Há diversos fatores que contribuem para que um negócio alcance o sucesso. No entanto, um dos mais importantes é a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. Isso depende do recurso mais valioso de uma empresa: a equipe de trabalho.
Sendo assim, o absenteísmo, ou seja, a ausência do colaborador por motivos que não sejam os descansos previstos no contrato de trabalho, deve ser evitado ao máximo, pois impacta de forma negativa nos resultados do empreendimento.
Para isso, é fundamental conhecer o índice de absenteísmo da sua empresa, motivos e maneiras de minimizar esse problema. É justamente sobre isso que trataremos ao longo do post. Acompanhe!
O que é absenteísmo?
Como comentamos anteriormente, absenteísmo é a ausência do colaborador no ambiente de trabalho por causas que não sejam os descansos previstos no contrato. Isso inclui os atrasos e faltas.
Então, todo tipo de falta (exceto férias e folgas previstas) é considerado absenteísmo, como suspensão do funcionário, afastamentos pelo INSS, atestados médicos, faltas legais (como licença maternidade) e por motivos particulares ou não justificados.
O que significa índice de absenteísmo?
É um indicador que avalia se o número de faltas está baixo ou elevado. Trata-se de uma taxa que o RH deve acompanhar com frequência, pois a falta excessiva de funcionários traz grandes prejuízos para os resultados do negócio.
Segundo um estudo realizado pela Exame, a taxa média de absenteísmo no setor de serviços é de 5%, enquanto o índice varia entre 7% e 10% no setor varejista. Assim, de modo geral, o índice de até 4% é considerado aceitável para as empresas, seja qual for o porte e setor.
É importante ressaltar que dificilmente o índice será nulo, tendo em vista os imprevistos que todo trabalhador está sujeito a ter.
Como calcular esse índice na minha empresa?
É bastante fácil calcular o índice de absenteísmo na sua empresa. Basta utilizar a seguinte fórmula:
Índice de absenteísmo = (total de horas ausentes / total de horas trabalhadas) x 100
Vamos a um exemplo para que você entenda melhor. Digamos que sua empresa tenha 50 trabalhadores que deveriam cumprir uma jornada de 8 horas diárias por 20 dias em um mês. Então, temos:
50 x 6 x 20 = 6000 horas deveriam ser trabalhadas no mês
Em seguida, some todos os atrasos, faltas e saídas antecipadas (mesmo que justificadas) de cada funcionário. Digamos que o total tenha dado 350 horas nesse mês. Logo, utilizando a fórmula, temos:
Índice de absenteísmo = (350 / 6000) * 100
Índice de absenteísmo = 5,83%
Considerando que a taxa aceitável é de até 4%, podemos ver que o índice da sua empresa está elevado.
Quais são os principais impactos de um índice alto?
Quando uma empresa está com o índice de absenteísmo elevado, geralmente enfrenta os seguintes problemas:
- aumento da rotatividade, que eleva os custos com demissão, contratação e treinamento de novos funcionários;
- sobrecarga de trabalho para os outros colaboradores;
- atrasos na entrega;
- conflitos internos, que prejudicam o clima organizacional;
- queda na produtividade;
- aumento da vulnerabilidade a falhas e acidentes de trabalho;
- queda da lucratividade;
- aumento de horas extras para que outros funcionários supram a falta dos ausentes.
Quais são as principais causas do absenteísmo?
O absenteísmo é um problema que pode ter diversas razões, tanto relacionadas às condições de trabalho quanto aos fatores psíquicos dos empregados. Desse modo, podemos apontar os principais motivos como sendo os seguintes:
- desmotivação — quando não há boas condições de trabalho nem feedbacks por parte do gestor, ou quando há imposição de metas irreais ou muita pressão, os funcionários não se sentem motivados e, assim, tendem a cometer faltas e atrasos;
- problemas na infraestrutura — trabalhar em um local que não permite a realização correta das atividades faz com que os trabalhadores se sintam descomprometidos com suas tarefas, levando a faltas;
- modelo de liderança autoritário — quando o colaborador se sente pressionado, desrespeitado ou intimidado por seu superior, passa a evitar seu ambiente de trabalho;
- qualidade clima organizacional — um ambiente tumultuado, em que não há uma convivência pacífica e harmônica entre os membros da equipe dá margem às constantes faltas dos funcionários;
- acidentes de trabalho — mesmo com uma legislação trabalhista exigente com relação às condições de trabalho, muitas empresas não dão a devida atenção a esse ponto. O aumento no número de acidentes eleva o índice de absenteísmo;
- problemas de saúde — grande parte das faltas ocorre por problemas de saúde do trabalhador, que precisa se ausentar do ambiente de trabalho por vários dias.
Como minimizar esse problema?
Felizmente, há muitas formas de reduzir o índice de absenteísmo nas empresas. A seguir, confira as principais:
- atenção ao perfil no momento da contratação — preste atenção nas competências hard skills e soft skills;
- promova a comunicação sem ruído entre todos os funcionários — pois isso ajuda a formar um bom clima organizacional;
- procure conhecer os motivos por trás das faltas — assim, poderá traçar estratégias para solucioná-los;
- ofereça um plano de carreira — isso aumenta o engajamento, a motivação e a satisfação dos colaboradores;
- forneça treinamento e capacitação para os funcionários — além de ajudar no plano de carreira, também contribui para melhorar as habilidades dos trabalhadores;
- analise a ergonomia — ao oferecer boas condições de trabalho, a empresa consegue reduzir os riscos de acidentes;
- peça e dê feedbacks — reuniões curtas e periódicas são fundamentais para alinhas as expectativas de todos. Portanto, promova a cultura de feedbacks recíprocos entre os membros da equipe e com os gestores;
- ofereça um bom plano de saúde — quando a empresa oferece um bom plano de saúde para os funcionários, eles conseguem cuidar muito melhor tanto da saúde física quanto da saúde mental, aumentando a qualidade de vida da equipe e reduzindo a taxa de rotatividade.
Como você viu, o índice de absenteísmo é um indicador valioso para uma empresa. Ao conhecer sua taxa e os motivos de estar alta permite que os gestores tracem estratégias para reduzi-la. Então, não deixe de seguir as nossas dicas para diminuir essa métrica e acompanhe sempre o seu valor. Desse modo, você conseguirá impulsionar os resultados da sua empresa.
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