Implante dentário: saiba o que você precisa saber sobre isto!

6 minutos para ler

Os dentes desempenham um papel indispensável na mastigação, fala e estética. Desse modo, a perda de um único elemento dentário é capaz de trazer inúmeros prejuízos à saúde e à autoestima.

Felizmente, já existem tratamentos que visam substituir os dentes perdidos. Hoje, o implante dentário é considerado a opção mais moderna para resolver esses casos. Quer saber como funcionam os implantes? Então, continue a leitura deste post!

O que é um implante dentário?

O implante dentário consiste em um pino, fabricado em titânio, que serve para substituir a raiz de dentes perdidos e dar suporte a uma prótese, restabelecendo a parte funcional e estética dos dentes. Esse dispositivo é instalado a partir de uma cirurgia no osso maxilar, localizado abaixo do tecido gengival.

Quando bem-feito, proporciona resultados bastante satisfatórios, como funcionalidade e um sorriso bonito e natural, sem desconfortos.

Quais são os tipos de implante dentário?

A Odontologia evoluiu muito nas últimas décadas, o que permite o oferecimento de inúmeras alternativas aos pacientes. A seguir, mostraremos os principais tipos de implante que podem ser realizados, dependendo do caso a ser tratado. Veja!

Implante unitário

O implante unitário é um dos tipos mais comuns. Trata-se de uma alternativa indicada quando há perda de apenas um elemento dentário ou poucos dentes, porém, que não estejam lado a lado.

Com o pino já fixado, confecciona-se um dente de porcelana para substituir aquele que foi perdido. Vale lembrar que quanto antes o procedimento for feito, menores as chances de ocorrer o comprometimento ósseo, o qual dificulta a instalação do implante.

Implante duplo

Utilizado para compensar a perda de três dentes em sequência. São fixados dois pinos, mas é possível preencher todos os espaços. Nesse caso, deve-se fazer uma avaliação da estrutura óssea do paciente a fim de saber se o osso maxilar suportará os implantes.

Implante com prótese protocolo

Esse tipo de implante é indicado quando houve perda de todos os dentes. Assim, o profissional faz a instalação de quatro a oito pinos, visando colocar uma prótese fixa total, ou seja, com todos os elementos dentários que foram perdidos.

Implante com prótese overdenture

O implante com prótese overdenture se caracteriza pela colocação de dois a seis pinos, seguida pela instalação de uma prótese dentária fixa.

A principal diferença entre esse tipo de implante e a prótese protocolo está na possibilidade de retirar a prótese para realizar a higienização da peça. Essa opção é bastante interessante aos pacientes que já usam dentadura, mas não se sentem totalmente confortáveis.

Como funciona a consulta de avaliação?

A consulta inicial tem o objetivo de identificar se o implante dentário realmente é a melhor opção e analisar qual dos tipos resolverá o problema. O paciente deve tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento e relatar suas expectativas de resultado.

De que forma é feita a preparação?

Antes de realizar a cirurgia, o dentista pedirá alguns exames como radiografia e tomografia para estudar melhor as condições da arcada dentária e da estrutura óssea. O profissional pode solicitar também um hemograma, a fim de averiguar a saúde geral do paciente e garantir sua segurança na colocação dos implantes.

Se for constatado que o osso não suportará o implante, pode-se recorrer ao enxerto ósseo, com material sintético.

Quais são as etapas do implante?

Fique por dentro das etapas que fazem parte de um plano de tratamento com implantes!

Diagnóstico

A primeira etapa é o diagnóstico da necessidade de implantes, que ocorre durante a consulta com o implantodontista. O profissional analisa fatores como a quantidade de dentes perdidos, o tempo de perda, a saúde do tecido periodontal, entre outros.

Colocação do pino

A cirurgia ocorre em consultório, com uso de anestesia local. Para colocação do pino no osso, é feito um corte na gengiva. Após a instalação do implante, protege-se o local e são dados alguns pontos.

Reabertura

Após três a seis meses, quando já ocorreu a osseointegração, reabre-se a região que o pino foi colocado para posteriormente encaixar a prótese.

Colocação da prótese

A prótese é confeccionada em laboratório na cor de preferência do paciente. Após finalizada, será fixada no implante. Para conclusão dessa etapa, a gengiva deve estar saudável e bem cicatrizada.

Acompanhamento

Mesmo após a finalização do tratamento, o paciente deve continuar fazendo visitas regulares ao dentista, tendo por objetivo saber se está tudo certo com a saúde bucal.

Que cuidados devem ser tomados?

Confira alguns cuidados indispensáveis para um pós-operatório tranquilo!

Evite alimentos quentes

Nos primeiros dias depois da cirurgia, é necessário o consumo de alimentos mais frios, visto que altas temperaturas estimulam a vasodilatação e podem causar sangramento.

Tenha cuidado ao dormir

Na hora de descansar, mantenha o travesseiro em posição mais alta, para que a cabeça fique um pouco elevada. Esse cuidado diminui a circulação sanguínea e evita que a região operada sangre.

Mantenha a higiene bucal

Após a colocação do implante, a manutenção de bons hábitos de higiene bucal também é um fator decisivo no processo de cicatrização. Isso porque negligenciar etapas simples como a escovação e uso do fio dental pode provocar infecção e resultar em complicações.

Siga as recomendações do dentista

O profissional responsável pelo tratamento prescreverá alguns medicamentos, como anti-inflamatório, analgésico e antibiótico, que devem ser tomados nas dosagens e nos horários recomendados.

Cumprir o que foi pedido é fundamental, pois esses remédios evitarão dores e possibilitam uma recuperação mais rápida. Em caso de dúvida ou qualquer reação inesperada, o ideal é entrar em contato com o dentista e jamais tomar decisões por conta própria.

Suspenda o consumo de bebidas alcoólicas

A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser suspensa até que o período de recuperação seja finalizado. O álcool, além de reduzir o efeito das medicações, oferece riscos de sangramentos, infecções e aumento do inchaço.

Perceba, então, que o implante dentário deve ser considerado um investimento. Além de restabelecer a saúde bucal e a função mastigatória, proporciona melhora significativa na qualidade de vida. Portanto, se você perdeu um ou mais dentes, procure um cirurgião-dentista e converse sobre as possibilidades de tratamento com implantes.

Então, gostou deste post? Que tal receber outros conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail? Para isso, assine nossa newsletter agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário