Usar o marketing digital como aliado para pequenas empresas é uma estratégia popular nos últimos anos. Ainda assim, nem todas conseguem se satisfazer com os resultados, seja por subestimar essa ferramenta, seja pela má aplicação.
Isso porque a digitalização no empreendimento costuma ser uma pauta recente, principalmente para negócios menores. Logo, o marketing digital tende a ser cercado de mitos. Por exemplo, não basta garantir presença virtual para ter mais visibilidade e chances de pauta, essa é apenas uma das etapas recomendadas.
Você sabia disso? Muitas pequenas empresas não têm essa mentalidade, o que dificulta a aplicação do marketing digital. Pensando nisso, preparamos este post com 4 dicas de como colocar essa estratégia em prática e outras informações relevantes. Acompanhe!
O que é o marketing digital?
Esse conceito consiste no conjunto de ações adotadas no ambiente virtual, como redes sociais, e-mails, blogs etc., para promover uma marca. Assim, ela se torna mais atrativa para a clientela, podendo atrair e fidelizar clientes. Ainda, pode ser uma estratégia para engajar colaboradores e talentos, divulgando que o ambiente de trabalho é saudável.
Ou seja, o objetivo do marketing digital é similar ao tradicional. No entanto, ele é voltado para a web e não a ambientes físicos, como lojas presenciais. Afinal, a presença digital do público é cada vez maior. Isso explica porque quase 60% das empresas passaram a investir nisso durante a pandemia da covid-19, segundo pesquisa da HostGator.
Quais estratégias do marketing digital aplicar nas pequenas empresas?
Para que a presença digital das corporações seja relevante e com bons resultados, algumas dicas podem ser aplicadas. Confira 4 delas a seguir!
1. Faça anúncios em redes sociais
Fazer anúncios em redes sociais torna a sua marca mais visível e focada no público que realmente interessa. Para isso, é necessário investir dinheiro na promoção de conteúdo, para que ele se destaque em relação às publicações orgânicas.
Isso acontece porque o espaço digital é muito concorrido e a sua empresa disputa atenção com negócios de diferentes nichos, além de perfis pessoais.
2. Use SEO local
SEO local é uma estratégia de otimização de mecanismos de busca conforme a geolocalização do usuário. Por exemplo, ao fazer isso, quando alguém pesquisar por consultórios de dentistas no Google, o algoritmo pode apresentar o seu, caso ele seja próximo.
3. Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que foca mais na ‘’educação’’ do público do que na venda direta. Dessa forma, as pessoas descobrem uma necessidade, que é resolvida com os seus produtos ou serviços. Assim, a sua marca ganha pontos por apresentar essa dor a ele e se mostrar capaz de solucioná-la.
4. Use o e-mail marketing
O e-mail é um canal útil para interação com o público e conversão dele em cliente, caso você saiba usar o espaço. Isso porque boa parte das pessoas que visitam seu site não compram os produtos ou serviços oferecidos no mesmo instante. Logo, é preciso manter o relacionamento, o que pode ser feito por e-mail.
O que achou das dicas de marketing digital para pequenas empresas? Além de colocá-las em prática, é importante mensurar o resultado para eventuais ajustes, se necessário. Nesse sentido, existem métricas como o ROI, que calcula o Retorno sobre Investimento, taxa de conversão etc.
Ficou com alguma dúvida sobre marketing digital para pequenas empresas? Esse assunto costuma gerar muita discussão. Mande seu comentário ou pergunta a respeito do tema!