30Não é segredo que escovar os dentes diariamente é fundamental para uma boa higiene bucal, mas você já pensou na importância do fio dental para crianças? A escovação adequada ajuda a remover restos de alimentos e placas bacterianas, no entanto, sozinha, a escova não consegue alcançar certos lugares, especialmente entre os dentes.

Uma das consequências da falta de cuidados é a cárie dentária, uma das doenças mais comuns na infância. É um problema capaz de ameaçar os dentes dos pequenos e que também tem o potencial de afetar negativamente a saúde geral do seu filho, incluindo a autoconfiança dele.

Ensinar as crianças a cuidar bem de seus dentes e gengivas pode ser um desafio. Por isso, trouxemos dicas de como usar corretamente o fio dental e as melhores formas de adotá-la como rotina. Continue a leitura e descubra!

A hora certa de começar

Uma das dúvidas mais frequentes dos pais é quando incluir o fio dental na rotina dos pequenos. Devemos estimular as crianças a começar ainda na fase dos dentes de leite.

Quando os dentes começam a se encaixar um do lado do outro, o que geralmente acontece entre os 2 e os 6 anos de idade, os adultos devem estimular as crianças a criarem o hábito de usar o fio dental diariamente. À medida que elas desenvolvem suas habilidades, é indicado ajudá-las a dar sequência ao hábito de modo independente. Crianças geralmente conseguem dominar o uso de fio dental por conta própria por volta dos 8 anos de idade.

Para enfatizar a importância do uso desse produto, mantenha a regularidade do estímulo. Isso ajudará o seu filho a associar o cuidado desde o nascimento dos primeiros dentinhos. Dessa forma, quando a dentição permanente aparecer, o pequeno já terá incluído o fio dental em seu dia a dia de modo natural.

O jeito certo de usar o fio dental

Procure marcas que ofereçam produtos macios e flexíveis, para que as gengivas não sejam machucadas. Confira o passo a passo:

  • pegue cerca de 30 centímetros de fio dental e enrole a maior parte em torno de cada dedo médio, deixando um espaço entre eles;
  • deslize o fio suavemente entre os dentes da criança, usando o polegar e os dedos indicadores. Tenha cuidado para não ferir as gengivas;
  • curve o fio ao redor de cada dente em forma de “C” e mova-o suavemente em movimentos de vai e vem, inclusive próximo da gengiva. Desenrole outro pedaço de fio dental e passe-o entre cada dente, até que toda a boca tenha sido limpa.

O que fazer para tornar esse momento mais agradável

As crianças precisam ser ensinadas pelos adultos que cuidar de seus dentes e gengivas é tão importante quanto lavar as mãos. Além disso, nada funciona melhor do que dar um bom exemplo, praticando uma boa higiene oral.

Pense em formas criativas para esse momento. Por exemplo, ouvir músicas divertidas durante a escovação pode ajudar a tornar toda a experiência agradável. Tente ouvir uma música com 2 minutos de duração para manter você e seus filhos escovando os dentes pelo período de tempo recomendado.

Entregue às crianças uma escova de dentes velha e demonstre a elas como escovar os dentes e usar o fio dental usando seus bonecos favoritos ou outro brinquedo. Incentive seu filho a dançar enquanto escova, ou fazer caretas em frente espelho quando. Escovar não precisa ser chato!

Outra dica é ter uma escova especial para o pequeno. No mercado, existem modelos com personagens infantis, o que ajuda a garantir diversão na escovação.

Powered by Rock Convert

Para que os pequenos adquiram o hábito de usar o fio dental diariamente, os pais precisam tornar a prática fácil e divertida. Algumas crianças podem reclamar que o fio dental machuca ou incomoda as gengivas. Nesses casos, uma opção é usar os porta-fios específicos ou flossers para crianças, elaborados para suas pequenas bocas e gengivas delicadas. O uso de produtos adequados para a idade pode contribuir para uma relação positiva com a saúde bucal.

A seguir, estão algumas outras dicas para os pais sobre bons hábitos de higiene bucal infantil:

Desenvolva um sistema de recompensa

As crianças devem escovar os dentes duas vezes por dia e usar fio dental diariamente. Para tornar esse momento mais agradável, uma boa ideia é acompanhar essa prática em um calendário, que pode ficar dentro do banheiro.

A cada escovação e uso do fio dental, cole ou desenhe uma estrela. Caso a criança alcance a meta semanal ou mensal, ofereça uma recompensa, como assistir a um filme, fazer um passeio ou comer algo gostoso.

Faça dos cuidados com a boca um evento familiar

Crianças gostam de nos copiar, então, escove e use fio dental ao mesmo tempo em que seu filho. Você estará dando um bom exemplo e demonstrando as técnicas corretas para manter os dentes limpos.

Além disso, uma combinação de lembretes gentis, bem como elogios quando as crianças usam o fio dental – com ajuda ou por conta própria –, as manterá animadas para cuidar dos dentes.

Visite regularmente o dentista

As consultas ao dentista podem e devem começar cedo. O recomendado é 6 meses após o primeiro dente nascer ou após o primeiro aniversário da criança. A primeira visita permitirá que os pais e o dentista conheçam as necessidades específicas de seu filho e o melhor modo de cuidar de possíveis problemas, antes que eles apareçam.

Lembre-se de que muitos problemas dentários comuns podem ser prevenidos, ou pelo menos mais facilmente tratados, se forem descobertos nos estágios iniciais.

A saúde bucal é vital para nossa aparência e bem-estar, tanto na infância quanto ao longo da vida. Os cuidados preventivos não precisam ser chatos. Na verdade, pode ser divertido. É uma lição importante que todas as crianças devem aprender desde cedo.

Agora que você já aprendeu como usar fio dental para crianças, lembre-se de que a instrução adequada pode preparar seus filhos para uma vida inteira de sorrisos felizes e saudáveis.

Gostou das nossas dicas? Se quiser ficar por dentro das nossas novidades, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossos conteúdos exclusivos!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This