Conheça os principais tratamentos da Odontologia para crianças

6 minutos para ler

Você sabia que a Odontologia para crianças engloba uma série de tratamentos? É isso mesmo! Abordagens específicas para os pequenos — ou com personalizações que atendam às necessidades desse grupo — fazem parte do cotidiano de um dentista.

A Odontopediatria é uma área em crescimento e que representa um cuidado fundamental para a saúde das crianças. Afinal, o investimento em consultas frequentes e precoces, além de um acompanhamento bem-feito durante a infância, é responsável direto pela prevenção de problemas bucais no adulto do futuro.

Confira este artigo para conhecer os principais procedimentos odontológicos para a criançada e entender como cada um deles pode ser importante para essa etapa da vida. Boa leitura!

Qual é a importância da saúde bucal na infância?

Bons hábitos de saúde bucal são fundamentais em qualquer faixa etária, certo? No entanto, durante a infância, eles têm uma importância um tanto quanto diferente. O que acontece é que, nessa fase, é construída uma relação que pode ser positiva ou negativa com os cuidados com a boca.

Sendo assim, estimular, durante a infância, idas frequentes ao dentista e hábitos como a escovação diária fará com que esse indivíduo se transforme, no futuro, em um adulto muito mais consciente de sua saúde bucal.

Esse é o cenário perfeito para uma vida com poucos problemas relacionados à higiene, como a presença de cáries, gengivite, doença periodontal e muito mais. Um bom acompanhamento nessa faixa etária também auxilia na prevenção de problemas ligados aos famosos “dentes tortos”.

Por que levar a criança desde cedo ao dentista?

Além dos benefícios citados acima, a atitude de incentivar as idas precoces dos pequenos ao dentista também é benéfica para a saúde emocional. Isso, porque a odontofobia é, infelizmente, um problema frequente em nossa sociedade. 

Seja por experiências traumáticas do próprio paciente ou pelo contato com relatos negativos de pessoas de seu círculo social, uma coisa é clara: muita gente morre de medo de ir ao dentista.

Para assegurar-se de que isso não aconteça com as crianças — fazendo com que elas não sejam adultos assustados, que evitam as consultas a todo custo —, o ideal é garantir que as primeiras experiências sejam positivas e guiadas por um profissional qualificado, que saiba lidar com o paciente infantil.

Que procedimentos odontológicos são mais comuns para crianças?

Agora, veremos algumas das práticas mais comuns na Odontopediatria. Vale a pena ressaltar que nem todas elas são exclusivas para as crianças, mas que todas sofrem personalizações para melhor atender a esse grupo e suas particularidades. Confira!

Aplicação de flúor

A aplicação de flúor é um dos procedimentos mais recorrentes na prática odontológica e faz parte, também, das terapias aplicadas às crianças. O flúor é um mineral utilizado como protetor dentário, auxiliando na prevenção de cáries, que, devido à alta ingestão de açúcar e guloseimas, são muito comuns durante a infância.

Powered by Rock Convert

Esse é um procedimento tranquilo e completamente indolor, que consiste na aplicação de um gel na superfície dos dentes. Para as crianças, essa é uma boa oportunidade de mostrar que as consultas odontológicas não são nenhum “bicho de sete cabeças”.

Limpeza profissional

A limpeza dentária também pode ser necessária para crianças — em boa parte, novamente, devido a uma alimentação inadequada, mas a falta de higiene bucal recorrente também pode ser o motivo. Por isso, é fundamental que os pais estejam sempre presentes e auxiliem os pequenos tanto em sua dieta, quanto durante a escovação.

Essa limpeza também é feita de forma muito tranquila, sem que o paciente sinta nenhum tipo de dor. Outra oportunidade interessante para que a criança conheça novas ferramentas odontológicas e se familiarize com novos sons e odores, sempre de maneira pacífica, progressiva e com respeito aos limites individuais do paciente.

Aparelho ortodôntico

O uso de um aparelho dental pode ser necessário em qualquer momento de nossas vidas. No entanto, ele é muito mais recorrente durante a infância — sendo, inclusive, recomendado nessa faixa etária pela grande maioria dos profissionais.

Quando crianças, nossos dentes são muito mais “moldáveis”, o que facilita o sucesso dos tratamentos ortodônticos. Isso reduz consideravelmente o tempo necessário para que a arcada fique alinhada e evita, também, problemas futuros relacionados a mastigação, erupção “errada” de novos dentes e dores na região facial.

Restauração

As restaurações dentárias também são muito frequentes em crianças. Aqui, as causas podem ser bem diferentes. Ainda que as cáries sejam uma origem importante para a necessidade desse procedimento, acidentes que resultam na danificação ou quebra total do dente também são comuns.

Esse procedimento é feito, como o nome já indica, com a reconstrução total ou parcial do dente lesado. Os materiais utilizados são completamente seguros e, novamente, o paciente não sente qualquer tipo de desconforto ao longo do processo. No entanto, explicar o passo a passo para a criança pode ajudá-la a se sentir mais confortável durante as sessões restauradoras.

Extração de dente decíduo

Os dentes decíduos correspondem à primeira dentição da criança. Popularmente, eles são conhecidos como “de leite” e, normalmente, caem sem qualquer necessidade de intervenção profissional. No entanto, a exodontia (ou extração) desses dentinhos pode ser necessária e indicada em alguns casos.

Um bom exemplo disso é a incapacidade dos dentes permanentes de tomar o local do dentinho de leite. Nesse caso, se a extração não for feita, é possível que aconteça uma erupção parcial, que pode culminar no desalinhamento das demais estruturas da arcada. Mais uma vez, fica claro como o acompanhamento periódico com um dentista é fundamental na infância.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre os procedimentos da Odontologia para crianças? É importante ter em mente que cuidados preventivos e a adoção de hábitos saudáveis são essenciais para garantir a saúde bucal. Quando eles são iniciados logo na infância, os resultados duram a vida inteira!

Se você tem interesse em descobrir ainda mais sobre esse assunto, o que acha de conferir o nosso artigo “Higiene bucal em crianças: quando ir ao dentista e outras dúvidas”? Com essa leitura, você aprenderá a cuidar dos dentinhos de seus filhos da melhor forma possível, garantindo o bem-estar deles de forma duradoura!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário