O que é liderança 4.0? Entenda como ser um líder do futuro

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O conceito de liderança 4.0 está relacionado com a 4ª Revolução Industrial. Nesse sentido, a inteligência artificial e a tecnologia são pontos fundamentais dessa transformação, propondo sugestões de adequações e mudanças que estão sendo feitos dentro de várias instituições, independentemente da área de atuação ou do porte.

Os comportamentos que se esperam dentro desse aspecto são: sustentabilidade, agilidade, flexibilidade e autonomia. Assim, a gestão de empresas se transforma para acompanhar as mudanças — e é nessa hora que a liderança 4.0 entra. Logo, os líderes precisam entender a necessidade da digitalização para se tornarem competitivos no mercado.

Neste post, mostraremos como você pode ser um líder do futuro. Confira!

O que é liderança 4.0?

A pessoa que falou sobre liderança 4.0 pela primeira vez foi Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial e responsável por criar o termo Revolução Industrial 4.0. Após estudar e analisar as rápidas evoluções e transformações provocadas pela internet, ele entendeu que os gestores que lideravam as organizações não eram mais os mesmos.

De maneira simples, a liderança 4.0 se refere às características essenciais que os líderes devem ter para ficarem à frente da transformação digital e da execução e criação de estratégia digital nas empresas. Segundo o criador do termo, o mundo necessita de um gestor com inteligência emocional, capaz de criar e saber lidar com trabalhos cooperativos.

Os líderes devem liderar por meio da empatia, não pelo ego, e treinam em vez de comandar. Logo, essa liderança deve preparar o gestor para atuar com a rapidez na troca das informações, tendo foco nos resultados. Todos os mecanismos e as estratégias de crescimento da companhia não podem deixar de levar em conta a valorização e o respeito das pessoas.

Desse modo, a gestão precisa ser transparente, engajada e voltada para uma comunicação mais eficiente. Além disso, o colaborador deve se sentir parte da organização.

Como ser um líder 4.0?

Um líder que consegue incentivar a produtividade e a saúde mental dos colaboradores é fundamental nesse contexto. Algumas práticas a serem incentivadas incluem investir em treinamento e cursos e conhecer novas tecnologias, aplicando-as dentro da empresa. Veja, a seguir, como ser um líder 4.0.

Trabalhe sua inteligência emocional

Essa habilidade é fundamental para os profissionais de sucesso e, na liderança 4.0, torna-se uma obrigação. A inteligência emocional é a capacidade de gerir as emoções no ambiente profissional, não permitindo que elas possam influenciar na tomada de decisão ou afetem a maneira como você trata os seus liderados e colegas.

Basicamente, é processar e separar as emoções de modo racional e inteligente, evitando que elas afetem o julgamento. A inteligência emocional pode ajudar os gestores 4.0 a lidarem com conflitos dentro do time e a receberem e darem feedbacks de maneira construtiva, além de garantir uma gestão coesa e parcial.

Gerencie de forma descentralizada

Esse é um aspecto bastante difícil para atingir a liderança 4.0. Isso acontece porque a cultura do líder é, normalmente, de centralizar algumas decisões importantes ou grandes projetos.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Portanto, é fundamental que os líderes 4.0 entendam que — se quiserem alcançar produtividade, foco e agilidade — a equipe deve estar preparada para assumir riscos, ser capaz de tomar uma decisão sozinha e resolver os problemas sem precisar do gestor do lado para auxiliar.

Contudo, é importante lembrar que os líderes têm um papel de apoio essencial na equipe e precisa ser acessível sempre que for necessário, mas a responsabilidade e o poder também deve ser compartilhado com os colaboradores.

Desenvolva sua coragem e visão de futuro

Em cenários de mudanças constantes e em uma cultura aberta às inovações, não fica claro sobre qual é a melhor direção a seguir. Portanto, é muito importante que os líderes sejam corajosos para encarar o desconhecido e estejam aptos para contornar quaisquer erros ou dificuldades e adaptar a estratégia, caso precise.

Essa coragem pode resultar em uma confiança e abertura maior das equipes diante de seu líder. Além disso, é preciso pensar sobre o futuro e entender a importância de manter os benefícios corporativos. Assim, é fundamental estar à frente. Ser um visionário auxiliará o gestor a se manter preparado para as outras etapas, trazer inovações à empresa e pensar de maneira estratégica.

Foque em uma gestão estratégica

O líder 4.0 deve ter foco em pessoas e nos resultados, buscando sempre um modo de inovar. Contudo, para isso é necessário estar em um processo constante de aprendizado. Lembre-se de que conhecimento nunca é demais, e nesse tipo de liderança essa premissa é ainda mais empregada.

A busca por conhecimentos resultará em um gestor mais preparado, que poderá dirigir a equipe com uma disposição maior e vai saber utilizar melhor os recursos disponíveis. Tudo isso resultando em equipes altamente preparadas e eficientes.

Seja um líder que motiva

Fortalecer a fonte de inovações e criatividade da empresa é importante para obter êxito. Os talentos impactam profundamente a transformação digital, portanto, é fundamental que as companhias entendam e respondam às necessidades.

Assim, um modelo de gestão mais humanizada e o empoderamento dos funcionários devem ser levados em conta a fim de garantir as motivações necessárias nessa jornada. As instituições que resolvem mudar, defendem ações orientadas para valorização, retenção, inclusão, engajamento e motivação dos colaboradores, além de prezar por um ambiente de trabalho saudável.

Todos esses incentivos podem contribuir para aumentar a produtividade e tornar possível a almejada cultura da inovação.

Mostre-se flexível

Na era digital, é importante esquecer a famosa fórmula de sucesso. Cada pessoa, processo e negócio apresenta as suas peculiaridades. Portanto, o que deu certo em uma empresa não necessariamente trará sucesso para a sua. Desse modo, ser flexível é essencial para conseguir a adaptação e mudar sempre que for necessário, na velocidade correta.

Agora que você já sabe o que é liderança 4.0, lembre-se de colocar em prática as dicas acima. O mundo atual necessita um líder flexível para encarar os novos desafios e pede soluções inovadoras, de forma a estar sempre ligado nas tendências.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como traçar estratégias de valorização do funcionário!

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário