Com o aumento da exigência por produtividade nas empresas, muitos colaboradores têm ampliado sua jornada, às vezes trabalhando por muitas horas seguidas. Esta situação acaba gerando um efeito cascata: as pessoas não se preocupam com sua qualidade de vida, passam a ter problemas físicos e psicológicos e acabam se ausentando do trabalho seguidamente.
Ocorre que estas ausências temporárias, também conhecidas como absenteísmo, não são casos isolados, e acabam causando muitos prejuízos tanto para funcionários como para empresas. Por isso, cada vez mais organizações têm buscado oferecer a seus empregados atividades físicas no ambiente de trabalho, e a mais conhecida delas é a Ginástica Laboral.
O que é Ginástica Laboral?
Trata-se de uma série de exercícios curtos e em grupo, com 10 a 15 minutos cada, praticados no local de trabalho. Diversas técnicas são utilizadas, como alongamento, respiração e reeducação postural.
O programa de atividades é desenvolvido e ministrado por profissionais especializados, e deve ser feito após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis no local.
Quais os benefícios para os colaboradores?
Os indivíduos têm muito a ganhar com a ginástica laboral. Os benefícios podem ser divididos em fisiológicos, psicológicos e sociais.
Fisiológicos: sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho; maior flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência.
Psicológicos: melhora da autoestima, aumento da motivação para novas rotinas, combate às tensões e aumento da concentração.
Sociais: favorecimento de maior integração entre os colaboradores.
Quais os benefícios para as empresas?
Além de promover melhorias para os empregados, o que já é bastante positivo para as organizações, a implantação de programas de ginástica laboral pode resultar em:
- Economia com a redução nos gastos com afastamentos e substituições.
- Aumento da produtividade dos funcionários.
- Melhoria da imagem da instituição perante os colaboradores.
Segundo pesquisa publicada na revista Journal Occupational Medicine, que demonstrou os benefícios dos programas de ginástica laboral, a prática pode reduzir em 22% as faltas ao trabalho, aumentar em 38% a motivação para exercer as atividades e diminuir o estresse em 40%!
Quem pode ministrar os exercícios.
A ginástica laboral pode ser oferecida por profissionais de educação física e fisioterapeutas. Recomenda-se, no entanto, buscar empresas credenciadas para fornecer o serviço. Uma boa dica é pesquisar a lista de organizações credenciadas no site da Associação Brasileira de Ginástica Laboral.
Referências: Associação Brasileira de Ginástica Laboral, INBEP, Portal rh.com.br
Faça mais pela saúde de seus funcionários
Tenha um plano de saúde completo, com uma ampla e qualificada Rede Referenciada, reembolso de despesas médica e diversos benefícios. Conheça os planos de saúde da Golden Cross, elaborados para atender empresas de diferentes perfis.