Cuidar da saúde da nossa boca é muito importante. Além de manter o sorriso sempre belo e radiante, esse cuidado faz com que nossa saúde permaneça em dia, evitando diversos problemas e doenças. Mas como exatamente manter uma boa higiene bucal?

Para muitos, uma escovação breve já pode parecer o suficiente para manter a boca higienizada. Mas a verdade é que alguns outros passos são fundamentais para garantir que tudo esteja de acordo, deixando toda a área livre de bactérias e doenças que podem vir a afetar a qualidade de vida de quem é acometido por elas. Melhor se prevenir, não concorda?

Mas você não sabe exatamente como manter a higiene bucal? Tem dúvidas sobre quais são os passos necessários para garantir a saúde dessa região? Pensando nisso, preparamos aqui uma listinha com alguns pontos indispensáveis para garantir um sorriso bonito e, mais importante de tudo, extremamente saudável. Confira agora mesmo!

Escove os dentes cuidadosamente

Como mencionamos no início da nossa conversa, a escovação dos dentes é vista meramente como uma obrigação para muitas pessoas. Por isso, costuma ser feita sem muito empenho ou com muita rapidez. O problema é que esse tipo de atitude não garante que a higiene bucal esteja realmente sendo feita da maneira adequada, viu?

Para garantir que os dentes estejam realmente higienizados, é necessário escová-los com cuidado e paciência, evitando movimentos bruscos ou muita força, o que pode acabar machucando. Faça movimentos circulares e tente alcançar todas as regiões de maneira igual, incluindo a parte de trás dos dentes. Outra dica é escolher a escova de dentes adequada à sua realidade.

Não deixe as gengivas de lado

Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem que, para uma boa escovação, precisam dar atenção também às gengivas e não apenas aos dentes. A limpeza da área gengival é fundamental para garantir que as bactérias realmente não se fixarão por ali, formando placas bacterianas que podem levar a uma gengivite ou doença periodontal.

Para isso, basta fazer pequenos e delicados movimentos circulares na região da gengiva, o que deve ser feito com muita cautela para evitar lesões e sangramentos desnecessários, que podem causar infecções ou problemas secundários.

Use o fio dental todos os dias

Outro passo fundamental para uma boa higiene bucal é a utilização diária do fio dental. Essa é a ferramenta que garante a limpeza de áreas de mais difícil acesso, como é o caso dos espaços entre os dentes, evitando a proliferação bacteriana e proporcionando uma boca muito mais limpa.

Mas atenção: também é preciso ser muito cuidadoso com esse processo, ok? Força demais ou movimentos errados podem machucar. Lembre-se de passá-lo em todos os dentes, mesmo naqueles que estão localizados mais no fundo da boca. Você pode usá-lo apenas uma vez no dia, sem problema, caso não consiga fazer a limpeza após cada escovação e refeição.

Faça a limpeza da língua

Comumente negligenciada na limpeza bucal, a língua é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo, sabia? Com ela, podemos sentir os sabores, produzir uma grande variedades de sons e nos comunicar com outras pessoas. Sem falar na ajuda para a alimentação! Por isso, sua inclusão em uma rotina de higienização bucal é essencial.

Por entrar constantemente em contato com os mais diversos alimentos, é muito comum acontecer um certo acúmulo de alimentos na região, o que propicia o surgimento de bactérias que se proliferam rapidamente, criando uma espécie de placa que pode contaminar outras áreas ou causar o mau hálito. Por isso, escove a língua pelo menos uma vez ao dia.

Vá ao dentista com frequência

A melhor maneira de combater qualquer doença, incluindo as que afetam a nossa boca, é a prevenção. Caprichar nos cuidados profiláticos garante muito mais qualidade de vida, além de fazer com que o tratamento de eventuais problemas seja muito mais rápido e eficiente, já que a saúde estará em dia e os hábitos serão benéficos.

Pensando nisso, fica fácil entender que uma das melhores maneiras de prevenir as doenças odontológicas é justamente visitando o consultório do dentista com uma frequência maior. Os checkups efetuados nas visitas farão com que doenças sejam diagnosticadas precocemente e a limpeza mais pesada seja efetuada pelo profissional com a periodicidade ideal.

Contrate um plano odontológico

Como vimos no tópico anterior, visitar o dentista regularmente para fazer checkups periódicos é a melhor maneira de prevenir eventuais problemas e fazer a limpeza adequada da boca. Por isso, podemos dizer também que a contratação de um bom plano odontológico é um caminho certeiro para alcançar esse objetivo.

Com os planos odontológicos, você tem acesso facilitado a profissionais de saúde de qualidade, podendo contar com a melhor assistência e procedimentos atualizados de maneira simplificada. Esse suporte contínuo faz com que a prevenção de eventuais problemas seja muito mais eficaz e duradoura, garantindo mais qualidade de vida e saúde para toda a família.

Como você pôde perceber, manter a higiene bucal não é nada complicado, mas vai muito além de simplesmente escovar os dentes de qualquer jeito. Por isso, exercite o hábito de cuidar da saúde da sua boca e garanta muita vitalidade para todo o organismo! Você vai ver como sua qualidade de vida e até sua autoestima melhorarão.

Para saber um pouco mais sobre os planos odontológicos, dê uma olhada em nosso post sobre o tema! Nele, você aprenderá a escolher o melhor plano para toda a família, verificando quais pontos não podem ficar de fora na hora dessa decisão.

Escreva um comentário

Share This