A humanização é uma tendência cada vez mais em alta nas áreas de saúde, em especial na odontologia. O dentista deixou de ser aquele profissional a quem o paciente recorre apenas quando está com dor, dando espaço para uma relação de maior confiança e empatia entre as partes. Assim, nasceu a odontologia humanizada.
A fim de combater a má associação do consultório de odontologia a uma experiência ruim, esses especialistas estão se empenhando na adoção de estratégias para não apenas fidelizar seus clientes, mas transformar a experiência de atendimento.
Confira, a seguir, mais informações sobre o tema!
O que é odontologia humanizada?
Se você perguntar a alguém como é a sua ideia de atendimento perfeito, provavelmente vai escutar diversas respostas. Porém, com alguns pontos em comum: empatia, atenção e paciência são fundamentais para quem procura um profissional de saúde, principalmente se ele estiver com dor.
Na sua vulnerabilidade, o paciente quer que seu problema seja encarado como uma prioridade, que haja acolhimento e eficiência do início ao fim do processo. Cumprindo esse objetivo, é seguro afirmar que sua satisfação é uma consequência.
Qual é a importância da odontologia humanizada?
A adoção da odontologia humanizada não é uma vantagem só para quem trabalha no ramo. É, ainda, uma maneira de combater a odontofobia, isto é, o medo de dentistas. Várias pessoas têm traumas relacionados a essas consultas e são os próprios profissionais que podem ajudar a desmitificar isso.
Para isso, é preciso avaliar o atendimento como acontece hoje e identificar quais medidas adotar para se adaptar a essa tendência. Observar o que outros especialistas fazem e ouvir os clientes são ótimas maneiras de iniciar a mudança.
Quais são as vantagens da odontologia humanizada?
Ainda que o intuito seja proporcionar melhorias ao negócio, nem sempre as vantagens aparecem de imediato. Por isso, é necessário ter paciência e perseverança na implementação das estratégias.
Veja, a seguir, quais benefícios você tem a ganhar!
1. Credibilidade no mercado
Sentir-se seguro é essencial para qualquer paciente. Ele precisa perceber que seu problema vai ser solucionado e que, por trás do tratamento, há um profissional capacitado e confiável para lhe dar as melhores instruções.
Com essa garantia, ele vai fazer questão de seguir as recomendações corretamente, tendo os cuidados necessários e chegando ao resultado planejado para creditar uma boa reputação ao dentista no mercado.
2. Fidelização de pacientes
Em uma emergência, é possível que a pessoa recorra a qualquer dentista, mas, para um tratamento mais complexo e para as demandas de rotina, como as limpezas semestrais, certamente ele vai querer contar com alguém com quem já se relacione e tenha um bom histórico de atendimento. Essa fidelização depende de uma experiência humanizada!
3. Satisfação dos clientes
Um cliente satisfeito é excelente para qualquer negócio, porque ele faz questão de compartilhar esse feedback, seja no trabalho, seja com os familiares ou, até, nas redes sociais, contribuindo para aumentar o alcance do profissional. Esse “boca a boca” é uma ótima estratégia de marketing — e o melhor: gratuita!
A odontologia humanizada começa pelo comportamento do dentista. É preciso se aproximar mais dos pacientes, interessar-se genuinamente por suas queixas e demonstrar conhecimento e experiência para ajudá-lo. Assim, é uma questão de tempo até construir uma relação sólida e benéfica para ambos os lados.
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