Como você encara os gastos com plano de saúde na sua empresa? Acredita que eles sejam custos que impactam negativamente as finanças ou vê como um aporte valoroso que beneficia tanto os colaboradores quanto o negócio?

Neste artigo explicamos por que ofertar um plano de saúde para sua equipe é um dos melhores investimentos que você pode fazer. Continue lendo e entenda os principais impactos que desse tipo de benefício!

A importância do plano de saúde para o funcionário

Alguns gestores acreditam que oferecer o salário para seus colaboradores é suficiente para cumprir com suas obrigações legais e recompensá-los pelos serviços prestados à empresa.

Nessa concepção, consideram que a contratação de um plano de saúde empresarial representa custos extras que trazem prejuízos — mas não é bem assim. Aliás, essa visão é limitada e ultrapassada.

Os profissionais não esperam somente ser remunerados por seu trabalho, mas querem sentir que a empresa valoriza o seu empenho e reconhece a sua importância dentro da organização.

Para isso, o investimento em benefícios tem um papel muito importante, visto que visa a qualidade de vida do trabalhador e reflete no crescimento da organização.

A seguir apresentamos alguns fatores que explicam melhor por que o plano de saúde é tão importante para os funcionários de uma empresa.

Garantia de saúde

Não há como negar que o atendimento de saúde oferecido pela rede pública é limitado. Por isso, é muito comum que os trabalhadores que dependem desse sistema não façam acompanhamento médico, em função da dificuldade de conseguir vagas e da incompatibilidade de horários.

Portanto, ofertar o plano de saúde consiste em uma garantia maior de saúde para a equipe. Afinal, escolhendo bem a operadora, é possível contar com uma série de profissionais disponíveis para realização de procedimentos diversos. Então, o colaborador pode prevenir problemas e tratar aqueles preexistentes.

Redução dos afastamentos

Problemas de saúde são um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Eles também acarretam faltas, que provocam desfalque no quadro de colaboradores. Para que não haja um impacto negativo na produção da empresa, o ideal é evitar que essas situações aconteçam.

Nesse sentido, o plano de saúde é uma ótima solução, pois facilita o acesso ao atendimento médico e possibilita ao trabalhador cuidar melhor de si mesmo. Desta forma, ele não precisa faltar por estar indisposto e nem para ir ao médico, visto que terá mais flexibilidade para agendar suas consultas.

Melhora da produtividade

Se o trabalhador está bem-disposto e saudável, ele apresenta um melhor desempenho no cumprimento das suas tarefas rotineiras. Portanto, há um aumento da sua produção, sem perder a qualidade dos serviços realizados.

Uma melhor produtividade é benéfica não somente para a empresa, que vê os seus resultados sendo alcançados dentro dos prazos, mas também para o colaborador — tendo em vista que impede o acúmulo de tarefas, a sobrecarga de trabalho e o estresse.

Aumento da satisfação com seu trabalho

Os gastos com plano de saúde também são investimentos positivos pelo fato de promovem maior satisfação dos colaboradores com seu emprego. Isso porque, conforme explicamos, eles percebem que a empresa reconhece o seu valor.

Powered by Rock Convert

Tal satisfação é essencial para que vistam a camisa da empresa e se empenhem verdadeiramente com o crescimento no mercado. Afinal, é do seu interesse que a organização prospere, uma vez que são recompensados por contribuir com isso.

Os impactos do plano de saúde para empresas

Até aqui falamos sobre como os gastos com plano de saúde beneficiam os colaboradores, mas, conforme citamos, esse investimento é vantajoso também para a empresa. Trata-se de uma ação estratégica que visa todo o conjunto. Veja, abaixo, de que maneira esse benefício impacta a organização.

Redução de custos

Sempre que um colaborador falta o dia de trabalho, ou se afasta para fazer um tratamento médico, há um desfalque na equipe e a empresa tem um gasto mais alto com a folha de pagamento em função de contratações temporárias.

E não é somente isso: o turnover é outro problema, já que demissões e contratações geram custos extras. Sendo assim, o plano de saúde reduz custos ao evitar esses desfalques.

Retenção de talentos

Falamos que o plano de saúde aumenta a satisfação do colaborador com o seu trabalho, certo? Se ele está satisfeito com a empresa onde atua, não terá interesse em procurar por uma vaga melhor do que essa. Assim, é possível reter talentos.

Além de atrair bons profissionais, o plano de saúde ajuda a manter a mesma equipe por um tempo muito maior. O entrosamento desses colaboradores faz toda a diferença na produtividade e na qualidade dos serviços, sem falar que não há preocupação em treinar um pessoal novo, o que também geraria custos.

Maior qualidade dos serviços

O aumento da qualidade dos serviços prestados pela empresa acontece em função da maior produtividade dos colaboradores, do seu engajamento com a organização, bem como do maior empenho por estarem satisfeitos.

Isso significa que a empresa consegue produzir mais e melhor, se tornando competitiva e alcançando uma boa colocação no mercado. Ainda, há de se considerar a conquista e fidelização dos seus clientes, elevando a rentabilidade do negócio.

Desconto no IR

Quando analisamos todos os impostos e taxas que as empresas precisam pagar anualmente, percebemos que os gastos com plano de saúde são, de fato, investimentos. Eles não trazem prejuízo para a organização, na verdade, contribuem para reduzir essas tributações.

A contratação de um plano de saúde pode ser inclusa no Imposto de Renda, por exemplo, ajudando na dedução de alguns tributos. Ou seja, a empresa recebe um incentivo por investir em seus colaboradores, evitando impactos em suas finanças.

A escolha do melhor plano de saúde empresarial

Ainda que os gastos com plano de saúde sejam um bom investimento, deve-se estudar as opções disponíveis no mercado antes de fazer a contratação. É importante que você escolha uma operadora de plano de saúde que esteja alinhada ao seu negócio e ofereça produtos condizentes com as necessidades dos seus colaboradores.

plano de saúde Golden Cross mostra-se uma ótima alternativa, pois disponibiliza serviços adequados ao perfil de diferentes empresas e possibilita ajustar o plano conforme a realidade financeira do negócio.

Todos os planos de saúde Golden Cross contam com uma rede referenciada muito ampla, com profissionais qualificados e diversas coberturas, além de concederem a possibilidade de reembolso de despesas médicas em alguns tipos de planos.

A Golden Cross é a parceira ideal para ajudar você a fazer os gastos com plano de saúde serem investimentos ainda mais estratégicos para o seu negócio, beneficiando os colaboradores e promovendo o progresso da sua empresa.

Quer saber mais sobre as soluções ofertadas pela Golden Cross? Entre em contato e descubra qual é o plano de saúde mais adequado para a sua empresa!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This