Manter uma empresa à frente da concorrência em um mercado altamente competitivo depende de um esforço em busca de diferenciais. Um deles, certamente, é a atração e a retenção de talentos dentro do negócio. Manter profissionais qualificados em posições estratégicas é o que faz com que a sua produtividade seja maior e o desenvolvimento da sua empresa seja incentivado.

Nesse cenário, oferecer plano odontológico aos funcionários pode ajudar, de forma indireta, tanto no aumento da sua rentabilidade quanto nas melhorias contínuas de processos, pois garante mais satisfação aos profissionais que atuam em seu negócio.

O plano odontológico empresarial não está entre os benefícios exigidos pela legislação trabalhista, como o vale-alimentação ou o vale-transporte, mas ajuda a garantir mais qualidade de vida, saúde e bem-estar aos seus funcionários. A vantagem disso está justamente em tirar deles as preocupações que podem comprometer o foco no ambiente de trabalho.

Quais benefícios a sua empresa oferece aos seus trabalhadores? Já pensou em incluir o plano odontológico entre eles? Neste artigo, vamos mostrar a você que essa escolha pode trazer vantagens tanto para o funcionário quanto para a empresa. Continue a leitura e descubra!

Vantagens de oferecer plano odontológico na empresa

A lista de benefícios para as empresas que oferecem plano odontológico aos funcionários é grande. Confira alguns deles a partir de agora!

Minimiza afastamentos por problema bucal

Quantas vezes por mês o seu departamento de Recursos Humanos recebe justificativas de falta ao trabalho por problemas de saúde? Certamente, há muitos casos de absenteísmo relacionados a intervenções odontológicas, como remoção de cáries, tratamento de doenças da gengiva e infecções, entre outros. A prevenção a esses problemas evitaria as saídas para resolver casos urgentes.

Esse é um dos principais benefícios de quem tem um plano odontológico. Muitas vezes, as pessoas deixam de fazer visitas regulares ao consultório do dentista devido ao alto custo que gera para a família. Com o plano odontológico empresarial, o funcionário passará a incluir em seus cuidados as consultas preventivas, que podem ser feitas a cada seis meses, em vez de esperar uma emergência.

Sua empresa vai sentir a redução dos atestados de ausência resultantes desses problemas. Até mesmo condições que nem sempre podem ter ligação direta com a odontologia, como dores de cabeça e nas costas, podem ser evitadas, caso estejam relacionadas ao bruxismo (ranger de dentes noturno) ou má oclusão dentária, problemas que podem ser tratados por um dentista.

Reduz custos para a empresa

A contratação de um plano odontológico empresarial está entre as menos custosas para a empresa, principalmente se comparada aos planos de saúde. Os preços são tão mais baixos que, na maioria dos casos, as organizações acabam optando por fazer o pagamento integral do benefício para o funcionário.

Aumenta a satisfação dos funcionários

Sentir que a empresa tem uma preocupação com sua saúde e com o bem-estar de toda a família gera um impacto positivo na imagem que o trabalhador tem da organização. Isso contribui com um trabalho mais prazeroso. Além disso, a tendência é que o funcionário tenha mais foco na sua performance dentro da empresa.

Powered by Rock Convert

Melhora a imagem corporativa em geral

Quando uma pessoa está em busca de trabalho, se ele tem competência, pode escolher a empresa onde deseja desenvolver sua carreira. Um dos fatores que ajudam na tomada de decisão diz respeito, certamente, aos benefícios oferecidos pelo negócio aos trabalhadores. Um plano odontológico empresarial é, dessa forma, um importante diferencial competitivo a favor da sua organização.

Melhora a autoestima do funcionário e aumenta produtividade

Com o plano odontológico, os funcionários têm mais facilidade para cuidar da sua saúde bucal. Com isso, a satisfação do trabalhador aumenta, refletindo-se em suas atitudes dentro da empresa. Esse é um fator determinante para o aumento da produtividade no seu negócio.

Pode ser deduzido no Imposto de Renda

Todas as despesas que decorrem do pagamento de plano odontológico empresarial podem ser deduzidas do seu Importo de Renda. O abatimento do tributo é semelhante ao garantido pela oferta de outros benefícios, como auxílio-farmácia, convênio médico, vale-refeição, entre outros.

Aumenta (indiretamente) a renda do profissional

Mesmo quando você oferece um aumento de salário aos seus profissionais, nem sempre isso se refletirá em um maior cuidado por parte dele em relação à saúde e à qualidade de vida. Isso porque os custos de uma consulta médica ou odontológica são altos e nem sempre estão previstos no orçamento familiar do seu colaborador.

De forma indireta, ao oferecer plano odontológico ou de saúde aos funcionários acaba funcionando como um aumento indireto da sua renda e ainda garante que ele conseguirá cuidar da saúde de forma mais preventiva e efetiva.

Gera ROI positivo

Um estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB) mostra que os programas de promoção à saúde de funcionários e de prevenção a doenças são capazes de dar um retorno de 20% sobre o valor investido às empresas que os oferecem. Diante disso, além da dedução no Imposto de Renda, fica claro que o retorno sobre o investimento em um plano odontológico vale a pena.

Panorama desse mercado no Brasil

Podemos entender a importância de oferecer plano odontológico aos funcionários a partir dos números levantados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) sobre esse mercado, que vem crescendo anualmente.

Aproximadamente 22 milhões de pessoas têm plano odontológico no Brasil atualmente. Em oito anos, o crescimento foi de 500%. O crescimento deve ser ainda mais expressivo nos próximos anos, já que esse número ainda não é metade do índice de pessoas que têm convênio médico.

É importante, entretanto, se lembrar de que, para escolher um plano odontológico adequado às suas necessidades e às dos seus colaboradores, é preciso alguns cuidados. Entre eles, procure observar a credibilidade da operadora escolhida, a qualidade do atendimento disponibilizado, quais as coberturas oferecidas e se a rede de atendimento conta com clínicas e profissionais capacitados.

Ficou convencido de que oferecer plano odontológico aos funcionários trará benefícios tanto para eles quanto para o seu negócio? Entre em contato conosco e confira qual a opção mais adequada à realidade da sua empresa!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This