Você já ouviu falar em faceta dentária? Trata-se de um recurso cada vez mais usado em odontologia quando a intenção é obter mais harmonia em seu sorriso, sem que sejam necessários procedimentos muito demorados ou recursos mais complexos. Dessa forma, se a ideia for corrigir falhas mais leves na dentição, como manchas, diastemas e, até mesmo, alguns problemas na formação, elas podem ser indicadas.

Para que entenda se a faceta dentária é a mais recomendada para você, é importante conhecer um pouco mais sobre o assunto e, claro, consultar um profissional de confiança. Neste post, vamos elucidar o que são, quais os seus tipos e indicações, além das vantagens e desvantagens do seu uso. Continue lendo!

Afinal, o que são facetas dentárias?

Já conversamos, em outros momentos, sobre a relação da autoestima com a sua saúde bucal. Isso porque, dependendo dos casos, o sorriso desarmônico pode afetar a sua relação com as outras pessoas, com consequências que atingem tanto a sua vida pessoal quanto profissional. Por isso, entender quais são os tratamentos odontológicos que podem ajudar você a sorrir com mais leveza é importante.

A faceta dentária veio para ajudar — e muito — nesse sentido. Elas são próteses que podem ser feitas de tipos diferentes de materiais, de acordo com a indicação do dentista, que auxiliam na correção de alguns problemas nos dentes. Podem ser usadas nos casos de dentes trincados, desgastados, machados ou desiguais, por exemplo, entre outras recomendações que mencionaremos mais adiante.

A resina e a porcelana são os materiais usados para a aplicação das facetas, que são coladas na parte da frente dos dentes. Para isso, são produzidas por um protético, no caso das chamadas indiretas, ou pelo próprio dentista, no consultório — quando se trata de facetas diretas. Sua colocação é feita com o uso de cimento resinoso. Uma observação importante: só não confunda a faceta (que demanda desgaste dos dentes para sua colocação) com lente de contato dental.

Como elas são colocadas e quais são os cuidados depois de sua aplicação?

Para a aplicação da faceta dentária, será necessário desgastar uma parte da superfície dos dentes, onde a lâmina de resina ou de porcelana será colada. Se o trabalho for feito em um laboratório de próteses, o profissional fará um molde. Depois de pronta, o dentista a coloca no dente rapidamente, no próprio consultório. O procedimento pode ser feito em poucas consultas.

Após isso, serão necessários alguns cuidados básicos por parte do paciente para manter a faceta dentária sempre limpa e para que o procedimento tenha sucesso. Assim, deverá ser feito uso de fio dental e escovação regular (ao menos duas vezes por dia ou sempre após a alimentação). Seu dentista poderá recomendar o uso de produtos com flúor em sua composição para manter a durabilidade das facetas.

O importante é que você mantenha os bons hábitos de higiene bucal para garantir que os resultados esperados com o tratamento dentário sejam satisfatórios. Afinal, a faceta dentária será colocada justamente para ajudar você a manter um sorriso mais bonito e saudável, certo?

Powered by Rock Convert

Quais as vantagens e desvantagens do uso de facetas?

Uma das grandes vantagens do tratamento dentário feito com uso de facetas é o tempo que leva para fazer todo o procedimento. Em geral, ele pode ser feito em apenas três consultas, o que leva muitos pacientes a fazerem essa escolha. Além disso, as facetas (em porcelana) não sofrem alteração de cor de acordo com alimentação ou uso de medicamentos, por exemplo, como ocorre com seus dentes naturais.

As facetas de porcelana têm uma durabilidade que pode chegar a até 15 anos, se forem bem colocadas e se o paciente tomar os cuidados recomendados pelo dentista que fez a aplicação. As de resina são menos resistentes, (e com o tempo escurecem) mas também têm um bom prazo de validade, também considerando a sua atenção com a saúde bucal.

O mais importante é que a faceta dentária é uma solução rápida, muitas vezes, mais barata e segura de corrigir pequenas falhas em sua dentição, sem a necessidade de cirurgias, uso de aparelhos ortodônticos, entre outros procedimentos mais invasivos, caso seu problema seja leve. Entre as desvantagens, podemos citar maior sensibilidade e irreversibilidade do procedimento.

Quando facetas dentárias são indicadas?

Vale lembrar que a faceta dentária não é a solução para todos os problemas. Há algumas indicações e contraindicações para seu uso, que devem ser discutidas com o seu dentista. Em especial no caso das que são feitas de resina, as indicações envolvem correções mais leves, como as de coloração ou de forma dos dentes. É o caso de diastemas, que são aqueles espaços vazios entre os incisivos centrais.

Quando há pequenos desalinhamentos na arcada dentária, as facetas também podem ser recomendadas. O material a ser usado (resina ou porcelana) depende do quanto será necessário que elas tenham maior resistência. Elas diferem entre si também no preço, já que as de porcelana são mais caras. Por isso, são indicadas quando há riscos de fratura.

Para saber se a faceta dentária é recomendada para o seu caso, veja quais são as suas principais indicações:

  • fechamento de espaços vazios;
  • substituição de restaurações amareladas e muito antigas;
  • dentição escurecida ou manchada;
  • trincas e fraturas;
  • pequenas mudanças no formato e no posicionamento do dente.

Como mencionamos, as facetas de porcelana e de resina se diferenciam em alguns aspectos, que vão influenciar a decisão que você tomará junto ao seu dentista. As de porcelana são mais resistentes, têm maior durabilidade e dificilmente mudam de cor. Por outro lado, são mais caras do que as feitas de resina, recomendadas apenas em situações menos complexas.

A procura por um profissional de odontologia é fundamental, além da indicação dele para a adoção do procedimento, para que as facetas não sejam utilizadas de forma equivocada. Por isso, não deixe de marcar uma consulta e conversar com o seu dentista sobre o tipo de faceta dentária mais recomendado para o seu caso.

O que achou deste post? Conseguimos esclarecer as suas dúvidas quanto ao uso da faceta dentária? Que tal aprofundar mais seu conhecimento sobre o assunto, lendo o nosso manual completo da saúde bucal? Assim, você aprende tudo sobre os cuidados odontológicos que deve ter e ainda repassa os conhecimentos para todos da família!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This