Talvez você não saiba, mas todo plano de saúde empresarial é um seguro coletivo. Ou seja, quando um beneficiário precisa usar, todos os outros participantes também estão pagando. Por isso o uso consciente deste tipo de plano beneficia todo mundo – e pode até diminuir os reajustes das mensalidades!

Entre os maiores vilões do uso indiscriminado dos planos, e da perda de tempo dos usuários, estão a repetição desnecessária de exames, a ida sem necessidade a prontos-socorros e a consulta com diversos médicos.

Se você é usuário de um plano de saúde empresarial, confira abaixo dicas valiosas para usá-lo corretamente. Se você trabalha com recursos humanos, não deixe de compartilhá-las com sua empresa.

Consultas médicas:

  1. Quem procurar: se estiver na dúvida sobre a especialidade médica mais adequada para tratar os seus sintomas, procure um Clínico Geral. Ele poderá indicar um especialista correto caso necessário. E mais: segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), ele pode diagnosticar 80% dos casos e você ainda não perde seu tempo indo a vários médicos.
  2. Confie no seu médico: não troque de especialista a todo o momento. Tenha um médico de confiança e procure-o sempre que precisar. Conhecendo seu histórico, ele pode fazer diagnósticos mais corretos.
  3. Siga as instruções do seu médico: não se automedique, ato que pode ser muito prejudicial. Além disso, siga corretamente as recomendações para conquistar resultados mais rápidos e positivos.
  4. Só doentes devem ir à consulta: leve somente dependentes que estejam precisando ao atendimento. Ao procurar um pediatra para seu filho, por exemplo, não aproveite a consulta para levar outros que não estão necessitando. Além de elevar os custos para sua empresa, isto pode contribuir com a demora no atendimento para aqueles que realmente precisam.
  5. Conheça seus direitos: você pode fazer uma nova consulta sem custo adicional por até 30 dias após a primeira. Não se sinta constrangido e não preencha novas guias. Em caso de irregularidades, informe à sua empresa.

Emergências e urgências

  1. Use seu plano se realmente precisar: só procure um hospital ou um pronto-socorro em casos de urgência. Marcando seu atendimento com um especialista você evita ir a um ambiente com diversas pessoas doentes e ainda tem um tratamento mais eficaz.

Marcação de exames:

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  1. Atenção às guias e aos pedidos de exame: só assine guias de atendimento e autorizações de exame devidamente preenchidas. Na dúvida, peça sempre informações das guias que está assinando. Caso contrário você pode autorizar o pagamento de serviços que não utilizou.
  2. Não repita exames: guarde seus exames realizados e leve-os em suas consultas. Isso evita ter que repeti-los.
  3. Prepare-se para os exames: procure se informar sobre os procedimentos preliminares (jejum, abstinência etc.) no laboratório ou clínica em que será realizado o procedimento. Evite assim ter que remarcá-los.

Uso do cartão do plano de Saúde:

  1. Cuide bem do seu cartão: você precisará dele sempre que for usar os serviços médicos. Em caso de perda ou roubo, informe imediatamente ao departamento de RH da sua empresa.
  2. Nunca o empreste: desta forma, você evita que outras pessoas utilizem o plano indevidamente. Emprestar cartões a terceiros, além de aumentar a utilização do plano de saúde e seu custo, é considerado crime de falsidade ideológica. A utilização indevida do plano implica a suspensão imediata do atendimento.

Comunicação:

  1. Use o telefone: você não precisa visitar o médico sempre. Algumas dúvidas podem ser sanadas apenas com uma ligação ou até mesmo por Whatsapp. Assim você ganha tempo e evita custos desnecessários de locomoção e com o plano de saúde.

Acima de tudo, cuide-se:

Se a sua empresa oferece atividades como ginástica laboral, participe e chame os colegas. Procure caminhar ou fazer outra atividade física por 30 minutos diários. Alimente-se bem, abusando de frutas e verduras.

Cuidar-se é o melhor caminho para conquistar a tão sonhada qualidade de vida.

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