Médicos recomendam até 12 vacinas entre 11 e 19 anos

3 minutos para ler

Porém, nem todas estão disponíveis no SUS.

A preocupação com a vacinação dos filhos não se limita à infância. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), crianças e adolescentes com idade entre 11 e 19 anos precisam manter uma rotina de imunizações, incluindo-se aí uma série de novas vacinas.

Apesar de ter evoluído muito nos últimos anos, a rede pública de saúde ainda não disponibiliza todas as vacinas recomendadas pela SBIm. Portanto, para seguir a recomendação da entidade será necessário investir recursos na proteção dos jovens.

Neste post, saiba onde é possível aplicar as 12 vacinas indicadas pela SBIm e quando é necessário tomar cada uma (parte delas é necessária apenas se o jovem não foi imunizado na infância).

O que está disponível no SUS e na rede privada?

Das 12 vacinas recomendadas pela SBIm, seis são ofertadas pela rede pública, enquanto as demais precisam ser adquiridas em clínicas particulares. Veja abaixo.

Vacinas disponíveis no SUS

  1. Febre amarela: recomendada para residentes ou viajantes em áreas de risco. É exigida em determinadas viagens internacionais. Só deve tomar quem não estiver imunizado;

2.    Tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche): se o jovem tiver cumprido o esquema básico de vacinação na infância, deve tomar um reforço dez anos após a última dose. Caso o esquema não tenha sido seguido, veja as recomendações para a imunização.

3.    Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): só deve ser vacinado quem não tiver recebido duas doses acima de um ano de idade. Caso o esquema não tenha sido seguido na infância, o jovem deve se vacinar.

4.    Hepatite B: só deve ser vacinado quem não tiver recebido duas doses na infância. Caso não esteja imunizado, o jovem deve ser vacinado imediatamente.

5.    Meningite C: independente de ter sido imunizado na infância, o jovem deve tomar uma dose entre 12 e 13 anos.

6.    HPV (proteção contra o vírus papiloma humano): antes restrita a meninas até os 14 anos, a vacina agora também está disponível para meninos até 13 anos. Entenda.

Veja também:  calendário nacional de vacinação do SUS

Vacinas disponíveis apenas na rede privada

  1. Quádrupla viral: a SBIm recomenda esta vacina até os 12 anos de idade. Trata-se de uma evolução da tríplice viralAlém de sarampo, caxumba e rubéola, ela imuniza contra varicela (ou catapora).

2.    Hepatite A: protege contra infecções causadas pelo vírus da hepatite A. Saiba mais. Importante: jovens não imunizados contra as hepatites A e B ainda podem tomar a vacina combinada hepatite A e B.

3.    Varicela (catapora): recomendada a partir dos 13 anos para quem não foi imunizado pela quádrupla viral.

4.    Meningocócica ACWY: protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Na impossibilidade desta, a SBIm recomenda a vacina meningocócica C conjugada. Saiba mais.

5.    Meningocócica B: protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. Saiba mais.

6.    Dengue: infecção causada pelos quatro sorotipos de dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Segundo a SBIm, a eficácia na prevenção de dengue é de 65,5%; de dengue grave e hemorrágica é de 93%; e de internação é de mais de 80%. Saiba mais.

Posts relacionados

Deixe um comentário