Iniciando na corrida ou musculação? Conheça alguns cuidados básicos

3 minutos para ler

2016 é o ano das primeiras olimpíadas da América do Sul, no Rio de Janeiro. Com os jogos, muitas pessoas acabam encontrando a motivação necessária para iniciar ou mesmo intensificar a prática de esportes como corrida, musculação etc.

No entanto, quem está interessado em investir nos treinos, seja em uma academia ou ar livre, precisa lembrar que os atletas profissionais se prepararam anos para apresentar um alto nível de desempenho nos jogos – e os “atletas amadores” estão apenas começando.

Por isso, quem está começando precisa realizar uma preparação adequada, que leve em conta os limites do seu corpo, para não sofrer lesões musculares ou até complicações mais sérias (como problemas cardiovasculares).

Este assunto é tão importante que listamos algumas dicas essenciais para que o treino desses atletas seja acima de tudo seguro e bem sucedido.

Procure orientação médica

Antes de iniciar qualquer atividade física, é muito importante que o indivíduo realize uma avaliação médica, faça exames de sangue e passe pelo teste de esforço (aquele em que você caminha na esteira com eletrodos e que mede com segurança quais são os limites de cada um).

Preocupe-se com a alimentação

O atleta iniciante deve se preocupar em ter uma alimentação saudável e balanceada, de preferência com o acompanhamento de um nutricionista. Este profissional irá adequar as necessidades energéticas individuais a cada modalidade esportiva, tendo como objetivo um bom desempenho e a manutenção da saúde.

O que vestir e calçar

A escolha das roupas para se exercitar pode até parecer supérfluo, mas não é. Veja alguns exemplos.

  • O atleta amador deve evitar o uso de tênis muito velho ou frouxo, pois este pode não estar absorvendo bem o impacto, o que pode provocar lesões futuras.
  • Use camisetas e shorts leves, com tecidos específicos para a prática esportiva, ideais para eliminar a transpiração e para evitar a desidratação.
  • Use meias de materiais finos (evitando a utilização daquelas de algodão grosso), pois elas não retêm a umidade.

Inicie os treinos com orientação

Se você for a uma academia, procure fazer os treinos acompanhado de um professor, que pode ser um personal trainer ou profissional da própria academia. Caso vá correr, pedalar ou praticar outros esportes ao ar livre, busque orientação com um profissional especializado.

Atenção ao aquecimento

Dica importante para quem vai praticar atividades aeróbicas. Inicie o treinamento com intensidade menor e vá aumentando aos poucos, gradativamente, para promover um aquecimento muscular, articular e cardiorrespiratório.

Isso é importante porque, ao realizar esforços intensos com a musculatura e as articulações frias, a probabilidade de lesões musculares é maior.

Após o treino

Diminua a intensidade do exercício aos poucos e faça alongamento após as atividades físicas. Além disso, hidrate-se, ingerindo água, água de coco ou outras bebidas isotônicas que irão facilitar a reposição de líquidos e sais minerais perdidos durante a transpiração.

Saiba mais:

Dicas para corredores iniciantes – globoesporte.com
Dicas para turbinar o treino aeróbico – UOL

Posts relacionados

Deixe um comentário