Como fazer a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial?

6 minutos para ler

O plano de saúde é um dos benefícios mais atrativos para vários profissionais hoje em dia, proporcionando alto valor à vaga. Por isso a sua contratação tem se tornado uma prática cada vez mais comum em grandes empresas. Porém, além do benefício individual, muitos funcionários buscam a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial.

Para profissionais que têm filhos e cônjuges, esse ponto muitas vezes é tão importante quanto o cargo em si. E, para garantir que sua equipe possa tirar maior proveito desse recurso, você deve entender como funciona a inclusão de dependentes, quais são suas regras e suas restrições.

Acompanhe e veja o que você mais precisa saber a respeito.

Como funciona a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial?

Planos de saúde empresariais são contratados de Pessoa Jurídica para Pessoa Jurídica, ou seja, o seu negócio faz a contratação do seguro e repassa esse benefício para os colaboradores. A intenção é conseguir condições e preços melhores do que seriam possíveis com a contratação individual.

Dependentes de um plano de saúde são pessoas que podem usar o plano além do próprio titular. No caso da Golden Cross, os dependentes elegíveis para contratação variam de acordo com o porte da empresa. Para contratos com mais de 100 beneficiários, por exemplo, são dependentes diretos o(s) filho(s), enteado(s), tutelado(s) e sob guarda e cônjuge, desde que estejam de acordo com as seguintes condições:

  • Filho natural / filho adotivo ou sob guarda e tutela – Até 24 anos;
  • Enteado – Até 24 anos e o cônjuge / companheiro (a) também deverá fazer parte do contrato como dependente;
  • Cônjuge / companheiro – São aceitas pessoas do mesmo sexo.

Como fazer a inclusão de dependentes?

Se um funcionário deseja fazer a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial, ele precisa enviar algumas informações e documentos do dependente em questão para o RH da empresa onde ele possui vínculo. Os documentos exigidos variam de acordo com o grau de parentesco e no caso da Golden Cross, o processo é bem simples e online.

Há período de carência para a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial?

Um dos principais fatores levados em conta na contratação de qualquer plano de saúde é o tempo de carência e como ele afeta o uso do serviço. Dependendo do porte da empresa e das condições contratuais, pode ser necessário o cumprimento de carência para determinados procedimentos.

Como planos de saúde empresariais são contratados para várias pessoas ao mesmo tempo, é comum que esse período de carência seja bem mais curto ou que você fique isento para determinados procedimentos.

Na Golden Cross as grandes empresas contam com um Executivo de Contas dedicado que, junto com a equipe de pós venda, poderá dar todo o suporte necessário para sanar as dúvidas sobre as movimentações cadastrais, prazos de carências e outros questionamentos que podem surgir no dia a dia.

Quais são os custos da inclusão?

Mesmo que seja uma opção comum, a inclusão de dependentes ainda apresenta um custo extra para a empresa. Para evitar que essas despesas prejudiquem seu planejamento financeiro, é importante esclarecer suas condições e como os custos serão cobertos. Vale lembrar que os gastos com plano de saúde são investimentos, que impactam na satisfação do funcionário e impacta diretamente na sua produtividade.

Não é obrigatório que a empresa arque com o custo dos dependentes, mas ainda é uma boa ideia considerar dividir ou assumir por completo esse custo para sua equipe.

Se a empresa custeia por completo a inclusão de dependentes, então você deve esclarecer se há um limite para quantos deles podem ser colocados no plano. Se é feita uma divisão, comunique também como ela é feita, se será feito um desconto direto em folha ou outro método.

Fora isso, há também os fatores comuns que impactam no custo do plano de saúde, como o tipo de cobertura oferecida, se o plano inclui atendimento nacional ou regional, se tem coparticipação e qual é a faixa etária dos beneficiários. Tudo isso será contabilizado pela operadora ao calcular o valor da mensalidade.

Vale a pena oferecer um plano de saúde empresarial com dependentes?

Se você tem uma grande empresa, oferecer benefícios para seus colaboradores, incluindo o plano de saúde, é muito importante. Alguns dos principais benefícios estão explicados a seguir.

Vagas mais atrativas

Bons profissionais tendem a ser mais exigentes com as vagas que procuram. Por isso costumam optar por empresas que oferecem vários benefícios, além do bom salário. Um plano de saúde com dependentes ajuda a atrair esses profissionais.

Melhor relação entre custo e benefício

O custo total do plano de saúde empresarial é bem menor se comparado com a contratação de vários planos de saúde particulares. Isso permite entregar mais valor à sua equipe com um investimento relativamente menor.

Promoção da saúde da equipe e de seus familiares

Se a sua equipe cuida bem da própria saúde, há menos chances de perder dias de trabalho ou reduzir seu desempenho. Da mesma forma, a segurança de que sua família tem acesso a bons serviços de saúde também é um incentivo para manter o engajamento e a produtividade.

Agora que você entende melhor como funciona a inclusão de dependentes em plano de saúde empresarial, pode oferecer esse benefício mais amplamente para sua equipe. Tudo que resta é contratar o plano empresarial certo para seu negócio.

Visite o site da Golden Cross, conheça nossos produtos e entre em contato!

Posts relacionados

Deixe um comentário