Faceta dentária: conheça as indicações, tipos e benefícios

8 minutos para ler

Você já ouviu falar em faceta dentária? Esse é um recurso cada vez mais usado em Odontologia, especialmente quando a intenção é obter harmonia no sorriso sem que sejam necessários procedimentos ou recursos complexos.

Dessa forma, se a ideia for corrigir falhas mais leves na dentição, como manchas, diastemas e, até mesmo, alguns problemas na formação, as facetas dentárias podem a solução mais recomendada para você.

Antes de se decidir, porém, é importante conhecer um pouco mais sobre o assunto e, claro, consultar um profissional de confiança. Neste post, vamos elucidar o que são, quais os seus tipos e indicações, além das vantagens e desvantagens do seu uso. Continue lendo!

Afinal, o que são facetas dentárias?

Já conversamos, em outros momentos, sobre a relação entre a autoestima e sua saúde bucal. Afinal, dependendo do caso, o sorriso desarmônico pode afetar sua forma de lidar com as outras pessoas, com consequências que atingem a sua vida tanto pessoal quanto profissional. Por isso, entender quais são os tratamentos odontológicos que podem auxiliar você a sorrir com mais leveza é fundamental.

A faceta dentária veio para ajudar — e muito — nesse sentido. Essa prótese pode ser feita de diferentes de materiais, de acordo com a indicação do dentista, e seu objetivo é auxiliar na correção de alguns problemas nos dentes. Exemplos disso são trincas, desgastes, manchas e irregularidades, mas abordaremos outras possibilidades mais adiante.

Produzidas por um protético — no caso das facetas indiretas — ou pelo próprio dentista, no consultório — quando se trata das diretas —, a resina e a porcelana são os materiais usados para a aplicação das facetas, que são coladas na parte da frente dos dentes. Sua colocação é realizada por meio do uso de cimento resinoso.

Quais os tipos de faceta dentária?

As facetas dentárias podem ser, basicamente de 2 tipos, dependendo do material utilizado. Confira, a seguir, quais são as diferenças entre elas e a indicação de cada uma.

Faceta direta em resina composta

A faceta em resina, apesar de ser menos popular, apresenta características interessantes, as quais, em alguns casos, superam os outros tratamentos, que são vistos como mais sofisticados.

Nessa técnica, o material usado para revestir a parte estética do dente é a resina composta, um polímero esculpido diretamente sobre a superfície do dente.

Esse tipo traz um bom resultado estético para modificações que não exigem alterações marcantes no sorriso. Suas principais indicações são:

  • correção de desgaste dentário do bruxismo em estágio inicial;
  • harmonização do sorriso;
  • recuperação de dentes anteriores com restaurações antigas e extensas;
  • fechamento de espaços entre os dentes.

Além disso, a faceta dentária direta em resina é perfeita para ocasiões profissionais e sociais de última hora, como casamentos, formaturas e entrevistas de emprego.

Laminado em porcelana

Esse tipo é o mais versátil para a correção de problemas na forma e cor dos dentes. Além de mais durável e resistente, o procedimento com porcelana é indicado para a reprodução de detalhes ópticos com transparências e cores que podem ser fundamentais nos tratamentos que exigem um resultado marcante.

Essa faceta é uma peça fina de porcelana utilizada para recriar a aparência original dos dentes, sendo moldada com o objetivo de acompanhar o contorno dentário. Ao mesmo tempo, ela proporciona elasticidade e força comparável à do esmalte natural.

As indicações são:

Powered by Rock Convert
  • recobrir retrações gengivais pouco extensas;
  • fechar os espaços entre os dentes;
  • recuperar dentes quebrados;
  • corrigir dentes que ficaram escuros após o tratamento de canal;
  • alterar as cores dos dentes;
  • alinhar dentes levemente girados e tortos.

Como elas são colocadas e quais são os cuidados depois de sua aplicação?

