Seja ao comer algo quente, seja ao tomar uma bebida gelada, a sensação de desconforto causada pode ser ainda pior caso a pessoa sofra de hipersensibilidade dentinária, uma sensibilidade exagerada na dentina vital.
Comum em milhares de pessoas ao redor do mundo, sendo uma das condições odontológicas mais globais, esse problema pode se manifestar de forma temporária ou crônica. Além disso, pode ser influenciada por vários fatores, desde uma simples gengivite até erosões dentárias.
Mas o que, de fato, é a hipersensibilidade dentinária e o que fazer para aliviar o incômodo? Acompanhe o post para descobrir.
O que é hipersensibilidade dentinária?
A dentina é a camada interna dos dentes, protegida pelo esmalte. Quando ele é danificado ou removido, a dentina fica exposta e os canais que contêm as terminações nervosas, chamados túbulos dentinários, ficam mais vulneráveis a estímulos externos, causando dor ou desconforto.
Assim, quando essas áreas expostas são estimuladas, ocorre a chamada hipersensibilidade dentinária. É importante lembrar que esse pode ser um sinal de outras condições odontológicas que podem se manifestar em conjunto. Por isso, é importante consultar um dentista para determinar a causa exata e discutir os melhores tratamentos.
O que causa sensibilidade nos dentes?
Existem vários fatores que podem levar à exposição da dentina e, consequentemente, à hipersensibilidade dentinária. A erosão do esmalte dos dentes é um dos principais fatores e pode ser causada por hábitos alimentares ácidos, como o consumo excessivo de refrigerantes ou suco de frutas ácidas.
A escovação vigorosa ou o uso de creme dental abrasivo também são fatores potenciais para danificar o esmalte dos dentes. A gengivite e a doença periodontal são outras condições que podem causar a exposição da dentina.
Apesar de tratamentos como o clareamento dental serem seguros quando executados por profissionais especializados, eles também podem causar hipersensibilidade temporária. Por isso, é importante que o paciente sempre fale com seu dentista antes de iniciar qualquer tratamento e opte por escolher especialistas competentes da área.
Como aliviar o incômodo?
É sempre recomendado que, logo que surgirem os primeiros sintomas de hipersensibilidade dentinária, o paciente procure o seu dentista para fazer uma avaliação, pois essa condição pode ser um indicativo de outras doenças. Porém, há sim o que fazer para melhorar e aliviar os sintomas, como:
- mudança de hábitos de higiene bucal — escovar os dentes suavemente com uma escova de cerdas macias e creme dental que contenha flúor, evitando o uso excessivo de creme dental abrasivo;
- mudanças na alimentação — evitar alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes e suco de frutas como limão, acerola e laranja, ajuda a evitar a erosão do esmalte dental e a exposição da dentina;
- uso de produtos dessensibilizantes — sob a orientação do dentista, o paciente pode utilizar cremes dentais específicos que contêm ingredientes dessensibilizantes, que ajudam a aliviar a dor ou o desconforto causados pela sensibilidade nos dentes;
- restauração de áreas com perda de esmalte dental.
Por fim, vale reforçar que a hipersensibilidade dentinária é uma condição que, apesar de dolorosa, tem tratamento. Por disso, é fundamental o acompanhamento de um profissional responsável e capacitado para conduzir os procedimentos necessários.
Gostou do conteúdo? Então, siga nossas páginas no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades.