Cuidar da saúde bucal é algo indispensável para a qualidade de vida. Afinal, muitas vezes, há casos que geram dor e desconforto, prejudicando o bem-estar e fazendo com que atividades corriqueiras — como sorrir, mastigar ou falar — sejam comprometidas.
Por conta disso, é interessante que a gente conheça alguns dos principais problemas que podem acometer o nosso sorriso. Eles vão bem além das cáries, da periodontite e da gengivite, ainda que estes sejam bem comuns.
Neste post, falaremos sobre a pericoronarite. Trata-se de uma alteração comumente relacionada aos dentes do siso, mas que também pode afetar outras partes da dentição. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que é a pericoronarite e por que ocorre?
A pericoronarite é um problema que afeta o tecido que envolve a coroa dentária. Esta, por sua vez, é a parte que vemos do dente, como se fosse o seu “capuz”.
Na maioria das vezes, o problema está relacionado ao nascimento (erupção) do dente. Por conta da localização e de outras questões anatômicas, é bem comum que ela aconteça nos terceiros molares, conhecidos como dentes do siso.
É comum que a inflamação gerada seja passageira. No entanto, pode evoluir para uma situação mais grave, graças à ação de bactérias nocivas.
Quais são os seus sintomas?
Os principais sintomas associados à pericoronarite são:
- inchaço;
- sangramento na gengiva;
- mau hálito;
- dor;
- dificuldade para abrir a boca;
- dificuldade para engolir.
Em alguns casos, é possível até mesmo que o paciente apresente febre, embora ela dificilmente seja alta.
Como ela pode ser diagnosticada e qual o tratamento?
O diagnóstico da pericoronarite é feito a partir da avaliação de um dentista. Pode ser necessária a solicitação de um raio X para avaliar se há a necessidade de alguma intervenção mais complexa.
O tratamento vai depender do grau de complexidade da pericoronarite. Em casos mais leves, é possível tratar o problema apenas com a administração de antiinflamatórios e/ou antibióticos.
No entanto, casos mais graves podem exigir a realização de procedimentos cirúrgicos, como a remoção do tecido inflamado ou até mesmo do dente que causou o problema, especialmente se for um siso.
Para aliviar o desconforto até o dia de sua consulta, você pode fazer bochechos com água e sal ou, ainda, aplicar uma compressa gelada na região.
Como prevenir a pericoronarite?
A prevenção da pericoronarite nem sempre é possível. Afinal, esse é um problema que surge de acordo com o nascimento dos dentes.
No entanto, é possível identificá-la cedo, caso você faça visitas regulares ao dentista. Por isso, não deixe de fazer suas consultas semestrais, permitindo que qualquer tipo de alteração seja identificada logo no início.
Como podemos ver, a pericoronarite é um problema sério, que pode gerar bastante dor e desconforto. Caso você esteja apresentando algum dos sintomas mencionados, não deixe de entrar em contato!o quanto antes com um profissional dentista. Ele poderá ajudar!
Aproveite e siga a Golden Cross nas redes sociais para ficar sempre por dentro de dicas como estas! Você pode nos encontrar no Facebook, YouTube e LinkedIn. A gente se vê por lá!