da doença é o aparecimento de um caroço (nódulo) na mama, geralmente sem causar dor. Outros sintomas são:

  • pequenos nódulos localizados nas axilas ou no pescoço;
  • saída espontânea de líquido nos mamilos;
  • alterações no bico do seio.

Como é feita a detecção precoce?

Se o câncer de mama for detectado nas fases iniciais, há mais opções de tratamento e chances de cura. Por isso, é muito importante que as mulheres, independentemente da idade, realizem o autoexame — que deve ser feito mensalmente, preferentemente, entre o 3º e o 5º dia após a menstruação — apalpando as mamas, para identificar a presença de nódulos.

Quando fazer a mamografia?

De acordo com o Ministério da Saúde e o INCA, além do autoexame também é recomendado que mulheres entre 50 a 69 anos façam a mamografia de rastreamento (quando não há sintomas) a cada dois anos. Entretanto, em casos de parentes de primeiro grau com a doença (mãe, irmã, ou tias maternas), o médico pode solicitar o exame aos 40 anos ou antes.

Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos nódulos. A mamografia pode ser complementada com exame de ultrassom.

Quais os tratamentos para o câncer de mama?

Os tratamentos podem incluir cirurgias para retirada apenas da região do tumor ou de parte, ou totalidade da mama (mastectomia), além de quimioterapia e radioterapia.

Além disso, pode ser usada, ainda, a hormonoterapia, específica para cânceres causados por alterações hormonais. Em qualquer um deles, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

Qual é o médico especialista em câncer de mama?

O profissional especializado nas mamas é o mastologista. É ele quem a mulher deve procurar caso identifique qualquer sinal após o autoexame, além de ser o profissional habilitado para acompanhar a paciente regularmente, solicitar exames etc. Entretanto, se o câncer for detectado, o médico oncologista indicará os tratamentos ideais.

Ações do Outubro Rosa relacionadas ao câncer de mama

As ações podem ser feitas visando alertar sobre os riscos de não buscar tratamento médico adequado, mas também sobre as formas de prevenção e de diagnosticar precocemente a doença. Veja o que é possível fazer!

Incentivo às consultas de prevenção

Se você é profissional da área da saúde, ainda que não seja de uma área ligada ao câncer de mama, certamente, tem mais conhecimento e mais condição de aprender mais sobre a doença e as formas de prevenção.

Dessa forma, use a sua autoridade como profissional da saúde (médico, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo etc.) para orientar as mulheres que você conhece, ou vier a conhecer, sobre a importância de ir ao ginecologista de confiança ou a um mastologista para examinar as mamas adequadamente, realizar exames e obter orientações.

Materiais de conscientização

Reúna com o apoio de médicos e outros profissionais da saúde materiais que conscientizem sobre o câncer de mama. Depois, distribua-os entre suas amigas e mulheres da sua família. Além disso, coloque os informativos no hall do seu condomínio e dos lugares em que frequenta, como academia, salão de beleza, trabalho etc.

Palestras motivacionais

É possível criar um ciclo de debates relacionados à campanha. Assim, convide para ir à sua empresa ou no seu condomínio mulheres que venceram a doença e profissionais da área da saúde para promover palestras motivacionais e informativas sobre o câncer de mama. Incentive as mulheres a tirarem dúvidas e compartilharem suas experiências.

Grupos de corridas

Como as atividades físicas são extremamente recomendadas para a prevenção de diversas doenças, a corrida já é um ato em favor da saúde. Entretanto, propiciar esta ação entre as mulheres, no mês de outubro, consegue reforçar nas mulheres dos grupos de corrida, como elas são valorizadas.

Ações solidárias

As ações solidárias podem ser todas as já informadas anteriormente, mas também envolvem outras, algumas bastante criativas, como:

  • informar e ensinar receitas sobre os alimentos que previnem a doença;
  • envie cartas motivacionais para mulheres com a doença;
  • ajudar uma ONG relacionada ao Outubro Rosa;
  • decore a empresa com laços e a cor rosa etc.

Neste post você viu várias iniciativas do Outubro Rosa, aprendeu sobre a doença, incluindo a grande importância do diagnóstico precoce, e as principais ações que você pode participar durante a campanha. Que tal começar utilizando a hashtag #OutubroRosa em suas redes sociais?

Gostou do conteúdo? Então, nos siga nas nossas redes sociais para ver outros artigos importantes como este. Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube.

Posts relacionados

Deixe um comentário