Aplicar adequadamente o marketing para pequenas empresas pode melhorar a imagem do seu negócio para clientes internos e externos. Quer dizer, mais pessoas podem se interessar em comprar seus produtos e serviços oferecidos.
Ainda, talentos tendem a ter mais motivação para permanecer na empresa e os que não fazem parte dela são atraídos para se candidatar. Alcançar esses objetivos é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.
Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer o conceito de marketing e oferecer, pelo menos, 4 dicas para pequenas empresas aplicarem. Assim, continue a leitura e fique por dentro!
O que é marketing para pequenas empresas?
Esse conceito consiste no conjunto de ações adotadas para que pequenas empresas ganhem visibilidade e melhorem o relacionamento com o cliente, interno ou externo. Isso porque as estratégias de marketing ajudam a reforçar os pontos positivos do negócio e atenuar os negativos, principalmente ao propor ajustes.
Logo, o marketing para pequenas empresas é importante para que elas se destaquem no mercado a curto, médio e longo prazos. Afinal, isso pode aumentar o volume de vendas, atrair e fidelizar consumidores, diminuir a rotatividade dos profissionais e muito mais.
Quais ações de marketing para pequenas empresas podem ser adotadas?
Existem diversas estratégias de marketing úteis, sejam ações off-line, sejam on-line, para alcançar os benefícios citados. A seguir, conheça 4 delas!
1. Crie sites e blogs
Diferentemente do que muitos podem imaginar, as redes sociais não são o único espaço digital para se comunicar com o público e trabalhar o marketing digital. Isto é, criar sites e blogs também é uma opção, sendo possível trabalhar o marketing de conteúdo para ‘’educar’’ o público e fazê-los entender uma possível necessidade, que será solucionada com seus produtos e serviços.
2. Faça anúncios no Facebook
Criar anúncios no Facebook consiste na promoção do perfil ou conteúdo, ao investir financeiramente nisso, para que ele ganhe visibilidade. Além disso, a exibição desses materiais será direcionada para um público-alvo, com mais chances de se interessar pelo seu negócio.
3. Use o Google Meu Negócio
Trata-se de uma ferramenta do Google, maior buscador da internet, que facilita o encontro dos usuários de uma empresa específica. Assim, quando alguém pesquisar informações institucionais sobre a sua empresa, como redes sociais, telefone etc., a probabilidade de o objetivo ser alcançado aumenta.
4. Integre ações on-line e off-line
Um exemplo de como fazer isso é possibilitar ao público comprar produtos on-line e retirar presencialmente na loja. Desse modo, ele aproveita a praticidade do digital e economiza no frete, benefício das lojas físicas. Além disso, ir pessoalmente até o seu estabelecimento é uma oportunidade para ele se integrar ainda mais com a sua marca e se satisfazer com a experiência.
Então, gostou das dicas mencionadas de marketing para pequenas empresas? Para melhores resultados, é recomendado mensurar o desempenho de cada estratégia aplicada e se necessário, efetuar ajustes. Nesse sentido, algumas métricas que avaliam isso são ROI, taxa de conversão etc.
E aí, você já conhecia as dicas de marketing para pequenas empresas mencionadas? Mostre a sua experiência, deixando seu comentário para aprendermos mais juntos!