Confira as melhores práticas para uma limpeza de dente correta!

6 minutos para ler

Um cuidado que você não pode negligenciar é a limpeza de dente. Ela deve acontecer constantemente; afinal, sempre que comemos alguma coisa ou ingerimos uma bebida, resíduos se depositam no esmalte dentário. Eles precisam ser eliminados para não ajudar na proliferação de bactérias.

Sendo assim, você deve criar uma rotina de higienização bucal e segui-la todos os dias, mas não pode esquecer de que essescuidados caseiros precisam ser complementados com idas regulares ao dentista. Afinal, existem alguns procedimentos que somente ele pode realizar.

Além disso, para apresentar a eficácia esperada, essa higienização precisa ser feita do jeito certo. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar para você quais são as melhores práticas para limpar os seus dentes, quais problemas você evita com elas e por que é tão importante contar com um especialista. Continue lendo!

Por que a limpeza de dente é tão importante?

Você já passou a língua em seus dentes alguns minutos depois de comer alguma coisa? Se sim, deve ter percebido que o esmalte dentário parece ficar crespo, o que acontece em função da formação da placa bacteriana.

Ela é um biofilme composto por resíduos de comida que servem como alimento para bactérias nocivas. Durante o processo digestivo, elas liberam ácidos que são muito agressivos, tanto para os dentes quantos para as gengivas e demais tecidos bucais.

Esses ácidos provocam a desmineralização do esmalte dentário, levando à formação de lesões, conhecidas como cáries. Também estimulam uma reação inflamatória do organismo, o que desencadeia doenças na gengiva, como a gengivite.

Por isso, é fundamental que a limpeza de dente seja feita com certa frequência, pois, somente por meio dela, conseguimos eliminar a placa bacteriana. Dessa forma, controlamos os micro-organismos e prevenimos condições como essas que citamos, além do mau hálito, tártaro, amarelamento dos dentes, a periodontite e outros.

Qual é o jeito certo de fazer a limpeza de dente?

Para evitar essesproblemas nos dentes e na gengiva, não basta se preocupar com eles. É preciso que você realize a higienização bucal do jeito certo, sendo necessários diversos cuidados para garantir que a boca ficará livre dos resíduos e das bactérias. Veja, a seguir, quais são as melhores práticas para você fazer a limpeza de dente corretamente.

Faça a escovação após as refeições

Se, todas as vezes que comemos alguma coisa, a placa bacteriana se forma, proliferando micro-organismos, não podemos escovar os dentes somente ao final do dia. Assim, é fundamental que você faça a escovação após cada refeição utilizando uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor.

Escove a língua

É muito comum que as pessoas foquem a limpeza de dente, realizando uma excelente escovação, mas esquecendo-se de que a língua também precisa de atenção. Ela acumula resíduos dealimentos assim como o esmalte dentário, portanto, deve ser escovada com a mesma escova que você utiliza diariamente ou higienizada com um raspador específico.

Enxágue bem a boca

Depois que você finalizar a escovação, é muito importante que elimine toda a espuma feita pelo creme dental. Considere que ela contém resíduos de alimento e, possivelmente, bactérias. Sendo assim, faça bochechos.

Use o fio dental

A escova é muito eficaz para limpeza de dente; no entanto, existem alguns cantinhos que ela não consegue alcançar. Os resíduos também se acumulam ali, e, para fazer a retirada deles, é preciso usar o fio dental. Ele pode ser utilizado uma vez por dia, na última escovação, a fim de fazer uma faxina em sua boca antes de ir dormir.

Cuide da sua escova

A escova de dente também precisa de atenção, porque, se não for bem higienizada e armazenada, pode ser um ambiente de proliferação de bactérias. Assim, evite que ela tenha contato com o ambiente externo e superfícies e a enxágue corretamente após o uso, removendo o excesso de água em seguida. Faça a troca a cada 3 meses.

Evite usar muito creme dental

O creme dental ajuda a fazer higienização bucal, porém, o que realmente faz a limpeza de dente é a escova. Por isso, você não precisa usar muito do produto. Aliás, o excesso atrapalha a escovação, porque faz muita espuma e estimula você terminar mais rápido, comprometendo a qualidade da higiene.

Por que é necessário ir ao dentista?

Para complementar a limpeza no dente feita em casa, você precisa passar por consultas periódicas com o dentista. Isso, porque alguns resíduos acabam se acumulando em áreas a que não conseguimos ter acesso, como na linha abaixo dagengiva. Somente o especialista, com os instrumentos certos, consegue removê-los.

Considere, ainda, que a limpeza feita pelo dentista é profissional. Ele utiliza produtos mais eficazes e realiza procedimentos que não conseguimos fazer em casa, como o polimento do esmalte, a remoção do tártaro e a aplicação de flúor.

Além de tudo isso, durante as consultas de rotina, o especialista faz uma avaliação geral da sua boca. Ele procura por sintomas comuns, como pontos de cárie, inflamações nas gengivas, feridas, umdente escuro e qualquer outro sinal que possa indicar problemas começando.

É válido lembrar que esse acompanhamento deve acontecer o quanto antes. Ou seja, crianças também precisam da limpeza de dente profissional, sendo necessário que elas se consultem com o odontopediatra.

Essas visitas de rotina devem começar logo que nascem os primeiros dentes de leite, seguir por toda a infância, adolescência e vida adulta, até a terceira idade. Afinal, os problemas bucais podem se manifestar em qualquer um.

O ideal é que oacompanhamento de rotina aconteça a cada seis meses para pessoas de todas as idades. Entretanto, em casos mais específicos, o dentista pode reduzir esse prazo, sendo fundamental seguir as recomendações dele para garantir o equilíbrio da sua saúde bucal.

Portanto, capriche na limpeza de dente em casa. Utilize uma boa escova e um creme dental de qualidade e faça da higienização um hábito. Instrua seus filhos sobre essa importância, auxilie seus pais ou familiares idosos e não deixe de agendar consultas para todos a cada seis meses, a fim de aumentar a eficácia da prevenção.

Sabia que a negligência com a limpeza dos dentes pode acarretar a perda deles? Aprenda um pouco mais sobre esse problema, suas consequências e formas de tratamento!

Posts relacionados

Deixe um comentário