Cuidar da saúde bucal dos filhos é umas inúmeras tarefas dos pais, e também uma das mais importantes. Assim como se preocupam com assaduras, cólicas e com a saúde de maneira geral, eles devem ter muita atenção com a limpeza das gengivas e dos primeiros dentinhos.

No entanto, muitos pais ainda têm dúvidas sobre quando devem levar seus filhos a um odontopediatra, ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, se podem usar creme dental com flúor, entre outros questionamentos.

Se você também tem dúvidas a respeito do assunto, este artigo poderá ajudar.

Quando levar os pequenos ao dentista?

Especialistas recomendam que a primeira consulta odontológica seja agendada assim que os primeiros dentes começam a se desenvolver, geralmente entre os seis e os doze meses de idade.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), seis meses é a idade ideal para a consulta. Isso porque é nesta época que, em geral, encerra-se a licença maternidade, e a mãe poderá receber orientações preventivas, antes do surgimento do primeiro dente de leite, sobre:

  • possíveis mudanças na frequência do aleitamento materno;
  • uso de mamadeira;
  • hábitos dietéticos;
  • higienização bucal.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, quanto mais cedo a criança for levada a um profissional, melhor. Isso porque o dentista irá avaliar as estruturas internas da boca e poderá identificar fatores de risco para o surgimento de cáries.

Sobre a frequência das consultas: trata-se de algo variável. Somente a partir do primeiro encontro é que o odontopediatra poderá solicitar que as consultas ocorram com maior ou menor frequência. O principal parâmetro será o nível de risco para cáries que o filho tiver.

Não levou o filho no dentista ainda? Veja algumas dicas

O medo do dentista é comum entre as crianças, principalmente naquelas que não foram ao consultório desde cedo.

Nesses casos, converse com seu filho e, principalmente, escolha um bom odontopediatra. Você pode perguntar na escola ou aos pais dos amigos. A maioria certamente terá alguém para indicar.

Quando o profissional é especializado no atendimento a crianças, ele costuma ter o consultório decorado especialmente para os pequenos, deixando-os mais à vontade. Além disso, ele irá usar técnicas mais suaves, o que é ideal para a adaptação.

Outra dica interessante é levar a criança junto com você ao dentista, na sua consulta mesmo. Assim, ela já vai se habituando ao ambiente do consultório.

Outras dúvidas frequentes sobre higiene bucal

Powered by Rock Convert

Reunimos abaixo as respostas para algumas dúvidas que costumam pairar sobre a cabeça de muitos pais quando o assunto é a saúde bucal dos pequenos. Confira.

  1. É preciso tomar algum cuidado antes de os dentes nascerem?

Sim, você pode remover os resíduos de leite materno da língua do neném e massagear sua gengiva usando uma gaze ou uma fraldinha de pano molhada em soro fisiológico ou água filtrada. Isso ajuda os dentinhos a crescerem fortes e saudáveis.

Importante: essa rotina é uma boa maneira de habituar seu filho aos cuidados bucais, o que irá ajudá-lo a aceitar a escova de dente no futuro.

  1. Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Faça a transição para a escova de dente quando os primeiros dentinhos surgirem. Tome cuidado apenas com a escolha da escova, que deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena. Você pode verificar na própria embalagem das escovas a idade recomendada para o uso.

  1. Qual pasta de dente usar? E em qual quantidade?

A ABO recomenda que uma pasta com flúor seja aplicada juntamente com a escova de dente. A associação alerta, no entanto, que a quantidade não deve exceder o tamanho de um grão de arroz cru.

Além disso, o processo deve ser definido e acompanhado por um odontopediatra.

Conheça outros artigos sobre saúde bucal em nosso blog

Doenças comuns causadas pela má higiene bucal

Mitos sobre a saúde bucal

Entenda como funcionam os planos odontológicos

 

Saiba mais:

Ministério da Saúde: pais devem levar bebê ao dentista antes da primeira dentição

Associação Brasileira de Odontopediatria: orientações aos pais

Portal Baby Center: cuidados com os dentes do bebê

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This