Dentes amarelados, desalinhados ou muito separados, por vezes, acabam mexendo com a nossa autoestima e restringindo nossa vontade de sorrir em público, não é mesmo? Mas saiba que, dependendo do tipo de problema apresentado, ele pode ser resolvido com facilidade pelos profissionais de odontologia.

Você já sabe o que é lente de contato dental, por exemplo?

Elas já vêm sendo utilizadas há alguns anos por famosos, como Ronaldinho Gaúcho, Ivete Sangalo, Glória Pires e Cristiano Ronaldo. O procedimento para aplicação leva menos de duas horas, é feito no consultório e os resultados podem ser impressionantes!

Quer entender mais sobre essa técnica? Continue a leitura deste artigo!

Conheça o conceito e os tipos de lente de contato dental

Para entender o que é lente de contato dental, é preciso antes ter em mente que o procedimento é estético, ou seja, não servirá para quem tem problemas mais estruturais na dentição. Ela é uma camada fina, que pode ser feita de diferentes materiais, que cobre a frente dos dentes, também conhecida como região vestibular.

Entre os materiais mais utilizados estão a porcelana, a resina e o dissilicato de lítio. Esse último tem sido muito recomendado por ser mais resistente do que os demais. A odontologia também tem melhorado muito os materiais usados para fixação das lentes de contato dentais, o que torna a técnica ainda mais vantajosa.

Saiba quais são as recomendações de uso delas

Como mencionamos, o procedimento é estético e pode ser utilizado em muitos casos mais simples. Veja alguns deles:

  • possibilidade de correção de dentes separados, também conhecidos como diastemas;
  • correção da aparência nos casos de dentes prejudicados por ocorrência de cáries ou quebrados;
  • alinhamento do tamanho dos dentes;
  • aumento do tamanho dos dentes, quando eles são muito pequenos em relação ao tamanho do rosto ou da boca;
  • clareamento dos dentes manchados, amarelados ou escurecidos por causas diversas.

Uma das vantagens da lente de contato dental é que ela pode ser aplicada em um dente, apenas, ou em toda a sua arcada dentária, dependendo de como será a avaliação do seu dentista. Portanto, é necessário, sempre, recorrer a uma consulta ao consultório odontológico, para que o profissional possa analisar o seu caso individualmente.

Entenda quais são as contraindicações das lentes de contato dentais

Também é importante saber que nem todas as situações podem ser corrigidas com o uso da lente de contato dental. O procedimento pode ter efeitos adversos quando não for indicado por um profissional qualificado, que entenda a diferença entre ele e outras formas de correção mais profundas da arcada dentária.

Veja quais são as principais contraindicações em nossa lista:

  • dentes que estão enfraquecidos, sem vida, que podem cair com o uso da lente de contato;
  • má oclusão dental, ou seja, se o problema que causa o desalinhamento dos dentes estiver na arcada dentária inferior ou superior, prejudicando a mastigação;
  • se os dentes são sobrepostos, ou seja, um por cima do outro;
  • se houver qualquer prejuízo no esmalte do dente, como desgaste, pois ele pode ser agravado pelo uso do material de fixação da lente de contato dental;
  • bruxismo, ou seja, ranger dos dentes, normalmente noturno;
  • hábitos como roer unhas ou colocar objetos, como canetas, entre os dentes.
  • pacientes com alto risco de contrair cáries ou doenças na gengiva, como gengivite;
  • dentes com coloração escura decorrente de tratamento de canal.

Todas essas situações são contraindicadas para o uso de lentes de contato dental. Em alguns casos, ele pode prejudicar a sua saúde bucal. Em outros, é o procedimento que será colocado em risco, podendo a camada de resina, porcelana ou dissilicato de lítio se quebrar.

Confira como é o procedimento para colocar a lente de contato dental

O cirurgião dentista é o profissional mais indicado para avaliar se a lente de contato dental será útil no seu caso e para realizar o procedimento. Confira, junto ao seu plano odontológico, se há cobertura para esse tipo de consulta e realização do trabalho.

Antes de decidir-se, definitivamente, pela aplicação das facetas, o odontologista pedirá exames, como raio-X, e vai analisar o seu sorriso e a formação da sua arcada dentária. A partir disso, o profissional conseguirá saber se o seu caso é adequado para receber esse procedimento.

Se a resposta for sim, ele vai elaborar o molde dos dentes que receberão as lentes de contato. A partir de fotos e do planejamento que ele sugerir, você poderá conferir o resultado antes de aprová-lo. Somente depois disso ele vai encaminhar o material para o protético, que fará as facetas de acordo com o seu perfil.

A técnica para confecção de cada faceta pode utilizar impressão 3D, um método moderno e eficaz usado pelos especialistas em próteses. O material será escolhido de acordo com o orçamento aprovado pelo cliente, sendo as lentes de dissilicato de lítio mais resistentes.

A espessura das lentes de contato dental é extremamente fina, com menos de 0,5 milímetros — por isso elas levam esse nome, que as compara àquelas usadas na oftalmologia.

Aplicação

Com o material feito pelo protético pronto (depois de cerca de duas semanas), é hora de voltar ao consultório para aplicação dele em sua boca. O dentista, então, faz o alisamento da superfície do dente onde a lente será fixada e a cola com um tipo de material adesivo.

Todo esse trabalho costuma ser razoavelmente rápido, levando até duas horas. Normalmente, não é necessário, nem mesmo, o uso de anestesia e você já sai do consultório com um novo sorriso.

Aprenda quais os cuidados com o uso da lente de contato dental

Após a aplicação das facetas, você deverá ter os mesmos cuidados com sua higiene bucal que tinha antes do procedimento. O ideal é evitar o uso de palitos de dente, que podem danificar as lentes de contato, assim como morder objetos e comer alimentos muito duros.

Também vale a pena diminuir o consumo de substâncias que podem manchar os dentes, como a cafeína e o tabaco. Fora isso, é preciso apenas escovar bem os dentes, como faz habitualmente, e usar o fio ou fita dental.

As lentes de contato dental são cada vez mais usadas nos procedimentos estéticos com ótimos resultados para os pacientes para as quais são indicadas. Procurar o dentista para saber se o seu caso pode ser resolvido com elas é a melhor maneira de tomar uma decisão que vai preservar a sua saúde bucal.

Gostou de saber o que é lente de contato dental? Quer entender mais sobre os tipos de restauração dentária? Então, leia este outro artigo em nosso blog!

Escreva um comentário

Share This