Você conhece os sintomas da meningite? Esse é um problema de saúde que pode ter consequências graves para a saúde e, portanto, toda informação é muito bem-vinda!
Pensando nisso, preparamos um conteúdo que tem como objetivo trazer informações sobre a doença, incluindo seus sintomas e formas de tratamento. Continue a leitura para saber mais!
O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas como meninges. Ela pode atingir pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.
Quais são os tipos de meningite?
Confira, agora, os principais tipos de meningite, suas causas e formas de transmissão. Assim, você fica bem informado sobre o assunto. Vamos lá?
Viral
A meningite viral é uma forma comum e, geralmente, menos grave da doença. Ela é causada por vírus que infectam o corpo e, em seguida, se espalham para o fluido do sistema nervoso, causando inflamação na região.
Bacteriana
A meningite bacteriana é uma infecção grave causada por bactérias. Esta forma é uma emergência médica que requer tratamento imediato, pois pode levar a complicações sérias e potencialmente fatais se não for tratada a tempo.
Ela é altamente contagiosa e pode se espalhar através de gotículas respiratórias (por exemplo, quando uma pessoa infectada tem tosse ou espirra).
Quais as diferenças dos sintomas da meningite viral e bacteriana?
Confira alguns dos sintomas que são comuns em ambos tipos de meningite:
- febre;
- dores de cabeça;
- fotofobia (sensibilidade à luz);
- náuseas e vômitos.
No entanto, há também sintomas que podem diferir de um caso para o outro. A rigidez no pescoço, por exemplo, é muito menos comum na meningite viral do que na bacteriana.
Outro dos sintomas de meningite bacteriana é a confusão mental, que raramente está presente na doença causada por vírus. Além disso, a forma originada pelas bactérias pode causar convulsões e manchas pela pele.
Ou seja: há casos em que os sinais podem ser inespecíficos, ou seja, associados a várias doenças. Assim, intervenção médica e exames são fundamentais para fechar o diagnóstico. É importante também entender que sintomas de meningite infantil são exatamente iguais.
Como se chega ao diagnóstico da doença?
O diagnóstico da meningite é feito por meio de análise do líquido cerebroespinhal obtido por uma punção lombar (também conhecida como punção espinhal). No entanto, outros testes também são úteis para eliminar outras possíveis causas para os sintomas.
Como é feito o tratamento dessas doenças?
Em muitos casos, a meningite viral é uma doença autolimitada, o que significa que o corpo geralmente consegue combater a infecção por conta própria. No entanto, casos mais graves podem exigir hospitalização.
Na meningite bacteriana, o tratamento é obrigatório e feito com antibióticos intravenosos, além de outras abordagens como o uso de anti-inflamatórios e fluidoterapia (soro) constante.
Como podemos ver, os sintomas da meningite podem ser bem inespecíficos, o que faz com que seu diagnóstico seja um desafio em algumas situações. Sendo assim, procure um médico sempre que notar algo estranho com a sua saúde!
Antes de ir, aproveite para conferir outro artigo publicado em nosso blog e conheça as vacinas que são recomendadas pelos profissionais para pessoas entre 11 e 19 anos. Boa leitura!
Quer saber qual é o e-mail da Golden Cross? Clique aqui e nos envie uma mensagem pelo Fale Conosco!