No século 20, muitos direitos foram conquistados ao redor do mundo. Alguns dos principais deles dizem respeito ao campo do trabalho. Os direitos trabalhistas envolvem uma série de fatores que fazem com que o ambiente corporativo seja mais justo para os funcionários. Nesse contexto, caprichar na gestão de benefícios é uma peça fundamental para o sucesso das empresas.

Esse gerenciamento está relacionado com a boa organização dos auxílios ofertados aos colaboradores. Cada vez mais, oferecer esse tipo de apoio faz com que as organizações retenham talentos e se posicionem melhor no mercado, graças ao diferencial competitivo trazido pela satisfação de toda a equipe.

A seguir, nós conversaremos melhor sobre a importância dos benefícios e a relevância de uma boa administração desses recursos e também indicaremos quais são as 7 vantagens mais interessantes para os colaboradores que procuram uma vaga para chamar de sua.

Vamos lá? Boa leitura!

Qual é a importância dos benefícios para os colaboradores e a empresa?

Antes de conversarmos sobre os benefícios mais valorizados pelos funcionários de qualquer segmento, precisamos discutir quais são as vantagens que a utilização desse tipo de estratégia traz para todas as partes envolvidas.

Uma boa gestão de benefícios é vantajosa não só para os funcionários, que passam a usufruir desses serviços, mas também para os gestores e líderes da equipe. Afinal, quando os colaboradores estão felizes, a empresa toda funciona muito melhor.

A seguir, veremos algumas das vantagens mais marcantes da gestão de benefícios:

  • mais motivação;
  • ganho de produtividade;
  • retenção de talentos;
  • incremento na produção e nos serviços;
  • queda dos níveis de absenteísmo;
  • redução de problemas jurídicos;
  • diminuição do surgimento de doenças ocupacionais;
  • melhora do clima organizacional;
  • criação de uma cultura corporativa mais saudável;
  • fidelização dos clientes.

Como podemos observar, todos aqueles envolvidos de alguma forma com a empresa são favorecidos com esse tipo de cuidado. Até mesmo os clientes são beneficiados, já que passam a ter acesso a um atendimento mais qualificado e a melhores serviços. Assim, o nome da empresa passa a se tornar uma referência em sua área de atuação.

O que é a gestão de benefícios?

Como o nome já indica, estamos falando da organização dos benefícios ofertados aos colaboradores e do estudo sobre quais serão oferecidos. Afinal, há muitas opções, e é necessário entender quais serão adequadas para a realidade de cada empresa.

Alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de estabelecer quais serão os benefícios implementados. Entre eles, estão o custo-benefício, a demanda dos funcionários e o perfil dos colaboradores.

Powered by Rock Convert

Conhecer a fundo as necessidades de sua equipe é muito importante para não errar na gestão de benefícios. Por isso, capriche na cultura do feedback e ouça a opinião daqueles que realmente importam: os seus colaboradores.

Quais são os 7 benefícios mais valorizados pelos funcionários?

A seguir, veremos alguns dos auxílios mais apreciados pelos colaboradores. Eles podem ser incríveis tanto para os profissionais que já fazem parte da equipe de uma empresa quanto para aqueles que estão em busca de uma vaga e procuram aquelas que ofereçam as melhores vantagens. Confira a lista a seguir!

1. Treinamentos

O conhecimento é algo que não pode ser tirado de nós, não é mesmo? Por isso, a oferta de qualificação profissional é algo que sempre atrai e retém os melhores talentos para a sua empresa. Afinal, a maioria dos profissionais buscam vagas que oferecem mais do que um salário ao fim do mês: eles almejam também uma experiência de crescimento pessoal e profissional.

2. Happy hours

Poucas pessoas sabem, mas o descanso também é um ponto fundamental do trabalho. Nosso corpo é como uma máquina e, portanto, precisa de períodos de distração para que as baterias sejam recarregadas. Além disso, trabalhar num ambiente em que toda a equipe interage bem se torna muito mais prazeroso. Por isso, os happy hours são uma ótima oportunidade de integração.

3. Infraestrutura para descanso

Além dos happy hours, pequenas pausas ao longo do dia são muito importantes para manter o nível de produtividade de toda a equipe. Por isso, oferecer um espaço para que os colaboradores possam relaxar brevemente é algo bastante recomendado para evitar problemas de saúde, tanto físicos quanto psicológicos e emocionais.

4. Oferta de alimentos

A rotina alimentar dos funcionários é um fator que não pode ser indissociado de um bom desempenho no trabalho. Como a comida é o combustível do corpo, é muito importante que seja oferecida uma refeição completa e alguns lanches ao longo do dia. Afinal, os colaboradores precisam de energia para realizar suas tarefas com qualidade!

5. Cortesias e descontos

Ofertas como essas também são ótimas alternativas para manter os funcionários felizes e fazer com que o seu tempo livre seja prazeroso. Cortesias e descontos podem vir como redução no valor de ingressos para o cinema ou até mesmo prêmios variados, oferecidos aos funcionários com melhor desempenho, por exemplo.

6. Plano de saúde

Os cuidados com a saúde são indispensáveis. Por isso, é sempre recomendado que uma empresa ofereça um plano com cobertura de qualidade para os seus funcionários. Afinal, esse tipo de cuidado faz com que os números de faltas sejam reduzidos e haja queda da incidência de problemas de saúde, especialmente as doenças ocupacionais.

7. Plano odontológico

Por fim, um dos benefícios mais importantes que podem ser oferecidos aos funcionários são os planos odontológicos. Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para a saúde de todo o organismo, além de melhorar consideravelmente a autoestima dos funcionários, fazendo com que a produtividade e a qualidade de vida aumentem.

Como pudemos observar neste artigo, a gestão de benefícios é algo realmente vantajoso para todos aqueles que estão envolvidos no dia a dia de uma empresa, ou seja, os funcionários e os gestores. Por isso, trabalhar esse conceito no âmbito corporativo é algo que não pode ser deixado de lado!

Para conferir outras dicas sempre fresquinhas e não perder nenhuma publicação de nosso blog, que tal assinar a nossa newsletter? Ao preencher o seu e-mail no campo correspondente, você receberá um aviso sempre que um novo post for publicado no blog. Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This