Seja para fazer tratamentos mais complexos ou simplesmente para se prevenir, cuidando dos dentes no dia a dia, o plano odontológico é um excelente investimento. Mas aí entra um detalhe essencial: em meio a tantas opções existentes no mercado, que critérios usar para escolher a melhor?

Justamente para ajudá-lo nessa missão é que resolvemos trazer para o post de hoje algumas dicas. Pronto para entender o que você deve observar na hora de avaliar os serviços oferecidos, a fim de optar pelo melhor plano odontológico para suas necessidades? Então confira!

Avalie a relação entre custo e benefício

Combinação de preço acessível e qualidade: esse é um dos principais fatores a avaliar para escolher um bom plano odontológico. Nesse sentido, é importante verificar tanto o custo envolvido como os serviços incluídos.

Tudo bem que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) exige a cobertura de procedimentos mínimos, mas nem por isso você deve deixar de analisar também os diferenciais oferecidos.

Um bom ponto a avaliar é se os serviços são focados em prevenção, a fim de evitar problemas mais graves no futuro. Para tanto, os planos costumam incluir limpezas, atendimentos de urgência e outros procedimentos importantes. Com isso, você e sua família mantêm a saúde bucal em dia por um preço justo, evitando gastos maiores no futuro.

Verifique o registro da empresa na ANS

Para funcionar, toda operadora precisa ter um registro na ANS. Solicite o número de registro das empresas pretendidas e consulte se são válidos, fazendo uma rápida busca no site da agência. Se você não conseguir ter o acesso ao número do registro ou se identificar algum impedimento, nada de fechar negócio.

Pergunte sobre o período de carência

Há, nos planos de saúde, uma diferença entre a data de pagamento das primeiras mensalidades e o efetivo começo de vigência dos serviços, quando o plano pode mesmo ser utilizado. É a chamada carência, que também existe nos planos odontológicos. Vale a pena perguntar, portanto, sobre prazos para marcação de consultas e exames, por exemplo.

Analise cuidadosamente a cobertura

Alguns planos têm cobertura regional, o que significa que você só pode ser atendido em uma área específica. Já outros têm cobertura nacional, com o atendimento podendo ser feito em todo o país. Pensando nisso, se você e sua família viajam bastante ou transitam frequentemente entre cidades diferentes, optar pelo plano nacional com certeza será a melhor escolha.

Além da abrangência da cobertura, fique atento ao número de postos de atendimento existentes. Veja se há locais próximos da sua casa, do trabalho e de outras áreas que costuma frequentar. Dessa forma, você garante mais praticidade para comparecer às consultas, além de ficar mais seguro caso tenha que lidar com uma emergência.

Powered by Rock Convert

Questione sobre os serviços oferecidos

Na hora de avaliar qual o melhor plano odontológico para suas demandas, veja com atenção quais são os serviços oferecidos. Tratamento de gengiva, limpeza, extração de dentes e restauração, por exemplo, são procedimentos normalmente cobertos. No entanto, como os tipos de coberturas podem variar de um contrato para o outro, é preciso ficar atento.

Instalação de aparelho ortodôntico e próteses em resina, por exemplo, não costumam estar inseridos na lista de coberturas básicas, se sua intenção é usufruir desses procedimentos ou se você já sabe que precisa de algum outro tratamento específico, pergunte antes de escolher o seu plano. Se a resposta for negativa, confira se é possível incluí-los e quanto a mais isso custaria.

Veja se é possível incluir dependentes

Essa parte da análise é fundamental para quem tem uma família grande. Por mais que a ANS garanta o direito de ter dependentes no plano, é bom verificar direitinho essa possibilidade antes de optar pelo serviço, ok? Em alguns casos, é possível incluir dependentes como filhos, enquanto outros planos aceitam também dependentes com outros graus de parentesco. Todos juntos cuidando da saúde bucal!

Cheque se há vantagens adicionais

Além dos serviços básicos, alguns planos oferecem vantagens adicionais para realmente conquistar os clientes. Uma das mais interessantes é o desconto na compra de medicamentos. Esse bônus pode ser muito útil, ajudando a economizar em eventuais tratamentos. Em alguns casos a economia pode ser superior ao valor pago na mensalidade do plano!

Observe a modernização do atendimento

As empresas voltadas para a área da saúde também têm ficado cada vez mais modernas. E pode acreditar: com isso, surgem diversas facilidades. Então verifique se o plano odontológico que você quer escolher tem um sistema atualizado, com um aplicativo próprio, por exemplo.

Essa inovação ajuda nas consultas à rede de atendimento e na atualização do cadastro, ainda oferecendo uma carteira digital. Assim, sempre que você precisar usar o plano e não estiver com a carteira física em mãos, tem no celular uma forma simples e prática para ser atendido sem dor de cabeça. Essas facilidades fazem toda a diferença no dia a dia e podem ser decisivas na escolha do plano ideal.

Confira a experiência e a reputação da empresa

Embora somente o tempo de experiência no mercado não seja capaz de assegurar que o plano oferecido pela empresa é bom, esse já é um ótimo indicador da qualidade dos serviços oferecidos. Afinal, para permanecer no mercado, é necessário ter clientes satisfeitos. Para tanto, o padrão de serviço deve ser elevado.

A propósito, para saber a respeito da qualidade dos serviços e do atendimento oferecidos pela empresa, você pode checar suas redes sociais e pesquisar sobre sua reputação na internet em geral. Assim, você logo descobrirá se ela tem um histórico ruim.

Apesar de parecer que são muitas as características a analisar e que isso dará trabalho, não esqueça: vale a pena analisar todos esses pontos o quanto antes, para depois não se arrepender. Lembre-se de que o plano odontológico proporciona cuidado com a saúde bucal, que, por sua vez, influencia o restante do organismo — até mesmo a autoestima. Escolher o melhor plano odontológico não é, portanto, um capricho, mas uma necessidade.

E agora que já sabe em que pontos ficar de olho para contratar o melhor plano odontológico para você e sua família, não perca mais tempo! Comece a pesquisar já!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This