5 passos para uma gestão de fornecedores bem estruturada

6 minutos para ler

Uma das atividades mais complexas e relevantes para o setor empresarial é a gestão de fornecedores. O gerenciamento correto nesse sentido permite a utilização de recursos de maneira efetiva, aumentando a produtividade e, consequentemente, os lucros da empresa.

A fim de manter a lucratividade e potencializar a eficiência dos processos, é essencial gerenciar o relacionamento com fornecedores a partir de uma abordagem controlada e sistemática. Porém, esse controle exige avaliação e análise contínua, tanto para minimizar custos quanto para construir uma boa relação entre ambas as partes.

É exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Aqui, você vai encontrar os cinco passos fundamentais para gerir de forma estruturada seus fornecedores e aproveitar as inúmeras vantagens proporcionadas por esse processo. Acompanhe!

Saiba o que é a gestão de fornecedores

A gestão de relacionamento com fornecedores (Supplier Relationship Management ou SRM) é um termo abrangente que descreve os atos de aquisição, identificação e gerenciamento de recursos e/ou produtos necessários para a administração de uma empresa.

Ela é a prática de avaliar e governar as relações entre todas as atividades de fornecedor-comprador dentro de uma cadeia de suprimentos. Por meio de uma SRM eficiente é possível utilizar os recursos de maneira a aumentar os lucros, ganhando, ao mesmo tempo, eficiência nos processos. Entre os seus principais objetivos estão:

  • alocar eficientemente os recursos;
  • controlar os custos;
  • coletar informações para decisões estratégicas;
  • otimizar processos.

Principalmente para as empresas que dependem de parceiros, o gerenciamento correto dos fornecedores representa uma alternativa capaz de garantir o bom funcionamento dos fluxos e a maximização da produtividade interna.

Entenda a importância da gestão para as organizações

Essa atividade, que já foi considerada secundária em empresas, atualmente é um dos pilares de qualquer instituição que deseja alcançar o sucesso. A necessidade de controlar e melhorar os fluxos na cadeia produtiva de forma estratégica garante melhores produtos, em prazos adequados e com custos menores. Além de otimizar processos, permite conquistar mais cliente.

A gestão de fornecedores precisa estar alinhada à resolução de problemas e sempre preparada para solucionar imprevistos. Dessa forma, é essencial aprimorar o relacionamento e a troca de informações e feedbacks com os fornecedores, eliminando possíveis retrabalhos.

Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • aumento da competitividade;
  • consolidação da cadeia de suprimentos;
  • maior acesso à tecnologia e inovação;
  • eficiência dos processos;
  • melhora no relacionamento entre parceiros e empresa;
  • redução da volatilidade de preços;
  • redução de custos.

Confira 5 dicas para aprimorar a gestão de fornecedores

Agora que você já entendeu o que é essa gestão e qual é a importância dessa coordenação feita de forma saudável e efetiva como peça-chave no sucesso da sua empresa, chegou o momento de aprender os cinco passos fundamentais para a estruturação desse processo.

1. Estude a logística dos parceiros

O ponto crucial para a gestão de fornecedores é ficar atento à logística de cada um deles. Administre sempre o seu estoque e certifique-se de que as instalações possam armazenar corretamente os suprimentos, sem nenhum tipo de prejuízo.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Entenda quando, como e onde são feitas as entregas de seus parceiros e desenvolva maneiras de otimizar os processos entre ambas as partes, garantindo que a troca seja sempre positiva. Para isso, é essencial manter um bom relacionamento com seus fornecedores.

2. Entenda toda a cadeia produtiva

Tenha sempre objetivos claros para garantir a organização dos processos de todos os setores da sua empresa, pois um necessita do outro para funcionar perfeitamente. Crie o mapeamento das ações de modo que todo o planejamento construído seja seguido e as estratégias estejam alinhadas com toda a equipe. O primeiro passo é identificar as maiores necessidades do negócio, focando em prioridades.

Ao buscar fornecedores, é essencial focar em mais que apenas o preço para a sua decisão. Compreenda o valor da cadeia produtiva e preste atenção em outros detalhes, como qualidade e pontualidade. Desse forma, impactará diretamente a satisfação do consumidor final e seu valor de mercado.

3. Utilize um bom software especializado

Os sistemas de gestão de fornecedores fazem toda a diferença nas empresas, trazendo eficiência e automação. Com a evolução da tecnologia, líderes de sucesso utilizam dessa ferramenta para eliminar falhas, checar indicadores de desempenho e avaliar os processos.

Essa ferramenta integra ações em um único lugar, criando análises e informações para as decisões estratégicas da empresa, reduzindo o risco de erros, qualificando o desempenho dos fornecedores e possibilitando a verificação de outros aspectos pontuais.

4. Selecione e aplique métricas

A análise contínua dos índices e das métricas é outro passo primordial a ser seguido. Isso significa que é preciso rever periodicamente cada um dos processos estabelecidos, avaliando se as estratégicas continuam sendo benéficas para seu negócio e tendo a segurança de avançar pelo caminho certo.

Criar uma base de dados atualizada pode ajudar bastante durante esse fluxo. Em tempos de emergências como a crise provocada pela pandemia de Covid-19, muitas empresas usam as métricas para encontrar maneiras efetivas de não se prejudicar. Enquanto gestor que procura crescer na crise, é importante diversificar suas métricas visando um diagnóstico mais completo.

5. Invista em uma comunicação eficiente

Por fim, lembre-se de que a comunicação é a chave para qualquer relacionamento saudável. Ao lidar com fornecedores isso não é diferente. Crie uma transparência para ambos os lados e evite que possíveis erros surjam no meio do caminho.

A sua equipe interna também precisa se sentir incluída no processo e entender as decisões por meio de uma comunicação clara. Portanto, o ideal é usar as ferramentas certas para se comunicar rapidamente e compartilhar informações que ajudarão outros colaboradores a construírem uma interação mais uniforme e precisa.

Identificar quais são os parceiros que atendem às necessidades da sua empresa e estabelecer uma relação de confiança com eles é um dos pilares principais da gestão de fornecedores, proporcionando muitas vantagens empresariais.

Todos esses passos são fundamentais para maximizar a competitividade dentro de um mercado acirrado e oferecer maior tranquilidade aos funcionários e parceiros. Aplique nossas dicas para ver, em curto, médio e longo prazo, as melhorias contínuas dos seus processos internos.

Gostou deste conteúdo? A Golden Cross é pioneira no setor de saúde complementar no país e oferece serviços de qualidade e comprometimento com seus associados. Entre em contato conosco para saber mais!

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário