Limpeza da casa: como manter seu lar longe de doenças?

6 minutos para ler

Muitas pessoas passam a maior parte do tempo tomando cuidado para evitar danos à saúde. No entanto, muitas vezes, os problemas estão escondidos dentro do lar — como é o caso de vírus, ácaros, fungos e bactérias que podem causar doenças, como alergias, rinite e dengue. Para evitar, é fundamental manter a limpeza da casa.

Uma boa maneira de se prevenir contra esses problemas é deixá-la sempre bem arejada, além de limpar as superfícies com álcool e evitar água parada. Com alguns cuidados simples no dia a dia, é possível preservar a saúde da família e manter os micro-organismos longe.

Se você deseja saber quais doenças podem ser prevenidas e como limpar a casa de maneira correta, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais enfermidades podem ser prevenidas com a limpeza de casa?

Diversas doenças podem ser evitadas ao limpar a casa frequentemente. Confira, a seguir, quais são.

Dengue

A dengue provoca febre e é causada por um vírus. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti, que se prolifera quando existe água parada. A época do ano com uma grande transmissão são os meses chuvosos, mas é muito importante não ter água parada e manter a higiene, já que o ovo do mosquito sobrevive por 1 ano até encontrar a melhor condição para eclodir.

Rinite

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal caracterizada pela reação imunológica do organismo a partículas inaladas consideradas estranhas. Os sintomas principais são coceira no nariz, espirro, coriza e obstrução nasal. Diversas substâncias que estão presentes no ambiente são alergênicas, mas predominam o pólen e a poeira.

A poeira é a responsável principal pela rinite e está presente nos móveis, pele humana e pelo de animais. Por isso, é fundamental manter a casa limpa.

Alergias

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a possíveis invasores e ameaças. Em geral, ela é de origem genética, mas só manifesta os sintomas dependendo da exposição da pessoa aos reagentes, como pelo de animais, pólen, fungos, alimentos e insetos.

Existem várias causas, dependendo do tipo de alergia, mas, em geral, é preciso manter a casa limpa e livre de poeira, pólen e ácaro.

Gripe

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, e os principais sintomas incluem cansaço, dor de garganta, tosse, dor intensa no corpo e febre alta. O clima frio é mais favorável ao vírus, já que ele sobrevive melhor e encontra uma facilidade de transmissão, pois as gotículas de saliva se espalham melhor em casas fechadas.

Para evitá-lo, é fundamental lavar as mãos com sabão e água, além de limpar os ambientes com álcool em gel.

Coronavírus

O coronavírus é um vírus que provoca infecções respiratórias, e o país e o mundo estão em estado máximo de alerta pelo aumento do número de casos. Nessa situação, é fundamental ficar atento às orientações dos especialistas para a prevenção da doença.

Powered by Rock Convert

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de superfícies ou objetos contaminados e por gotículas de saliva. Para prevenir, é muito importante lavar as mãos frequentemente, evitar tocar os olhos e nariz e o contato próximo com pessoas infectadas e desinfetar objetos usados com frequência.

Como evitar doenças em casa?

Para evitar essas enfermidades e suas complicações, é necessário sempre manter a casa limpa e arejada. Veja como.

Limpe as superfícies com álcool 70%

Limpar algumas superfícies, como mesa, sofá, celular e computador ,é muito importante para evitar a disseminação de vírus. Assim, use um pano umedecido com álcool 70%, que é ideal para a ação contra os micro-organismos.

Graduações menores do produto, como o álcool de cozinha podem não desativá-los. Após passar nas superfícies por cerca de 2 minutos, deixe secar naturalmente.

Aspire os ambientes

Com várias células e cabelos sendo depositados pela casa todos os dias, a caspa, poeira, bactérias e outras substâncias alérgenas podem se acumular, sendo, por uma questão de saúde e limpeza, muito importante removê-las. Assim, aspire os móveis e o chão para evitar o acúmulo de micro-organismos no local.

O ideal é fazer esse processo uma vez por semana. Além disso, é essencial manter o aparelho limpo e optar por um que tenha sistema de filtros eficiente.

Evite água parada

Para evitar a dengue, é fundamental impedir a proliferação do mosquito. Para isso, elimine a água armazenada ao ar livre, que pode se tornar um criadouro, como piscinas sem uso, garrafas plásticas, pneus, tampas de garrafa e vasos de plantas.

Pessoas que moram em apartamentos também devem ficar atentas. Assim como na área externa, a limpeza precisa ser feita periodicamente em recipientes de água, baldes, vasos e até mesmo na bandeja de água da geladeira. A frequência com que se deve manter a limpeza também é essencial no combate à dengue, devendo ocorrer pelo menos uma vez na semana.

Troque a roupa de cama semanalmente

As pessoas trocam de pele o tempo todo, e essas células mortas podem ficar na roupa de cama. Além disso, ácaros e bactérias também estão presentes e podem provocar alergias. O esconderijo favorito desses seres são os travesseiros e colchões.

Por isso, o recomendado é trocar a roupa de cama toda semana, já que quanto menos ácaros, menores serão os problemas com alergias de pele, asma e rinite. Em relação aos edredons e cobertores, é importante lavá-los no início e ao final da estação de uso. Durante o período de uso, deve-se colocá-los para tomar ar ao menos uma vez por semana.

Para a limpeza de fronhas e lençol, é preciso usar água e sabão em pó e deixá-los secar ao sol, já que os raios ultravioleta matam os ácaros.

Como vimos, a limpeza da casa é muito importante para evitar o acúmulo de poeira e água e prevenir doenças como alergias, dengue, gripe, COVID-19 e rinite. Por isso, lembre-se de manter os cômodos limpos todos os dias e fazer uma faxina geral a cada 15 dias.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para continuar acompanhando as novidades. Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário