Pneumologia é a especialidade médica que estuda e trata as doenças relacionadas às vias aéreas inferiores (pulmões, traqueia e brônquios), como a pneumonia, a asma e a tuberculose.
O profissional especializado na área é o médico pneumologista. É ele quem está habilitado para diagnosticar e tratar qualquer doença e orientar o paciente quando este apresentar algum sintoma respiratório.
Além de sua especialização, o médico pneumologista conta ainda com equipamentos cada vez mais avançados para auxiliá-lo em seu diagnóstico, evitando assim, muitas vezes, biópsias e procedimentos invasivos.
Quando procurar um pneumologista
O pneumologista deve ser consultado quando o paciente apresentar sintomas que indicam a possibilidade de haver alguma doença no sistema respiratório.
Os sinais mais comuns são:
- chiado ou aperto no peito;
- dor torácica;
- eliminação de sangue pelos pulmões (hemoptise);
- falta de ar e cansaço fácil;
- paradas curtas na respiração ao dormir (apneias noturnas);
- roncos;
- rouquidão;
- tosse, seca ou não.
Importante: como o hábito de fumar provoca uma série de doenças pulmonares, o pneumologista também está habilitado para ajudá-lo caso você decida parar de fumar.
Principais doenças tratadas
Muitas são as patologias tratadas pelo pneumologista. Conheça algumas das mais comuns.
- Pneumonia: doença infecciosa que se instala nos pulmões e que pode ser provocada por vírus, fungos, bactérias ou até pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão.
- Tuberculose: outra doença infecciosa, causada pela bactéria mycobacterium, mas que pode se espalhar para outros tecidos do corpo, além de ser contagiosa.
- Enfisema pulmonar: doença degenerativa, que geralmente se desenvolve após anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e a outras toxinas do ar.
- Asma: doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual os brônquios reagem ao menor sinal de irritação, causando falta de ar.
- Insuficiência respiratória: incapacidade do sistema respiratório de manter os níveis de oxigénio e dióxido de carbono arterial dentro dos níveis normais.
- Bronquites: inflamação dos brônquios, podendo ser crônica (causada principalmente por fumo e poluição do ar) ou aguda (geralmente uma complicação de gripes e resfriados).
- Outras doenças comuns: gripes e resfriados, pleurisias e tumores pulmonares.
Cuidando bem do sistema respiratório
O fumo, sem dúvida, é um dos principais fatores de risco das doenças respiratórias. Não fume, evite ficar perto de quem fuma ou permanecer em locais fechados com fumaça de cigarro.
Há, no entanto, diversos outros cuidados, que devem ser tomados principalmente durante as épocas mais frias do ano. Conheça-os aqui mesmo, em nosso blog, no post sobre.
Procure um pneumologista
Se você já é cliente da Golden Cross, pode procurar pneumologistas e médicos de outras especialidades em nosso portal.
Saiba mais: