Qual a importância de manter benefícios corporativos na crise?

6 minutos para ler
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert

Em contextos de crise, como tem sido o período de pandemia da Covid-19, diversas empresas buscam adaptar sua gestão para sobreviver no mercado. Uma das medidas mais comuns, nesse sentido, é o corte de gastos e a redução de custos não essenciais para otimizar o orçamento. 

Embora a decisão seja necessária em determinados momentos, há custos que, se forem eliminados, podem gerar ainda mais prejuízo ao negócio. Um dos erros comuns, por exemplo, é desconsiderar a importância de manter benefícios corporativos. Afinal, é preciso levar em conta que eles se relacionam diretamente com o desempenho da empresa no mercado e a produtividade das equipes.

Pensando nessas questões, separamos para você alguns esclarecimentos sobre o assunto, além de dicas para manter os benefícios dos funcionários apesar de todas as dificuldades que o mercado impõe. Não deixe de conferir!

Qual a importância dos benefícios corporativos?

Para entender melhor os riscos de cortar benefícios dos funcionários mesmo em momentos de crise, vale esclarecer a importância que eles assumem no contexto corporativo. Confira, agora, as vantagens que os auxílios podem trazer ao empreendimento!

Motivação dos funcionários

Sem dúvidas, um colaborador que se sente valorizado pela empresa em que trabalha tende a vestir a camisa. Isso, porque o reconhecimento gera motivação para atuar cada vez melhor, até como uma forma de retribuição. 

Sendo os benefícios corporativos uma maneira de reconhecer o esforço das equipes, eles assumem relação direta com a qualidade, a produtividade e os resultados do negócio.

Bem-estar da equipe

O bem-estar da equipe é de extrema importância para um ambiente de trabalho colaborativo. Afinal, um conjunto de pessoas que se sente saudável física e emocionalmente tende a conviver em harmonia, o que contribui para o desenvolvimento de projetos bem-sucedidos. 

Isso, no entanto, depende da oferta de benefícios para que os funcionários tenham o suporte necessário e busquem a manutenção da qualidade de vida.

Engajamento profissional

O engajamento dos times pode ser interpretado como reflexo da motivação e da busca pela produtividade no ambiente de trabalho. Quanto mais razões o funcionário tem para permanecer na empresa, mais buscará o sucesso do empreendimento, que significará o seu próprio sucesso. 

Nesse sentido, os benefícios também contribuem para elevar a performance dos setores e fortalecer as relações entre empregador e colaborador.

Por que manter os benefícios corporativos durante uma crise?

Sem dúvidas, o contexto de crise coloca o gestor em xeque, forçando escolhas difíceis para manter a saúde financeira. É preciso, no entanto, saber distinguir entre o que realmente é supérfluo e o que é necessário para a continuidade do empreendimento. 

Além da boa gestão orçamentária, deve-se contar com uma equipe engajada e motivada para trabalhar pelo negócio e fazê-lo crescer no mercado. Diante desse cenário, manter benefícios corporativos significa não apenas investir no potencial dos colaboradores, como, também, apostar no sucesso do empreendimento. 

Powered by Rock Convert

Cortar incentivos às equipes, afinal, pode fazer com que o negócio perca grandes talentos, que poderiam contribuir para a retomada do crescimento e, inclusive, a força da marca no mercado.

É importante lembrar que os consumidores percebem o modo como a instituição lida as equipes. Portanto, a decisão de retirar benefícios pode fazer com que, além da produtividade, o gestor perca a oportunidade de reforçar os valores humanitários e as políticas de valorização.

Como manter os benefícios corporativos na crise?

Apesar das dificuldades, é possível manter benefícios corporativos com planejamento e colaboração das equipes. Caso não seja possível permanecer com todos os incentivos, por exemplo, vale perguntar aos colaboradores quais são considerados mais essenciais e, na medida do possível, ouvir sugestões para que todos atravessem este momento da melhor forma.

Se a empresa estiver operando no modo home office, por exemplo, faça a gestão de equipes virtuais e aproveite para compartilhar as dores do empreendimento e buscar concessões em conjunto. 

Um dos benefícios mais importantes a serem mantidos neste momento é o plano de saúde. Para quem não conta com essa iniciativa, inclusive, recomenda-se considerar a possibilidade, já que estamos vivendo uma crise de saúde pública.

Outras vantagens que podem ser interessantes de manter para os funcionários são: ginástica laboral, auxílio-internet, atendimento psicológico e itens básicos de higiene. Sem dúvidas, isso auxiliará as equipes na manutenção da qualidade de vida enquanto perdurarem as medidas de isolamento e promoverá um ambiente mais motivado e disposto.

De que forma um plano de saúde pode contribuir?

Uma pesquisa do Datafolha aponta que, para viver bem, apenas ter o próprio imóvel é considerado mais essencial do que um plano de saúde. Portanto, contar com um plano empresarial não é importante apenas em razão da Covid-19. Ter convênio como parte de um planejamento de longo prazo pode trazer inúmeros benefícios ao negócio.

Apesar da crescente valorização da saúde física e odontológica pela população, a medicina preventiva nem sempre é acessível ao colaborador. Para a empresa, no entanto, os valores podem ser negociados com facilidade, visto que a contratação se dá para um número maior de pessoas. Vale lembrar, ainda, que esse benefício incorpora e valoriza o salário das equipes, o que contribui para a retenção de talentos.

O negócio, da mesma forma, reduz as possibilidades de custos com afastamentos e faltas por motivo de saúde. Com um acompanhamento médico regular, afinal, os riscos de adoecimento nas equipes é amenizado de maneira significativa.

Incentivos podem parecer, à primeira vista, um gasto a ser cortado sem maiores problemas. No entanto, manter benefícios corporativos auxilia na produtividade do negócio e, portanto, no desempenho da empresa no mercado. Por essa razão, vale a pena buscar com a equipe soluções para permanecer com os auxílios mais essenciais — entre eles, o plano de saúde médico e a assistência odontológica.

E saiba que a Golden Cross pode ser grande aliada. Além de contar com planos que se adaptam aos diferentes perfis de negócio, oferecemos uma qualificada rede referenciada para que você usufrua de todas as vantagens que o benefício assistencial proporciona.

Se você gostou das dicas que demos neste conteúdo, entre em contato com a nossa equipe e confira os planos de saúde que disponibilizamos para o seu negócio!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário