Ter como objetivo aumentar a qualidade de vidae a felicidade no trabalho pode render bons frutos tanto aos funcionários quanto à própria empresa. Afinal, contar com um ambiente no qual as pessoas estão satisfeitas e realizadas profissionalmente promove o aumento da produtividade e do engajamento da equipe nos projetos do negócio.
Além disso, a realização pessoal do colaborador o motiva a buscar novas metas e fazer um bom trabalho, contribuindo para o sucesso da empresa que o reconhece como elemento importante.
Pensando nisso e tendo em vista os benefícios de investir em bem-estar no emprego, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto, além de dicas para que você saiba como promovê-lo no seu negócio. Não deixe de conferir!
Afinal, o que define a felicidade no trabalho?
A felicidade no trabalho pode ser definida como um estado emocional no qual o colaborador atribui experiências, percepções e sentimentos positivos ao ambiente corporativo. Assim, sente-se entusiasmado e motivado a permanecer nesse espaço, pensando no que ele tem a contribuir a sua vida pessoal e profissional.
Como se pode imaginar, isso é bastante benéfico ao trabalhador, uma vez que o seu ofício não se torna um peso no dia a dia, e sim algo instigante e que contribui para o seu bem-estar físico e emocional.
Do mesmo modo, também são diversas as vantagens da felicidade para o empreendimento. Por meio dela, por exemplo, é possível reter talentos e cultivar uma equipe criativa e harmônica entre si. É preciso lembrar que funcionários animados, além de produzirem mais, estão mais propensos a se engajar em projetos e tendem a atender melhor os seus clientes.
Como proporcionar um ambiente de trabalho saudável?
Diante da importância de promover a felicidade do trabalhador, muitos se questionam como é possível fazê-lo por meio da gestão. Confira, agora, algumas dicas práticas que podem ser aplicadas nesse sentido!
Medir o clima organizacional
Clima organizacional é a percepção que os empregados, em conjunto, têm da empresa. Como se pode notar, o clima tem relação direta com a felicidade no trabalho e a saúde mental do trabalhador.
Quando, por exemplo, o negócio adota práticas que estimulam a competitividade e o pouco diálogo, isso pode aumentar a tensão nas equipes e intensificar as sensações negativas em relação à instituição.
Por esse motivo, vale a pena medir o clima, de modo a verificar quais políticas devem ser readaptadas. Bons caminhos são o estabelecimento de metas coletivas e a promoção de um ambiente mais colaborativo.
Aplicar pesquisas de satisfação
Outra dica para proporcionar um ambiente saudável e feliz é aplicar pesquisas de satisfação para perceber o que é mais valorizado pelos seus colaboradores. Desse modo, você saberá quais são os principais pontos negativos e positivos considerados em relação ao negócio e entenderá quais as reais necessidades dos seus funcionários.
Alguns deles, por exemplo, podem valorizar a existência de benefícios corporativos. Outros talvez prefiram a redução da carga de trabalho. Além desse conhecimento sobre sua equipe, uma grande vantagem de aplicar essa pesquisa é que os colaboradores se sentem ouvidos e, portanto, reconhecidos pela instituição.
Cuidar da infraestrutura
Cuidar da infraestrutura também deve ser considerado na hora de gerenciar a felicidade no trabalho. Afinal, fatores como iluminação e ventilação do ambiente, ergonomia e ferramentas adequadas interferem no humor das equipes e também podem ser responsáveis pelo aparecimento de doenças ocupacionais.
Por isso, é importante verificar os polos de trabalho com frequência, investindo, na medida do possível, em infraestrutura confortável e propícia para o desenvolvimento regular das funções.
Quais as melhores maneiras de cuidar dos colaboradores fora do ambiente de trabalho?
Além de garantir a qualidade de vida no ambiente corporativo, é importante cuidar do colaborador fora do trabalho, zelando pela sua saúde e bem-estar em tempo integral. Afinal, a felicidade é uma sensação relacionada ao todo da experiência do indivíduo e, portanto, está intimamente conectada à vida pessoal. Nesse sentido, vale ter em mente a pirâmide de Maslow.
Essa teoria, desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, buscou compreender a hierarquia das necessidades humanas, desde as mais primitivas e fisiológicas até as realizações pessoais mais profundas, passando por questões de segurança, afeto e autoestima.
Confira o que a sua empresa pode fazer para garantir a satisfação dessas necessidades definidas por Maslow!
Invista em reconhecimento e realização
O reconhecimento pelo trabalho, seja ele individual ou coletivo, cria no colaborador a sensação de identidade e pertença. A partir desse gesto de valorização do funcionário, ele passa a se enxergar como peça fundamental no negócio e tende a se sentir mais motivado, tendo em vista a percepção do seu próprio talento. Portanto, busque maneiras de recompensar as equipes e promover a realização no ambiente corporativo.
Garanta a satisfação das necessidades básicas
As necessidades básicas são aquelas elencadas na base da pirâmide de Maslow, como comida, água e qualidade do sono. São questões fundamentais para a sobrevivência e bem-estar dos sujeitos. Portanto, assegure-se de que a empresa viabiliza a tranquilidade com relação a essas necessidades, com jornada de trabalho adequada e oferta de boa alimentação, entre outros.
Ofereça um plano de saúde para colaboradores
A saúde do trabalhador também não deve ser negligenciada pelo negócio, tendo em vista a sua importância para a qualidade de vida, o bem-estar e a felicidade. Assim, ofereça um bom plano de saúde às equipes. Além de assegurar a integridade do funcionário e sua família, você poderá elevar a disposição dele no trabalho e reduzir a incidência de faltas e afastamentos por motivos de doença.
A garantia da felicidade no trabalho é, em grande medida, responsável pela satisfação pessoal dos indivíduos e pelo bom desempenho das equipes na empresa.
Como visto, há inúmeras maneiras de assegurar esse estado emocional, tanto dentro quanto fora do ambiente corporativo. A melhoria da ergonomia no home office é exemplo disso. É indispensável, ainda, inserir as necessidades do funcionário no centro das estratégias do negócio.
Entre outras possibilidades, isso pode ser feito por meio da oferta de plano de saúde e dental. Para que a medida seja eficaz, entretanto, é fundamental contar com uma boa empresa. A Golden Cross é referência no setor de saúde suplementar e em excelência do atendimento ao cliente. Os planos disponibilizados pela instituição são adequados às necessidades do usuário e contam com uma ampla rede referenciada.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe da importância de garantir a qualidade de vida e felicidade no trabalho, entre em contato com a equipe da Golden Cross e confira o que oferecemos para o seu empreendimento!