Com o passar do tempo e com o avanço da idade, a derme começa a reter menos líquido e a perder firmeza e elasticidade. O resultado disso é uma cútis opaca, áspera, rugosa e ressecada. Logo, assim como a proteção solar, a hidratação da pele é uma etapa fundamental na rotina de cuidados diários, já que ajuda a mantê-la saudável, macia e bonita.
Embora esse ritual seja automático para algumas pessoas, muitas não conhecem os benefícios desse hábito para a saúde. Pensando nisso, preparamos este post para explicar a importância da hidratação da pele e como realizar essa prática. Confira!
Qual a importância da hidratação da pele?
A hidratação consiste na reposição de água na epiderme e derme — camadas superficiais da pele. Quando a cútis está hidratada, ela não fica apenas mais bonita e macia, mas também mais protegida contra as agressões externas, como poluição, que levam a problemas como dermatite e ressecamento.
Além da água, o uso de produtos hidratantes garante a retenção de líquido necessária para a pele, prevenindo o surgimento de linhas finas e rugas. Veja outras vantagens de manter a pele hidratada:
- evita o envelhecimento precoce;
- ilumina a pele;
- previne manchas;
- controla o brilho e a oleosidade.
Quais as consequências de não manter a pele hidratada?
De modo geral, uma pele ressecada perde sua capacidade de defesa, tornando-se um alvo para infecções, alergias e irritações. Alguns hábitos ruins contribuem para isso, como o uso contínuo de álcool em gel, detergentes e sabões, que atingem o manto de oleosidade, causando um desequilíbrio na barreira.
Outros danos que podem surgir são:
- descamação;
- feridas;
- rachaduras;
- dermatites;
- alterações de sensibilidade.
Para evitar esses problemas, lembre-se de hidratar a pele principalmente nas épocas mais quentes, como no final e início do ano.
Como fazer a hidratação da pele?
Abaixo, você vai conhecer algumas dicas práticas de como hidratar a pele de maneira correta. Veja!
Use uma loção de limpeza hidratante
A primeira etapa consiste em substituir os sabonetes comuns de banho por uma loção de limpeza hidratante. Isso porque eles são abrasivos para a pele, enfraquecendo a barreira de proteção e modificando o pH natural da derme.
Assim, aposte em um produto livre de parabenos, para limpar a pele com eficácia e sem danificar a barreira protetora.
Aplique um creme hidratante em todo o corpo
Depois do banho, com a pele limpa e seca, chega o momento de aplicar o hidratante corporal. Nesse caso, invista em um creme ou loção que restaure a barreira protetora da cútis por meio da reposição de ceramidas, de preferência que contenha ácido hialurônico.
Escolha um creme leve para hidratar o rosto
No rosto, você deve evitar utilizar produtos muito gordurosos, pois isso pode pesar na pele. Nessa região, estão disponíveis uma grande quantidade de glândulas sebáceas, que tornam a área mais oleosa.
Portanto, o recomendado é apostar em hidratantes leves e de rápida absorção, aplicando o produto em todo o rosto.
Agora que já conhece a importância da hidratação da pele, saiba que é fundamental criar uma rotina de cuidados para manter a derme sempre saudável e bonita. Por isso, use um creme hidratante de qualidade e evite tomar banho com água quente.
Gostou do conteúdo? Você costuma hidratar a sua pele? Deixe um comentário no post e conte para gente!
Quer saber qual é o e-mail da Golden Cross? Clique aqui e nos envie uma mensagem pelo Fale Conosco!