Felicidade no trabalho: como melhorar a vida dos colaboradores?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ter como objetivo aumentar a qualidade de vidae a felicidade no trabalho pode render bons frutos tanto aos funcionários quanto à própria empresa. Afinal, contar com um ambiente no qual as pessoas estão satisfeitas e realizadas profissionalmente promove o aumento da produtividade e do engajamento da equipe nos projetos do negócio.

Além disso, a realização pessoal do colaborador o motiva a buscar novas metas e fazer um bom trabalho, contribuindo para o sucesso da empresa que o reconhece como elemento importante.

Pensando nisso e tendo em vista os benefícios de investir em bem-estar no emprego, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto, além de dicas para que você saiba como promovê-lo no seu negócio. Não deixe de conferir!

Afinal, o que define a felicidade no trabalho?

A felicidade no trabalho pode ser definida como um estado emocional no qual o colaborador atribui experiências, percepções e sentimentos positivos ao ambiente corporativo. Assim, sente-se entusiasmado e motivado a permanecer nesse espaço, pensando no que ele tem a contribuir a sua vida pessoal e profissional. 

Como se pode imaginar, isso é bastante benéfico ao trabalhador, uma vez que o seu ofício não se torna um peso no dia a dia, e sim algo instigante e que contribui para o seu bem-estar físico e emocional. 

Do mesmo modo, também são diversas as vantagens da felicidade para o empreendimento. Por meio dela, por exemplo, é possível reter talentos e cultivar uma equipe criativa e harmônica entre si. É preciso lembrar que funcionários animados, além de produzirem mais, estão mais propensos a se engajar em projetos e tendem a atender melhor os seus clientes.

Como proporcionar um ambiente de trabalho saudável?

Diante da importância de promover a felicidade do trabalhador, muitos se questionam como é possível fazê-lo por meio da gestão. Confira, agora, algumas dicas práticas que podem ser aplicadas nesse sentido!

Medir o clima organizacional

Clima organizacional é a percepção que os empregados, em conjunto, têm da empresa. Como se pode notar, o clima tem relação direta com a felicidade no trabalho e a saúde mental do trabalhador.

Quando, por exemplo, o negócio adota práticas que estimulam a competitividade e o pouco diálogo, isso pode aumentar a tensão nas equipes e intensificar as sensações negativas em relação à instituição.

Por esse motivo, vale a pena medir o clima, de modo a verificar quais políticas devem ser readaptadas. Bons caminhos são o estabelecimento de metas coletivas e a promoção de um ambiente mais colaborativo.

Aplicar pesquisas de satisfação

Outra dica para proporcionar um ambiente saudável e feliz é aplicar pesquisas de satisfação para perceber o que é mais valorizado pelos seus colaboradores. Desse modo, você saberá quais são os principais pontos negativos e positivos considerados em relação ao negócio e entenderá quais as reais necessidades dos seus funcionários.

Alguns deles, por exemplo, podem valorizar a existência de benefícios corporativos. Outros talvez prefiram a redução da carga de trabalho. Além desse conhecimento sobre sua equipe, uma grande vantagem de aplicar essa pesquisa é que os colaboradores se sentem ouvidos e, portanto, reconhecidos pela instituição.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Cuidar da infraestrutura

Cuidar da infraestrutura também deve ser considerado na hora de gerenciar a felicidade no trabalho. Afinal, fatores como iluminação e ventilação do ambiente, ergonomia e ferramentas adequadas interferem no humor das equipes e também podem ser responsáveis pelo aparecimento de doenças ocupacionais.

Por isso, é importante verificar os polos de trabalho com frequência, investindo, na medida do possível, em infraestrutura confortável e propícia para o desenvolvimento regular das funções.

Quais as melhores maneiras de cuidar dos colaboradores fora do ambiente de trabalho?

Além de garantir a qualidade de vida no ambiente corporativo, é importante cuidar do colaborador fora do trabalho, zelando pela sua saúde e bem-estar em tempo integral. Afinal, a felicidade é uma sensação relacionada ao todo da experiência do indivíduo e, portanto, está intimamente conectada à vida pessoal. Nesse sentido, vale ter em mente a pirâmide de Maslow.

Essa teoria, desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, buscou compreender a hierarquia das necessidades humanas, desde as mais primitivas e fisiológicas até as realizações pessoais mais profundas, passando por questões de segurança, afeto e autoestima. 

Confira o que a sua empresa pode fazer para garantir a satisfação dessas necessidades definidas por Maslow!

Invista em reconhecimento e realização

O reconhecimento pelo trabalho, seja ele individual ou coletivo, cria no colaborador a sensação de identidade e pertença. A partir desse gesto de valorização do funcionário, ele passa a se enxergar como peça fundamental no negócio e tende a se sentir mais motivado, tendo em vista a percepção do seu próprio talento. Portanto, busque maneiras de recompensar as equipes e promover a realização no ambiente corporativo.

Garanta a satisfação das necessidades básicas

As necessidades básicas são aquelas elencadas na base da pirâmide de Maslow, como comida, água e qualidade do sono. São questões fundamentais para a sobrevivência e bem-estar dos sujeitos. Portanto, assegure-se de que a empresa viabiliza a tranquilidade com relação a essas necessidades, com jornada de trabalho adequada e oferta de boa alimentação, entre outros.

Ofereça um plano de saúde para colaboradores

A saúde do trabalhador também não deve ser negligenciada pelo negócio, tendo em vista a sua importância para a qualidade de vida, o bem-estar e a felicidade. Assim, ofereça um bom plano de saúde às equipes. Além de assegurar a integridade do funcionário e sua família, você poderá elevar a disposição dele no trabalho e reduzir a incidência de faltas e afastamentos por motivos de doença.

A garantia da felicidade no trabalho é, em grande medida, responsável pela satisfação pessoal dos indivíduos e pelo bom desempenho das equipes na empresa. 

Como visto, há inúmeras maneiras de assegurar esse estado emocional, tanto dentro quanto fora do ambiente corporativo. A melhoria da ergonomia no home office é exemplo disso. É indispensável, ainda, inserir as necessidades do funcionário no centro das estratégias do negócio.

Entre outras possibilidades, isso pode ser feito por meio da oferta de plano de saúde e dental. Para que a medida seja eficaz, entretanto, é fundamental contar com uma boa empresa. A Golden Cross é referência no setor de saúde suplementar e em excelência do atendimento ao cliente. Os planos disponibilizados pela instituição são adequados às necessidades do usuário e contam com uma ampla rede referenciada.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe da importância de garantir a qualidade de vida e felicidade no trabalho, entre em contato com a equipe da Golden Cross e confira o que oferecemos para o seu empreendimento!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário