Apenas aqueles com uma determinada substância podem fazer mal aos dentes. Entenda e previna-se.

Os antibióticos combatem inúmeras infecções que atacam nosso corpo e são considerados uma das principais evoluções da medicina desde o início do século XX. Apesar de amplamente difundidos, ainda existem muitas dúvidas sobre seu uso, e uma delas diz respeito ao seu efeito sobre os dentes.

Com relação a esse assunto, muita gente se pergunta: eles deixam os dentes amarelos ou escurecidos? Causam mau hálito? Mancham os dentes? Deixam os dentes sensíveis?

Entenda: na verdade, atualmente, apenas os antibiótico à base de tetraciclina causam efeitos colaterais que danificam os dentes. Todos os outros antibióticos, desde que prescritos adequadamente, não representam riscos à saúde bucal.

Leia também: como se prevenir do mau hálito.

Efeitos colaterais apenas durante o desenvolvimento dos dentes

A tetraciclina danifica os esmalte dentário e altera a cor dos dentes, tornando-os acinzentados. Além disso, ela causa a eliminação do cálcio dos dentes.

Todos esses efeitos colaterais representam risco apenas enquanto o dente está em formação, ou seja, em bebês e crianças, e em pessoas com hipersensibilidade à tetraciclina. No primeiro caso, o seu uso já é contraindicado desde os primeiros meses de gravidez. Isso por que a tetraciclina consegue atravessar a barreira placentária e afetar os dentes do feto.

A tetraciclina, portanto, não é recomendada nem para mulheres grávidas nem para crianças, do nascimento até aproximadamente os 12 anos de idade.

Os antibióticos com essa substância, no entanto, não são mais prescritos para uso infantil, e também para mulheres durante a gravidez ou em fase de amamentação, justamente para evitar riscos ao desenvolvimento dos dentes do bebê.

Powered by Rock Convert

Quer saber mais sobre mitos e verdades sobre o uso de antibióticos em crianças? Clique aqui para ler uma interessante matéria da revista Crescer.

Outros antibióticos não fazem mal para os dentes

Em razão do que foi exposto acima, pode-se dizer que, com exceção da tetraciclina, a crença de que os antibióticos fazem mal aos dentes é um mito popular.

Muito pelo contrário: se prescritos corretamente, os antibióticos têm um papel importantíssimo em casos de infecção dentária, como a endocardite bacteriana. Alguns especialistas até afirmam que eles previnem as cáries, mas não os prescrevem por conta de seus efeitos colaterais.

Leia também: doenças comuns causadas pela má higiene bucal.

Atenção: antibióticos devem ser sempre prescritos por médicos

Remédios antibióticos são importantes para a eliminação de agentes agressores ao organismo, porém, como já dito, podem apresentar diversos efeitos colaterais. Para evitar tais efeitos e garantir um tratamento adequado, eles devem ser prescritos exclusivamente por profissionais especializados e em momento algum seu uso deve ser por automedicação.

Saiba mais

Portal Sorrisologia

Portal Terra

UOL

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This