A máxima de quem não é visto não é lembrado não abrange apenas pessoas. A competitividade do mercado exige que os melhores profissionais sejam atraídos e, para isso, as empresas também têm que se fazer notar, destacando seu diferencial e se tornando desejáveis. Para isso, existe o marketing recruitment.
A expressão em inglês associa tanto o termo marketing, que vemos comumente ligado a estratégias comerciais, quanto o recrutamento, que é trabalho dos setores de recursos humanos e diz respeito à seleção e atração de profissionais para compor o capital humano organizacional.
Como se dá essa relação? Vamos responder nos próximos tópicos.
O que é marketing recruitment?
O conceito de estratégia está relacionado ao caminho, à ação que é executada para alcançar um objetivo. No marketing recruitment, a ideia é usar estratégias para captar excelentes candidatos para as vagas em aberto da empresa sem que se perca tempo ou invista tanto em divulgação. Deve-se pensar nisso até mesmo sobre vagas que não estejam abertas — afinal, sendo uma instituição privada, a qualquer momento, uma oportunidade pode surgir.
Essas medidas englobam o processo de recrutamento como um todo, isto é, atração, engajamento e nutrição das pessoas que têm interesse em fazer parte do negócio. Quem consegue colocar em prática sai na frente. Um estudo feito pelo Research Institute, em 2019, constatou que as organizações que adotam essa prática têm resultados melhores e mais rápidos.
Como o marketing recruitment surgiu?
O processo de recrutar e selecionar não é passivo; tanto o recrutador quanto o candidato fazem escolhas. Da mesma forma que é relevante para a empresa prospectar os profissionais mais capacitados, é interessante para o candidato buscar uma oportunidade que preencha os requisitos que espera, em relação a benefícios e ascensão de carreira.
Só que, no meio desse caminho, é preciso haver comunicação. Apenas anunciar as vagas não é o bastante. Aliás, essa é uma das últimas fases do marketing de recrutamento. Antes disso, é preciso informar ao público quem a empresa é e por que ela pode ser a melhor escolha para sua vida profissional. Esse objetivo é similar ao do employer branding. Por isso, aprenda a diferenciá-los.
Qual é a diferença para o employer branding?
Enquanto o marketing recruitment tem a ver com a parte ativa, as ações práticas para consolidar a percepção do mercado sobre a organização, o employer branding é a construção da estratégia da marca, que também resulta em uma percepção positiva. Um pode se apoiar no outro, mas existem de forma independente. Se a companhia investir em ambos, naturalmente, os benefícios serão ainda mais numerosos.
Por que investir em marketing recruitment?
Para compreender com clareza quais são as vantagens dessa estratégia e decidir se vale a pena realizar investimentos relacionados à sua execução, vamos destacar os pontos principais, a seguir.
Redução dos custos de contratação
Tanto demitir quanto admitir gera custos para a companhia. Por isso, contratar e desligar devem ser decisões bem pensadas pela gestão a fim de não impactar o orçamento organizacional. As que investem em marketing de recrutamento já atuam para minimizar essas chances.
Os custos envolvidos não são só financeiros. Se o profissional que está captando perde tempo na análise dos interessados, o prejuízo também é de tempo. Se a imagem que a empresa passa para o mercado é compatível com os candidatos certos, o processo se torna menos longo e mais eficiente.
Atração dos candidatos certos
Oferece um plano de carreira? Tem reputação positiva? Apresenta um pacote de benefícios invejável? Esse é o caminho para que os candidatos mais talentosos olhem para sua empresa. Lembre-se de existem duas vias: quanto melhor for a companhia, em relação ao que tem a oferecer a seus empregados, mais ela poderá cobrar de quem quer fazer parte dela.
Com isso, esses interessados se esforçarão o dobro, em termos de preparação e capacitação, para estar aptos a preencher os cargos disponíveis. Desse modo, a corporação ganha funcionários que já vão ingressar se identificando com o clima organizacional e os valores institucionais, além de serem mais motivados e dispostos a agregar.
Fortalecimento da marca
Já pensou em como a companhia da qual você faz parte é conhecida no mercado de atuação? Que palavras seus colaboradores usariam para descrevê-la? Como é a relação com a comunidade na qual está inserida? Todas essas respostas impactam a reputação de uma pessoa jurídica.
Então, uma vez que se investe em ações para divulgar isso de maneira intencional, focando, é claro, no que é relevante e positivo, a organização contribui para se fortalecer frente à sociedade, chamando a atenção de parceiros e futuros candidatos ou funcionários.
Como aplicar o marketing recruitment?
Depois de conhecer as vantagens, a pergunta que fica é: como adaptar isso à realidade do negócio? Comece pelas dicas que vamos dar nos próximos tópicos.
Crie um funil de recrutamento
Nos itens acima, falamos sobre uma das fases mais importantes de seleção, que é a triagem. Além dela, há outras que, juntas, compõem o funil de recrutamento. Organizando esse processo, fica mais fácil desenvolver medidas para aperfeiçoar a jornada do candidato. Esse funil também serve como indicador de RH. Portanto, pode ser usado como métrica para identificar desempenho e resultado.
Use as redes sociais
As redes sociais são a vitrine de qualquer usuário. Você pode usar o espaço para falar dos programas de desenvolvimento, dos projetos que serão implementados (e que possam ser divulgados ao público, claro), iniciativas de apoio ambiental e social, promoção de colaboradores, entre outros temas. Dependendo do que sua empresa tem como benefício, há muita história para contar nas redes — e chamar a atenção da comunidade!
Automatize o processo seletivo
A automatização de processos não chegou só para o RH. Trata-se de um movimento natural para todos os negócios e departamentos. No caso da subárea de recrutamento e seleção, um software que consiga se comunicar com os candidatos vai agilizar e melhorar a experiência deles.
Assim, ao mesmo tempo que eles se sentirão assistidos e acompanhados o tempo inteiro, o recrutador não precisa se preocupar em passar feedbacks: a própria ferramenta fará isso após seu comando. Bem mais prático, hein?
Percebe como o marketing recruitment pode favorecer uma empresa e torná-la competitiva? Pesquise mais a fundo sobre o tema e proponha a estratégia para a gestão. Os resultados são reais e fazem a diferença a longo prazo.
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