A maioria das crianças odeia obrigações e rotinas. Afinal, nesse período, elas estão descobrindo um mundo completamente novo e não querem se prender a horários e cronogramas específicos. Por conta disso, é essencial utilizar a criatividade na hora de cuidar da higiene bucal infantil.

Independentemente da idade dos pequenos, uma coisa é fato: os cuidados com a saúde da boca são indispensáveis e devem iniciar mesmo antes de os primeiros dentinhos aparecerem. Esse tipo de zelo é fundamental para garantir que nossos filhos cresçam com uma dentição saudável e aprendam, desde cedo, a importância da limpeza oral.

Mas afinal, como podemos implementar esses cuidados no dia a dia de um modo lúdico e interessante para a criançada? A seguir, vamos conversar sobre esse assunto e fornecer algumas dicas de ouro para tornar o ato de escovar os dentes muito mais divertido. Boa leitura!

nível de cuidado com a saúde bucalPowered by Rock Convert

O que significa o termo lúdico?

Em síntese, essa palavra está diretamente relacionada aos conceitos de diversão. Por isso, é comumente utilizada na educação como um modo de fazer com que os pequenos “aprendam brincando”.

A ludicidade pode ser lida de diversas maneiras e aplicada por meio de variadas estratégias. No entanto, uma coisa é certa: a criançada se torna mais produtiva quando é apresentada a informações de modo criativo, interativo e dinâmico. Assim, a assimilação do conhecimento ganha qualidade.

Qual é a importância do lúdico na educação infantil?

Como mencionado no tópico anterior, a aplicação da ludicidade no contexto educacional infantil é algo muito importante. Afinal, as crianças (de qualquer idade) estão mais propensas a se desinteressarem por assuntos que pareçam chatos e maçantes. Por isso, captar a atenção dos pequenos (e fazer com que ela perdure) é algo essencial para o aprendizado.

Isso pode ser facilmente feito com a aplicação de brincadeiras, jogos e momentos descontraídos. Assim, as crianças se tornam participativas e, de certo modo, passam a ser as protagonistas do próprio aprendizado, adquirindo conhecimento e experiência em ritmo adequado às suas necessidades.

Por que é indispensável cuidar da higiene bucal infantil?

Os cuidados com a saúde oral das crianças são indispensáveis desde o aleitamento materno. Nesse período, a higienização da boquinha do bebê é essencial para evitar, por exemplo, a proliferação bacteriana numa forma conhecida como “cárie de mamadeira”.

Conforme o pequeno cresce, os cuidados devem se tornar ainda mais frequentes. Afinal, a erupção dos primeiros dentinhos precisa ser feita de maneira saudável e com uma boa assistência. Isso evitará problemas sérios no futuro e fará com que a criança cresça com bons hábitos, garantindo uma vida adulta cheia de qualidade.

Como tornar o momento dos cuidados com a higiene mais divertido?

Muitas crianças odeiam o fato de “precisarem fazer alguma coisa” e se aborrecem em situações como a hora do banho ou o momento de escovar os dentes. Por conta disso, precisamos utilizar a criatividade e estratégias diversificadas para tornar esse contexto interativo e interessante.

Powered by Rock Convert

A seguir, preparamos algumas dicas bacanas para que você, mamãe, papai ou familiar de uma criança pequena, saiba exatamente como fazer com que ela passe a gostar de escovar os dentes. Vamos lá?

Tente implementar uma rotina aos poucos

Com as crianças, é praticamente impossível começar uma rotina de um dia para o outro. Por isso, que tal fazer as coisas aos poucos e gradualmente? Assim, o pequeno pode se acostumar tranquilamente com a nova realidade e se tornará menos resistente às novidades que o esperam.

Seja um bom exemplo

Outro ponto crucial é ser um modelo para a criança. Nessa fase, os pais e familiares são vistos como uma espécie de espelho. Por isso, é comum que as crianças imitem ou se inspirem nos movimentos de seus adultos preferidos. Escovar os dentes na frente da criançada é, portanto, uma ótima maneira de estimulá-las a fazer o mesmo.

Escolha uma escova de que a criança goste

Outra maneira relativamente simples de incentivar esse hábito é escolher uma escova muito bonita e chamativa. Há diversas opções no mercado (algumas, inclusive, com bichinhos e personagens de desenhos animados). Leve o seu filho às compras e peça a ele que escolha a escova que mais o agradar!

Mostre desenhos e gravuras

Incentivar hábitos saudáveis por meio das artes é algo que sempre funciona. Por isso, busque animações, filmes ou qualquer tipo de trabalho visual que represente a higiene bucal sendo feita de maneira despreocupada e natural. Prefira sempre aquelas que demonstrem realmente a importância desse cuidado, mas sem assustar a criança! No YouTube, há diversas opções — basta fazer uma pesquisa!

Conte histórias sobre o assunto

Outra opção bacana é buscar historinhas infantis que narrem os cuidados com a higiene bucal infantil. Se não as encontrar, use a sua criatividade e as invente você mesmo. Se quiser tornar esse momento ainda mais interessante, que tal preparar um livrinho (com ilustrações e tudo) com a ajuda de seu filho? Certamente, será divertido para os dois!

Crie um momento descontraído

Pare por um momento e reflita: de que o seu filho realmente gosta? Cada criança tem uma preferência, que pode ser ouvir músicas ou assistir a desenhos, por exemplo. Para tornar o momento da limpeza dos dentes mais sossegado e reduzir a carga de “obrigação”, que tal preparar o cenário com a trilha sonora ou o filmezinho favorito do pequeno?

Leve seu filho ao dentista desde cedo

Por fim, uma das dicas mais eficazes para manter as crianças interessadas na higiene bucal é ensiná-las o hábito de ir ao dentista. Um bate-papo com um bom profissional pode fazer maravilhas na hora de incentivar os pequenos a cuidarem dos dentinhos e, de quebra, reduz drasticamente a incidência de odontofobia.

Gostou dessas orientações para tornar a higiene bucal infantil muito mais divertida? Com algumas dicas simples e pequenas mudanças na rotina do lar, é possível deixar esse momento natural e interessante para todos os envolvidos. Assim, é provável que as crianças cresçam com dentes fortes e saudáveis!

Conhece outras mamães e papais que não sabem como incentivar os cuidados bucais entre seus filhos? Nesse caso, compartilhe este texto em suas redes sociais para que eles também consigam se preparar melhor!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This