Para a aplicação do laminado cerâmico, será necessário desgastar uma parte da superfície dos dentes, onde a lâmina de porcelana será colada. Se o trabalho for feito em um laboratório de próteses, o profissional fará um molde. Depois de pronta, o dentista a coloca no dente rapidamente, no próprio consultório. Já para a confecção de facetas diretas em resina o desgaste dentario será bem menor ou em alguns casos desnecessário.

Após isso, para manter a faceta dentária sempre limpa e para que o procedimento tenha sucesso, serão necessários alguns cuidados básicos por parte do paciente. Assim, deverá ser feito uso de fio dental e escovação regular (ao menos duas vezes por dia ou sempre após a alimentação). Seu dentista também poderá recomendar produtos com flúor em sua composição, para manter a durabilidade das facetas.

Basicamente, porém, para garantir que os resultados esperados com o tratamento dentário sejam satisfatórios, o importante é que você mantenha os bons hábitos de higiene bucal. Afinal, a faceta dentária será colocada justamente para ajudar você a manter um sorriso mais bonito e saudável, certo?

Que as vantagens e desvantagens elas trazem?

Uma das grandes vantagens do tratamento dentário com facetas é o tempo necessário para que o procedimento esteja finalizado. Em geral, ele pode ser feito em apenas três consultas, o que leva muitos pacientes a fazer essa escolha.

Além disso, as facetas de porcelana não sofrem alteração de cor pela alimentação ou uso de medicamentos, por exemplo, como ocorre com seus dentes naturais. Ainda, elas têm uma durabilidade que pode chegar a 15 anos, se forem bem colocadas e se o paciente tomar os cuidados recomendados pelo dentista que fez a aplicação.

Já as de resina são menos resistentes (e, com o tempo, escurecem), mas também têm um bom prazo de validade — desde que se tome cuidado com a saúde bucal.

O mais importante é que a faceta dentária é uma solução rápida e frequentemente mais barata para corrigir pequenas falhas em sua dentição, sem a necessidade de cirurgias e uso de aparelhos ortodônticos, entre outros procedimentos mais invasivos. Como desvantagem, podemos citar a irreversibilidade do procedimento.

Quando facetas dentárias são indicadas?

Vale lembrar que a faceta dentária não é a solução para todos os problemas. Há algumas indicações e contraindicações para seu uso que devem ser discutidas com o seu dentista.

Com relação às que são feitas de resina, as indicações envolvem correções mais leves, como as de coloração ou de forma dos dentes. É o caso de diastemas, que são aqueles espaços vazios entre os incisivos centrais.

Quando há pequenos desalinhamentos na arcada dentária, as facetas também podem ser recomendadas. O material a ser usado (resina ou porcelana) depende da resistência necessária. O preço também varia bastante, já que as de porcelana são mais caras. Por isso, são indicadas, principalmente, quando há riscos de fratura.

Para saber se a faceta dentária é recomendada para o seu caso, veja quais são as suas principais indicações:

  • fechamento de espaços vazios;
  • substituição de restaurações amareladas e muito antigas;
  • dentição escurecida ou manchada;
  • trincas e fraturas;
  • pequenas mudanças no formato e no posicionamento do dente.

Como mencionamos, as facetas de porcelana e de resina se diferenciam em alguns aspectos, que vão influenciar a decisão que você tomará junto ao seu dentista. As de porcelana são mais resistentes, têm maior durabilidade e dificilmente mudam de cor. Por outro lado, são mais caras do que as de resina, recomendadas apenas em situações menos complexas.

A procura por um profissional de Odontologia é fundamental, e somente ele pode indicar o procedimento, para que as facetas não sejam utilizadas de forma equivocada. Por isso, não deixe de marcar uma consulta e conversar com o seu dentista sobre o tipo de faceta dentária mais recomendado para o seu caso.

O que achou deste post? Conseguimos esclarecer as suas dúvidas quanto ao uso da faceta dentária? Então, que tal aprofundar seu conhecimento sobre o assunto lendo o nosso manual completo da saúde bucal? Assim, você aprende tudo sobre os cuidados odontológicos que deve ter e, ainda, repassa os conhecimentos para todos da família!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário