Você sabe a diferença entre ortodontista e dentista? Na hora de procurar um consultório odontológico é normal ficarmos em dúvida sobre qual é o profissional mais adequado para tratar o nosso caso. Afinal, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), há 23 áreas de especialização.
Ou seja, apesar de todos os Cirurgiões Dentistas odontologistas cuidarem da saúde bucal, cada área tem conhecimento mais aprofundado sobre determinadas estruturas da boca. Então, para que você saiba exatamente qual profissional procurar e, assim, ter o tratamento mais adequado, nós explicamos a diferença entre essas duas áreas de atuação. Acompanhe o texto e tire suas dúvidas.
Qual a diferença entre ortodontista e dentista?
Antes de mais nada, é preciso entender que ambos têm a mesma formação. Isto é, tanto eles quanto especialistas em periodontia, endodontia, odontopediatria e outros, são formados em Odontologia.
Da mesma maneira que ocorre com médicos, esses profissionais têm a formação básica em clínica geral e podem procurar especializações em determinadas áreas. Então, todo odontologista é um dentista.
Nesse sentido, um dentista generalista ou cirurgião dentista cuida da saúde geral da boca, ou seja, trata problemas de baixa complexidade, como cáries e gengivite. Além disso, também atua na profilaxia dentária, extração de dentes e dando recomendações básicas aos pacientes.
Em geral, o dentista é o primeiro profissional a ser procurado, pois além dos tratamentos básicos, ele poderá encaminhar o paciente ao especialista adequado, se for necessário.
Por sua vez, o ortodontista é o dentista que se especializou em ortodontia, que é a correção da posição dos dentes e o encaixe da mordida. Normalmente, o tratamento é feito por meio de aparelhos ortodônticos.
Quando devo procurar um ortodontista?
É importante destacar que somente um odontologista é capacitado para diagnosticar se você precisa ou não de um tratamento com ortodontista. Por meio de exames clínicos e de imagem, ele avaliará a sua estrutura dentária e, no caso de um cirurgião dentista, encaminhará você para um ortodontista pra que ele analise o seu caso e inicie o tratamento mais adequado.
Os principais problemas que levam uma pessoa a precisar de aparelho ortodôntico são:
- sobremordida — os dentes superiores cobrem quase todos os inferiores;
- diastema — falhas ou espaços entre os dentes;
- apinhamento — a arcada é pequena demais e os dentes não ficam retos;
- mordida aberta — há espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores ou laterais quando os dentes posteriores de juntam;
- mordida cruzada anterior — a arcada inferior fica muito à frente ou a arcada superior está localizada muito atrás;
- mordida cruzada — a arcada superior não fica levemente à frente da arcada inferior ao fazer o movimento de mastigação;
- desvio de linha mediana — o centro da arcada superior não está alinhado com o da inferior.
Para cada caso há um tipo de tratamento, que podem ser feitos com os seguintes modelos de aparelhos:
- aparelhos móveis (niveladores, amortecedores de lábios e bochechas, mantenedores de espaço, reposicionadores de mandíbula, expansor palatino, contenedores e extrabucais);
- aparelho fixo;
- aparelho fixo especial;
- mantenedor de espaço fixo.
Agora que você já sabe a diferença entre ortodontista e dentista, certamente sabe qual profissional é o mais indicado para o seu caso. Na dúvida, sempre procure um cirurgião dentista de confiança para que ele indique o especialista ideal para você e, além disso, não abra mão de um bom plano odontológico para manter a sua saúde bucal.
Quer encontrar o melhor profissional para o seu caso? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!